Menu

Alimentação Balanceada X Dietas

por Conceição Trucom em Autoconhecimento
Atualizado em 06/06/2007 18:55:53


As livrarias estão cheias de livros de dietas que prometem resultados rápidos e perda de peso sem esforço. Duvide!
Muitas dessas dietas são desequilibradas do ponto de vista nutricional e não podem ser seguidas por mais de duas semanas sem risco de graves carências alimentares.
Outra desvantagem é que essas dietas não ensinam bons hábitos alimentares, nem propõem mudanças de comportamento que ajudem a superar a tendência para engordar ou para comer compulsivamente.
Mas, o desejo de emagrecer rapidamente pode cegar e levar à uma escolha prejudicial à saúde.
Pessoas tentam até o jejum - uma prática que, quando prolongada, pode levar a graves deficiências de vitaminas e minerais, anemia, desidratação, problemas cardíacos e até à morte.

A atitude segura e duradoura para emagrecer, perdendo somente o excesso de gordura corporal, é com a construção de um estilo de vida saudável, com uma alimentação consciente e balanceada + atividade física regular.
De forma lenta e gradual, a perda de excesso de gordura corporal deve ficar entre 0,5 a 1,0 quilo/semana. Essa meta pode ser alcançada com um consumo de 1200 a 1500 calorias/dia, acompanhada da escolha de alimentos integrais e naturais + um programa de exercícios moderados.

Somente uma alimentação consciente e balanceada irá garantir o consumo equilibrado de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, como também a eliminação dos seus excessos, entre eles a gordura.
Somente seguindo uma alimentação que nutre e respeita seu corpo, você poderá resgatar hábitos alimentares sólidos e construtivos, emagrecendo e aprendendor a se alimentar corretamente.

Um desafio
A decisão de livrar-se definitivamente dos quilos indesejados envolve uma mudança no estilo de vida, em relação aos hábitos alimentares, à atividade física e tantos outros. Saber fazer melhores escolhas é um deles. Dar-se tempo para digerir os alimentos, as relações, você e a vida, é outro.
Conseguir emagrecer perdendo qualquer peso (líquidos corporais, massa muscular, etc.), com uma dieta severa ou inadequada, dá toda a margem para engordar tudo de novo assim que voltar a comer "normalmente". Por isso é importante adquirir hábitos alimentares que possam ser mantidos permanentemente — esse é o segredo do sucesso.
Alguns especialistas chegam a afirmar que a repetição do "emagrece-engorda" pode ser até mais prejudicial do que o excesso de peso em si.

Importante
Antes de começar qualquer programa alimentar ou de exercícios, leve em conta as seguintes recomendações:
Se você está muito acima do seu peso normal, tem diabetes ou problemas de coração, deve consultar o médico antes.
Evite as dietas que reduzem drasticamente a quantidade de alimentos e calorias e prometem resultados rápidos demais.
Dietas extremas, que não respeitam as necessidades básicas do organismo só podem ser seguidas com supervisão médica.
Remédios para ajudar na perda de peso só podem ser receitados por médicos. Fuja das fórmulas milagrosas para emagrecer.
Não use diuréticos ou laxantes para perder peso: essa é uma prática perigosa, que pode prejudicar seu organismo seriamente.

Uma dica
É possível emagrecer com segurança, usando o bom senso, o respeito pelo seu corpo e saúde. O importante é adotar um tipo de alimentação que você vai continuar preferindo depois de ter atingido seus objetivos. A Alimentação Balanceada. Veja como é possível!

Para seguir e ter sucesso
Não pule refeições. O ideal é uma refeição ou lanche a cada 3-4 horas.
Alimente-se aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Isto ajuda a "programar" o apetite e controlar a fome entre as refeições.
Alimente-se devagar, mastigando e saboreando bem os alimentos.
Pare quando estiver satisfeita. Não se sinta obrigada a acabar com tudo que está no prato.
Evite lugares que representem um perigo para o seu regime, como praças de alimentação em sboppings centers, principalmente quando
estiver com fome.
Habitue-se a conferir seu peso ao menos uma vez por semana, no mesmo horário, na mesma balança e, se possível sem roupas.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa