Home > Autoconhecimento

A vida comum como método de meditação

por Elisabeth Cavalcante

A vida comum como método de meditação

A prática da meditação se apresenta, para muitas pessoas, como um grande desafio. Existem inúmeras técnicas meditativas que os mestres espirituais nos proporcionaram, mas praticá-las exige disciplina e dedicação.

Para quem vive sob o domínio da ansiedade e da agitação interior, isto é quase impossível. No Zen - que é descrito pelos orientais como a flor suprema da consciência -, algo importante aconteceu.

Ele não faz nenhuma distinção entre a vida comum e a vida espiritual. Ou seja, é possível entrar em contato com a dimensão divina do seu ser, praticando as mais simples e cotidianas atividades.

Como a base da meditação é a concentração, qualquer coisa que estivermos realizando pode ser transformar numa prática meditativa. Tomar consciência deste fato pode fazer toda a diferença em nossa ideia do que seja meditar.

Por exemplo: você pode lavar a louça perdido em inúmeros pensamentos, ou manter-se totalmente consciente de cada movimento que realiza na execução desta tarefa.

Do mesmo modo, é possível proceder ao caminhar, ao se alimentar, ao tomar banho. A plena atenção é o segredo para que o estado de não-mente se manifeste.

Claro que, muitas vezes, este processo será interrompido pela mente, mas basta deixar que os pensamentos passem e voltar novamente à concentração inicial naquilo que se está realizando.

A cerimônia do chá, no Japão, é um dos mais populares exemplos da prática que transforma um ato simples num ritual meditativo.

Ao preparar e degustar o chá, toda a atenção deve ser colocada na tarefa: perceber a cor, o aroma e o sabor da bebida. A seguir, sorvê-la com calma, em silêncio, tomando consciência também dos sons do ambiente ao redor.

O cantar dos pássaros, alguma música, enfim, tudo o que acontece naquele exato momento, deve se tornar objeto de atenção.

A cada dia, podemos escolher uma atividade que servirá como caminho para treinar o estado de não-mente, de relaxamento total e percepção do silêncio que habita em nosso interior. Sem que qualquer esforço gigantesco seja feito, aos poucos a meditação se tornará presente em cada pequeno ato cotidiano.

"A verdade não pode estar contida em nenhuma palavra, qualquer que ela seja. A verdade só pode ser conhecida por meio da experiência. A verdade pode ser vivida, mas não há modo de se dizê-la". Osho




Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 22/03/2018 10:12:21

Veja também
Você usa GPS antes de empreender uma viagem?
Na força das águas do espírito...
Como eu reconheço a ansiedade em mim?
Relacionamento amoroso é um fardo?
Você sabe como fazer o Amor dar certo?
Amor e sexo: escolha a sua fantasia!


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. 3 dicas para não deixar seu relacionamento acabar!
2. Poderosa Oração a Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza!
3. Fogo, Terra, Ar e Água
4. Caminhando de Volta para o Lar...
5. Discernimento e crescimento consciencial
6. Urano, regente de Aquário: liberdade ou rebeldia?
7. Sentimentos
8. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa