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Alimentos da estação


Alimentos da estação possuem menos agrotóxicos e são mais saudáveis! Comprar alimentos no tempo certo, não apenas é mais econômico devido à sua disponibilidade no mercado, mas também porque é mais saudável e seguro.

1) Os produtos de época possuem menos agrotóxicos do que aqueles produzidos fora de sua estação,
2) Suas propriedades em termos de valores nutricionais (macro e micronutrientes) são maiores porque nasceram e cresceram no seu momento mais adequado e adaptado.

Assim, é muito importante conhecer as épocas certas para cada alimento e fazer bom proveito desta informação.
Lembrar que os alimentos listados abaixo fazem parte da família dos legumes, leguminosas (feijões), tubérculos (raízes), frutas e verduras, portanto aqueles que geram e mantêm a vida, se consumidos crus (ou levemente cozidos), maduros e frescos.
Não compre estes alimentos em excesso, mas somente o necessário para consumo imediato ou rápido, pois alimentos maduros demais, passados (machucados) ou mantidos por muito tempo na geladeira não terão a mesma qualidade e vitalidade.

ESTAÇÃO PRIMAVERA
Abóbora, abobrinha, alcachofra, batata, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, couve-flor, ervilha, mandioquinha, nabo, vagem, alface, almeirão, catalonia, chicória, escarola, repolho, banana, caju, laranja, melão, morango e pêssego.

ESTAÇÃO VERÃO
Abóbora, abobrinha, alcachofra, alho, batata-doce, berinjela, cenoura, chuchu, jiló, mandioca, milho verde, moyashi (broto de feijão), nabo, pimentão, quiabo, rabanete, agrião, escarola, repolho, abacaxi, abacate, ameixa, banana, caju, coco, figo, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, pêra e uva.

ESTAÇÃO OUTONO
Abóbora, abobrinha, inhame, batata, batata doce, berinjela, brócolis, chuchu, mandioca, nabo, pimentão, quiabo, rabanete, tomate, vagem, acelga, alface, repolho, abacate, banana, caqui, coco, goiaba, jaca, laranja, limão, maçã, maracujá, melancia, pêra e tangerina.

ESTAÇÃO INVERNO
Abóbora, abobrinha, inhame, batata, batata doce, berinjela, brócolis, cenoura, couve-flor, ervilha, mandioca, mandioquinha, nabo, acelga, alface, almeirão, couve, espinafre, mostarda, repolho, banana, laranja, limão, mamão, melão, morango, pêra e tangerina.

É muito importante lembrar também que alguns alimentos possuem aspectos que não são muito observados pelo consumidor brasileiro. Um exemplo disso são as folhas da beterraba, rica em nutrientes e excelente para refogados.

Da mesma forma, cenoura, couve-flor, abóbora, brócolis, entre outros, possuem folhas e talos que complementam uma alimentação saudável, mas não são aproveitados por falta de informação.

Outro exemplo é o talo da salsinha, que é super rico em vitamina C, podendo ser usado no preparo de sucos verdes e desintoxicantes.

Assim, quando for à feira ou ao sacolão, procure comprar produtos que sejam condizentes com a época do ano, e aproveite ao máximo o que os alimentos têm a oferecer. Você, com certeza, ganhará em economia e saúde.

Fontes: MARTINS, L. O Barato da Feira. São Paulo. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, 1999 / IDEC


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Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
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