Menu

A busca do Autoconhecimento

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 18/08/2006 14:55:20


A busca da sabedoria é um tema bastante recorrente em nossos dias. Todos queremos desenvolver esta qualidade, que nos ajudará a lidar com a vida de forma a não fraquejar diante dos obstáculos e a manter o equilíbrio mesmo em momentos altamente desafiadores.

Procuramos o tempo todo por alguma fórmula mágica que nos ajude nesse processo, visto que para a maioria de nós a sabedoria parece tão distante e inalcançável quanto as estrelas.
Mas, por incrível que pareça, desenvolver a sabedoria não depende de nenhum esforço espetacular,mas, simplesmente, de um aprofundamento em nosso mundo interior.

O autoconhecimento é a chave para desenvolvermos esta qualidade. Sem ele nada pode ser possível. Exercitar o autoconhecimento é iluminar nosso interior obscuro, que assim permanece exatamente porque nos recusamos a jogar luz sobre ele e insistimos em procurar soluções para nossos problemas na ação, no movimento exterior, quando o mais sensato seria simplesmente parar e deixar que nosso verdadeiro ser se manifestasse.
Portanto, a consciência de que a direção deve ser mudada do exterior para o interior, é o primeiro passo no caminho para obter a tão desejada sabedoria. Ela está sempre ali, plenamente disponível. Basta apenas que estejamos dispostos a alcançá-la.

“... Conhecer-se é o início de todos os demais conhecimentos. Depois o círculo de sua luz pode continuar se ampliando: ele pode tornar-se cada vez mais abrangente. Surge o momento em que sua sabedoria abrange tudo, passa a abarcar tudo. Quando uma pessoa sente que nada deixa de estar presente, nada está faltando, ela encontrou o caminho certo.
E também não há necessidade. Não precisa tornar-se famoso, não precisa ser um sucesso aos olhos do mundo. Todas essas idéias são tolas.

Você só precisa ser criativo, carinhoso, consciente, meditativo... se sentir a poesia surgindo em seu interior, escreva-a para si mesma, para seu marido, para seus filhos, para seus amigos - e esqueça-se de tudo o mais! Cante sua canção e, se ninguém ouvi-la, cante-a sozinho e a aprecie! Dirija-se às árvores e elas aplaudirão e apreciarão...

... Ser perfeccionista significa estar pronto para o divã do psiquiatra; ser perfeccionista é ser um neurótico. E a todos nós foi dito para sermos perfeitos.
Você tem um sentimento negativo em relação a si mesmo porque o ensinaram a sentir-se assim...

... Viva este dia em toda sua beleza, em toda a sua alegria, em toda a sua dor, agonia, êxtase. Viva-o em sua totalidade - em sua obscuridade, em sua luz. Via o ódio e viva o amor. Viva o que existe neste momento.

Minha abordagem não é a perfeição, mas a totalidade. Viva o momento que se encontra totalmente disponível para você e o próximo momento nascerá dele.

Jesus disse: “não pense no amanhã e olhe os lírios no campo! Como são belos. Mesmo Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles”. E qual é o segredo dos lírios formosos? O segredo é simples: eles não pensam no amanhã, eles nada sabem sobre o futuro. O amanhã não existe. Este dia se basta; este momento se basta. E seu sentimento de negatividade a seu respeito desaparecerá.

Lembre-se: se você se sente negativo a seu próprio respeito, automaticamente se sentirá negativo a respeito das demais pessoas...

Osho - do livro “Meditação para pessoas ocupadas”.

O processo do tempo é horizontal: um momento passa, depois vem outro. Esse também passa, depois há um outro momento. Há uma sucessão de momentos, uma fileira de momentos: um passa, depois vem outro, esse também passa e outro se segue. É horizontal.

Mas a eternidade é vertical: você mergulha fundo no momento, movendo-se, não ao longo de uma reta, mas em profundidade. Você afunda no momento. Se você permanecer na margem, o rio continuará a passar. Em geral estamos sentados na margem do tempo. O rio continua a se mover: um momento, outro momento e mais outro, e a seqüência de momentos continua. Em geral é assim que vivemos no tempo.

Há, contudo, um outro caminho: mergulhar no rio, ir fundo no momento, no aqui-agora. Então, subitamente, o tempo pára. Você passa a se mover em uma dimensão completamente diferente: a dimensão vertical é a eternidade. Esse é o sentido da cruz de Jesus.

A cruz é um símbolo do tempo. É feita de duas linhas: uma vertical, outra horizontal. Na linha horizontal estão as mãos de Cristo, e na linha vertical está todo seu ser. As mãos representam a ação: fazer, possuir. Possuir está dentro do tempo, mas Ser está na eternidade. Portanto, tudo aquilo que você fizer estará no tempo, aquilo que você é estará na eternidade.

... Nesse momento a virada pode acontecer. Agora mesmo, se você esquecer o passado e o futuro, o tempo irá parar. Então nada se moverá, tudo ficará absolutamente silencioso e você começará a mergulhar no aqui-agora. Esse “agora” é a eternidade”.

Osho – do livro “Osho de A a Z”



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa