auravide auravide

Aceite as polaridades


O conceito de polaridade, - ou opostos que se complementam -, está presente em cada detalhe de nosso cotidiano.

No Taoismo, essa visão é representada pelo símbolo Yin/Yang. O Yin representa a energia feminina, que é receptiva, passiva, intuitiva, e relacionada à noite e ao ciclo lunar. O Yang, a energia masculina, se caracteriza pela razão, a ação, o sol, o calor, a luz diurna.

São complementares porque o Todo é a harmonia entre estas duas polaridades. Para que possamos experimentar uma vida equilibrada, é fundamental o aprendizado e a aceitação desta realidade.

Reconhecer e integrar essas forças opostas dentro de nós bem como no mundo exterior, é o que fará com que passemos a agir sempre em sintonia com o Universo.

A ação é útil em muitos momentos da jornada, mas a não-ação, o repouso, o relaxamento, a espera, é igualmente importante. A plena atenção - tanto interna quanto externa – é o que nos permitirá perceber qual destas polaridades deve prevalecer a cada momento.

Quando dominamos este aprendizado e nos tornamos observadores, testemunhas conscientes das energias atuantes em cada situação de vida, descobrimos, finalmente, que o segredo da paz interior é aceitar e adaptar-se, ao invés de ir na direção contrária ao que a existência nos apresenta.

“... Só as mentes pequenas são coerentes, quanto mais estreita a mente, mais coerente ela é. Quando a mente é muito vasta, ela envolve tudo – a luz está lá, a escuridão está lá....

..Se você entender esse processo misterioso da vida, que se move através dos opostos, que é dialético, em que o oposto ajuda, dá equilíbrio, dá o tom, serve de pano de fundo, então...o oposto se torna o imã, ele puxa você; o oposto o traz para fora de si mesmo, o oposto quebra a sua prisão, o oposto faz com que você seja vasto. E sempre que o oposto é negado, é um problema. E é isso que temos feito, por isso há tantos problemas no mundo.” - OSHO.




estamos online

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19




elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Visite o Site do Autor


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa