Home > Autoconhecimento

A empatia

por Elisabeth Cavalcante

A empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir suas dores e necessidades como se fossem suas. Ela é uma consequência natural da maturidade emocional, do desenvolvimento da consciência de que o destino de todos os seres humanos está interligado.

Pessoas que ainda não atingiram esse estágio são centradas em si e em seus próprios problemas e incapazes de se comover com as dificuldades alheias. Esta é uma atitude muito comum naqueles que vivem sob o domínio do ego, nos quais a imaturidade predomina.

Como uma criança mimada, eles exigem que seus desejos sejam plenamente satisfeitos, não importa o custo que isto tenha para os demais. Não têm qualquer compreensão de que a sua necessidade não é mais importante do que a dos outros.

Sendo assim, qualquer ação egoísta, individualista e perversa é perfeitamente justificada, já que indiferença é a consequência natural da ausência de empatia.

Uma vez que os egoístas acreditam ser mais merecedores que outros, tornam-se cegos e surdos a qualquer solicitação que não seja a sua própria. A cura para este distúrbio só pode vir com o desenvolvimento da consciência espiritual, sem a qual não se atinge a sabedoria nem a compreensão do significado da Unidade.

"Só a compaixão é terapêutica - porque tudo que é ruim no homem é devido à falta de amor. Tudo que é errado no homem está em algum lugar associado com o amor. Ele não tem sido capaz de amar, ou não tem sido capaz de receber amor. Ele não tem sido capaz de compartilhar seu ser. Essa é a miséria. Isso cria todo tipo de complexos por dentro...

...No amor, existe gratidão, existe uma profunda gratidão. Você sabe que o outro não é uma coisa. Você sabe que o outro possui uma grandeza, uma personalidade, uma alma, uma individualidade. No amor, você concede liberdade total ao outro. É claro, você dá e recebe: é um relacionamento de dar e receber... mas com respeito".
Osho





Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/11/2018 08:27:22

Veja também
Luz nos pés - Mente livre
Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
Um Novo Horizonte
O que está por trás de nossas expectativas?
A releitura da nossa infância sob a ótica reencarnacionista
Estar no mundo sem ser do mundo


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quarta-feira, 20 de março de 2019

energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa