Menu

A Impermanência

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:18


A única realidade da vida é a impermanência - repetem, incansavelmente, todos os mestres espirituais. Se esta é a base da existência na matéria, por que ainda resistimos tão profundamente a ela?

A falta de duração, seja do que for, manifesta-se o tempo todo. Todos os ciclos têm início e fim e, nós, no entanto, seguimos tentando nos agarrar ao que já conquistamos, ansiosos por segurança e estabilidade.

Como aprender a viver na total insegurança? Para Osho, o meu mestre, não se trata simplesmente de aprender a viver na insegurança, não, isto é muito pouco.

Trata-se de gostar de viver na insegurança, de se sentir grato por ela, pela oportunidade de crescimento interior que ela nos traz. O desafio que permanentemente precisamos enfrentar na insegurança assusta, causa medo pela falta absoluta de garantias.

Sentir o chão desaparecer sob os pés é uma sensação que aterroriza o ego, a dimensão de nosso ser que sempre nos leva a querer o conhecido, o seguro, que nos transmite paz e tranquilidade.

Mas, ao longo da vida e, principalmente, quando ela nos apresenta o inesperado, somos obrigados a repensar nossas certezas e a descobrir que existe vida para além do abismo.

O abismo é uma metáfora bastante utilizada pelos mestres, pois representa o total mergulho no vazio, sem qualquer garantia do que encontraremos lá embaixo.

Existe uma imagem típica, que é aquela em que ele chega por trás e empurra o discípulo para o abismo, ao invés de puxá-lo de volta e libertá-lo do perigo.

É claro que, neste caso, o perigo representado é imaginário, criado por nossos fantasmas internos, nossas inseguranças e falta de confiança nos desígnios da vida.

Enquanto não aprendermos a aceitar o desconhecido com serenidade, fluindo com a corrente para onde ela queira nos levar, a vida seguirá sendo uma ameaça permanente. Tudo está sempre em divina ordem, lembremo-nos disto a cada vez que o nosso ego se sentir impelido a se colocar no papel de vítima injustiçada.

A existência jamais nos coloca num lugar que não seja para nosso aprendizado. Que a paciência seja nossa companheira nesta jornada e, além dela, a nossa capacidade de percepção, para que possamos enxergar o propósito divino em cada circunstância.

...Há ciclos de sucesso, quando as coisas vêm até si e prosperam, e ciclos de insucesso, quando elas desaparecem ou se desintegram e você tem de se libertar delas para criar espaço para que surjam coisas novas ou para que a transformação aconteça. Se, nessa altura, se agarrar e resistir, isso significa que você se recusa a acompanhar o ciclo da vida, e sofrerá.

...O ciclo descendente é absolutamente essencial à realização espiritual. Você terá falhado profundamente a algum nível ou experimentado alguma pesada perda ou uma profunda dor para se sentir atraído para a dimensão espiritual. Ou talvez o seu sucesso se tenha tornado vazio e sem sentido, acabando assim por ser um insucesso. Neste mundo, ou seja, ao nível da forma, toda a gente "falha" mais cedo ou mais tarde, é claro, e cada realização acaba por não dar em nada. Todas as formas são impermanentes.- Eckhart Tolle - em O Poder do Agora.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa