Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Autoajuda
O autoengano

O autoengano

por Elisabeth Cavalcante


Enfrentar nossas limitações, medos e dificuldades, é algo desafiador. Por mais que desejemos a transformação, existe uma parte de nós que sempre vai insistir para que nos acomodemos na zona de conforto.

A mente apresenta os mais diversos argumentos, visando evitar o enfrentamento do que nos amedronta. Há muitas formas de autoengano: ele pode se expressar através do argumento de que não se tem talento suficiente para uma atividade desejada, ou já se passou da idade para se entregar ao desejo de mudança.

Outra forma comum de autoengano são as pessoas que, numa relação, acreditam que tem o poder de mudar o outro. Elas podem permanecer durante muito tempo sendo vítimas de desrespeito e até mesmo de violência, justificando sua dificuldade de reagir, com a esperança vã de que a situação mudará milagrosamente.

Quando a verdade é muito dolorosa para o ego, ela é relegada ao inconsciente, e a mentira se torna a verdade para a pessoa. Ela acredita tanto em sua auto-argumentação que aquela ideia passa a ser verdadeira para ela.

Até mesmo aqueles que buscam uma terapia convencional ou grupos terapêuticos, podem terminar se rendendo aos argumentos da mente, de que não necessitam de ajuda.

Não é fácil ter a real dimensão do quanto nos boicotamos. Muita coragem é necessária para aceitar com humildade a existência de nossa sombra e abandonar as ilusões que ela alimenta.

Mas enquanto não formos capazes de realizar esta tarefa, seguiremos na prática do autoengano e perderemos a oportunidade de obter a única vitória real que se pode alcançar na vida, aquela que se obtém sobre si mesmo.



Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
O autoengano
Avaliação: 5 | Votos: 2


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:12:21

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 16 de agosto de 2018


energia
I-Ching: 58 – TUI – ALEGRIA
É tempo de muita harmonia. O segredo do sucesso é ser alegre e sereno.


energia
Runas: Urus
Creia! As transformações trazem amadurecimento.


16
Numerologia: Interiorização
O dia pede calma e serenidade, leia um livro, ouça uma musica relaxante. Detenha-se nos planos pessoais e no caráter não-material de suas expectativas de vida. Siga o fluxo e faça uma profunda introspecção para descobrir aspectos do seu verdadeiro EU.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você está preparado para as notícias ruins?
2. A violência online, a violência cibernética
3. Rompendo padrões
4. Viver vale a pena
5. Insatisfação é uma bênção
6. Você é uma mulher única?
7. No escuro de si mesma
8. O que eu posso aprender com esse desafio?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade