Home > Autoconhecimento

A empatia

por Elisabeth Cavalcante

A empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir suas dores e necessidades como se fossem suas. Ela é uma consequência natural da maturidade emocional, do desenvolvimento da consciência de que o destino de todos os seres humanos está interligado.

Pessoas que ainda não atingiram esse estágio são centradas em si e em seus próprios problemas e incapazes de se comover com as dificuldades alheias. Esta é uma atitude muito comum naqueles que vivem sob o domínio do ego, nos quais a imaturidade predomina.

Como uma criança mimada, eles exigem que seus desejos sejam plenamente satisfeitos, não importa o custo que isto tenha para os demais. Não têm qualquer compreensão de que a sua necessidade não é mais importante do que a dos outros.

Sendo assim, qualquer ação egoísta, individualista e perversa é perfeitamente justificada, já que indiferença é a consequência natural da ausência de empatia.

Uma vez que os egoístas acreditam ser mais merecedores que outros, tornam-se cegos e surdos a qualquer solicitação que não seja a sua própria. A cura para este distúrbio só pode vir com o desenvolvimento da consciência espiritual, sem a qual não se atinge a sabedoria nem a compreensão do significado da Unidade.

"Só a compaixão é terapêutica - porque tudo que é ruim no homem é devido à falta de amor. Tudo que é errado no homem está em algum lugar associado com o amor. Ele não tem sido capaz de amar, ou não tem sido capaz de receber amor. Ele não tem sido capaz de compartilhar seu ser. Essa é a miséria. Isso cria todo tipo de complexos por dentro...

...No amor, existe gratidão, existe uma profunda gratidão. Você sabe que o outro não é uma coisa. Você sabe que o outro possui uma grandeza, uma personalidade, uma alma, uma individualidade. No amor, você concede liberdade total ao outro. É claro, você dá e recebe: é um relacionamento de dar e receber... mas com respeito".
Osho





Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/11/2018 09:27:22

Veja também
O medo de ir mais longe
Existem mesmo planetas maléficos e benéficos?
Como é e o que fazer quando se é filho de pais narcisistas perversos?
Quando o coração voa pelas estrelas...
Qual é a cor do seu sonho?
Qual a origem de seus conflitos atuais?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

energia
I-Ching: 30 – LI – ADERIR
A energia do fogo indica o caminho certo de suas ações. Mas ao atingir o sucesso não esqueça daqueles que o ajudaram.


energia
Runas: Dagaz
Abra-se! Surpresas agradáveis em todos os campos.


10
Numerologia: Pioneirismo
A criatividade e as idéias novas devem receber atenção especial hoje. É um bom dia para pensar em você, nos seus desejos, metas de vida e em seu sucesso. Comece por seus planos de ação hoje.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O que fortalece a sua autoestima e não te deixa ficar num relacionamento abusivo?
2. 3 Exercícios para ser uma mulher (mais) autêntica
3. Quando o amor faz o abismo virar céu...
4. Como aproveitar o trânsito de Júpiter sobre meu Mapa Natal?
5. A empatia
6. Você é um leão ou um carneiro?
7. Meu coração está cheio de Luz
8. Não conheço meu horário de nascimento: Posso fazer um mapa astral?

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa