Menu

Você é agressivo ou passivo? Marte é o planeta!

por Graziella Marraccini em Astrologia
Atualizado em 05/07/2007 17:26:19


Recentemente publicamos um artigo sobre o amor e sobre o planeta Vênus, regente de Touro e de Balança, que indica de que forma nós expressamos nossas necessidades de conforto e carinho. Nesta semana vamos falar do planeta Marte e de suas atribuições na astrologia. Se a ação de Vênus é receptiva e magnética, expressando o princípio feminino da atração, a ação de Marte é impulsiva, ativa, enérgica e expressa o principio masculino da ação. Vênus representa o principio sexual feminino e Marte o principio sexual masculino. Vênus é óvulo e útero, Marte é sêmen e falo. No entanto, devemos salientar que todos nós, homens e mulheres, possuímos ambas as manifestações energéticas em nosso físico e as manifestamos de uma forma ou de outra em nossa maneira de ser e de agir. De fato, é o conjunto das influencias energéticas de todos os planetas de nosso sistema solar que forma a nossa personalidade.

Assim como a energia de Vênus, também a energia de Marte tem varias formas de se manifestar dependendo do signo em que ele se encontra e quais aspectos ele forma em nosso Mapa Natal.
O planeta Marte tem analogia com o deus romano do mesmo nome que na mitologia grega era chamado de Ares. Ele representa a própria essência do impulso guerreiro necessário para empreender a luta constante da qual depende a sobrevivência terrena. Talvez o planeta tenha sido designado assim também porque ele nos aparece na cor vermelha e essa cor é associada ao ferro (que existe em grande parte em sua composição química) e que nos lembra o sangue. Para os romanos, Marte era inicialmente o deus da fertilidade e também protegia as colheitas, o gado e as fronteiras. Por essa razão, à medida que os romanos foram se expandindo, saindo à conquista de outros paises, Marte, com sua energia viril e combativa, assim acabou sendo associado à batalha e à luta. Mas o que nos interessa do ponto de vista astrológico é seu arquétipo, ou seja, o que ele representa em nosso subconsciente e como sua energia se expressa em nossas ações.

Como já disse, a astrologia relaciona este planeta com o impulso primordial que move nossas ações, que nos ajuda a agir e a exteriorizar nossas idéias e a lutar por nossos ideais. Marte rege a primeira casa zodiacal, o signo de Áries, que em astrologia astro-medical corresponde à cabeça e ao rosto. O bebê nasce porque, movido por uma força inexplicável, empurra com a cabeça para abrir a saída do útero materno. Essa força incontida, inexplicável e primária, é uma força marciana. Mas, dirão você, quando um bebê nasce de cesariana, ele não utiliza esse impulso ariano? Não, mas quem o tira de lá, quem o extrai do ventre materno, cortando-o com o bisturi para arrancá-lo de seu casulo protetor, está usando a força marciana. Por essa razão, nada muda: Marte representa o impulso do nascimento e da própria vida. De dentro para fora ou de fora para dentro. A esse propósito precisamos salientar que muitas vezes, quando temos um Marte em ‘mau aspecto’ no nosso Mapa Natal, não somos nós os agressivos, mas podemos atrair agressividade por parte de outras pessoas. As energias agem em ambas as direções!

Assim, Marte representa simplesmente uma “Energia disponível para a ação”. Podemos utilizar essa energia para sair da inércia, para começar uma atividade física ou um regime, para tomar uma atitude, para organizar nosso trabalho e dar andamento aos nossos projetos, enfim, para agir e iniciar qualquer coisa! Sem esse impulso não haveria vida, só inércia. Se tivermos essa energia disponível, mas não a utilizarmos, nada acontecerá. É como ter uma instalação elétrica disponível e não ligar a eletricidade: não haverá luz. Se você possuir uma faca e não a usar ela não cortará e não ferirá.

A humanidade, em seus primórdios, precisou descobrir o fogo para evoluir. Primeiro usou o fogo para se defender dos ataques dos animais, e talvez para se aquecer. Depois conseguiu forjar armas para se defender e para caçar e forjou os utensílios com os quais trabalhou a terra para plantar. Com engenhosidade, o ser humano foi desenvolvendo assim todas as atividades que o ajudaram a evoluir.
O planeta vermelho, Marte, tem alto índice de ferro em sua composição, e é com o ferro que são fabricadas as armas brancas e os instrumentos utilizados na industria, na medicina cirúrgica, na agricultura. O ferro do arado que fende a terra é um símbolo fálico e marciano pois é ele que abre o caminho onde a semente irá ser colocada para fertilizar, tornando-se nova vida. É verdade que para que a vida realmente aconteça e a semente não morra, será necessária também a água, elemento ainda mais vital para a vida em nosso planeta, mas esse será assunto para outro artigo. O fogo também é relacionado com esse planeta e por essa razão Marte também rege a libido, o impulso sexual, o ‘fogo da paixão’!Você já pensou de que forma usa essa “energia disponível?” Já se perguntou como está seu impulso vital, sua libido, sua capacidade de agir, de tomar decisões?
Dependendo da posição e da disposição que esse planeta ocupará no mapa natal, ele indicará se teremos uma vida ativa, se teremos coragem e espírito de iniciativa, se seremos francos e valentes, audazes e empreendedores, ou não. Essas serão as qualidades que precisaremos usar para nosso maior desenvolvimento. Um Marte fraco, ‘exilado’ num signo que o enfraquece, indicará falta de iniciativa, inércia, falta de coragem, apatia, falta de libido. Um Marte forte, ‘domiciliado’, indicará uma pessoa corajosa, sexualmente ativa, empreendedora, corajosa. Por outro lado, um Marte ‘exaltado’ (ou seja, ativado por um outro planeta considerado maléfico como Urano ou Plutão, ou num signo de Fogo ou ainda em Capricórnio e em mau aspecto), indicará alguém que provavelmente utilizará as energias marcianas da pior maneira, usando a violência, expressando cólera, brutalidade, agindo com impulsividade e imprudência, e até mesmo com agressividade e crueldade. As brigas e disputas, as explosões de cólera, as expressões e ações agressivas que geram todo tipo de violência, são ‘coisas de Marte’! São todas expressões da energia marciana mal utilizada, ou seja, liberada no estado bruto, sem o devido controle. Como um fogo que sai do controle, se espalha e queima a terra arrasando tudo o que encontra, a energia marciana descontrolada de nada irá servir a não ser causar destruição. Quando utilizamos mal essa energia, primordial para o nascimento e desenvolvimento de tudo o que criamos, podemos ‘nos machucar’ seriamente. Impacientes e agressivos vamos querer chegar logo ao nosso objetivo atropelando todos aqueles que estiverem em nosso caminho. No entanto, essa mesma energia é indispensável para um bom desempenho no ato sexual, é necessária à produção da libido que faz com que dois seres se unam numa prática que visa, sim, o prazer, mas que, primordialmente, visa gerar uma nova vida. A união sexual de dois seres do sexo oposto tem essa finalidade nos animais e nos seres humanos: a procriação da espécie.

Em muitos casos, quando não é utilizada, essa energia também pode ser prejudicial. O controle excessivo que causa apatia e passividade pode gerar outros males piores. Impede a pessoa de tomar atitudes, de ousar, de iniciar, de ir em frente! Se mantivermos sob controle excessivo nosso impulso marciano, acabaremos explodindo de uma hora para outra ou poderemos desenvolver doenças físicas. A ação marciana excessiva causa destruição e a ‘não ação’ causa também destruição. Quando ficamos passivos e não conseguimos dizer “não” à invasão de nossa privacidade, ao abuso de poder por parte de nossos dirigentes, à corrupção e às injustiças sociais que nos assolam todos os dias, e também quando passivamente permitimos a violação de nossa integridade, de nossas fronteiras, de nosso espaço vital, também estamos permitindo a destruição marciana.

Marte transita atualmente no signo de Touro, onde permanecerá até o dia 8 de agosto numa marcha direta, sem retrogradação. A Casa II que se relaciona com este signo da mandala astrológica é onde residem nossos valores materiais e nossos bens, representa aquilo que nós desejamos e almejamos possuir para nosso bem estar e nosso conforto. Aproveitando esse trânsito planetário, podemos acionar nosso espírito de iniciativa para dar andamento às nossas conquistas pessoais no campo financeiro. Porém, lembrando que toda a ação causa uma reação contrária, sejamos prudentes e controlados nessa área. Podemos aproveitar esse período para colocar em ordem tudo aquilo que se relaciona com essa Casa Astrológica, ou seja, fazer uma análise sobre nossas finanças, examinar como agimos em relação ao dinheiro, qual é nosso apego às coisas terrenas e de que maneira gastamos essa energia chamada “dinheiro”. O dinheiro possui uma energia própria, impulsiona nossa economia e pode ser causa de benesse ou de destruição. Conheci muitas famílias que se desagregaram por causa de brigas de herança. O excesso de dinheiro causa brigas e até mortes! A ganância pelas posses gera os mensalinhos e mensalões, ou seja, alimenta a corrupção de maneira geral. Devemos ter em mente que o dinheiro não traz felicidade (e nem a compra!) mesmo nesse nosso mundo onde o “ter” é mais importante que o “ser”. A falta de dinheiro, porém, é também causa de violência e desagregação social e familiar. Por essa razão não podemos dar mais valor ao dinheiro que aos valores éticos e morais e essa é principalmente a lição que encontramos no eixo das Casas II e VIII do zodíaco, o eixo Touro/Escorpião. Devemos encontrar o Caminho do Meio, o caminho do equilíbrio. A sefira que representa a energia de Marte se encontra do lado esquerdo da Arvore da Vida e a sefira Vênus do lado direito, e entre eles e interligando-os existe a Sefira Tipheret onde reside a energia do Sol centro de nosso sistema solar, energia que em nosso corpo se encontra em nosso coração. A mensagem principal que nos dá a Cabala é essa: Nenhuma ação que vise gerar bens necessários ao nosso conforto, prazer e sobrevivência, pode ser iniciada sem ser analisada com a energia gerada por nosso coração. Será que conseguiremos agir conforme nos indica a sabedoria da Cabala?

Para completar a matéria, aconselho a quem não tiver um mapa astrológico, para fazer o teste interativo do Mapa astral no nosso site. Vocês reconhecerão Marte por esse símbolo: Examinem em que signo ele se encontra e depois leiam a descrição correspondente no artigo deste link. Dessa forma vocês poderão perceber de que maneira utilizam essa energia em sua vida diária. Mas não esqueçam que a descrição é somente indicativa e que, para uma boa analise de seu Mapa Natal é necessária uma visão mais ampla que somente um bom astrólogo pode oferecer!

Graziella Marraccini
26 de julho de 2007


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


graz
Graziella Marraccini é astróloga, taróloga, cabalista e estudiosa de ciências ocultas e dirige a Sirius Astrology. Conheça meus serviços on-line
5 perguntas Frequentes, visite Canal do youtube e Facebook
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Astrologia clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa