auravide auravide

Antes de decidir meditar reflita


Não existe esoterismo verdadeiro sem mudanças profundas no comportamento humano. As mudanças não existirão sem o estudo profundo da psicologia interior; para a prática do autoconhecimento é imprescindível o estudo da mente e o despertar do que há além dela; e, nada disso é verdadeiramente possível sem a meditação.

É impossível acontecerem mudanças duradouras e reais, em termos de indivíduos e em termos de humanidade, sem a prática diária e ampliada da meditação. Pois justamente o que é a humanidade senão a soma de coletividades! e o que é uma coletividade, seja ela política, social ou familiar, senão a soma de indivíduos! Absolutamente, nada mudará, se c indivíduo não mudar. E o homem, como indivíduo, não mudará em essência, senão explorar, através da meditação constante, seu interior. Na verdade, mais de 97% das ações e palavras de cada pessoa foram geradas pelo subconsciente, quando não, pelo infraconsciente. Isso mostra o quanto nossas ações são frágeis e inconsistentes, desprovidas de realidade e pouco duradouras.

Não era de se esperar uma humanidade diferente da atual, já que o homem desconhece os motivos pelos quais toma suas decisões, mesmo que essas decisões, externamente, mostrem interesses fraternos ou humanitários. No entanto, sabemos o quanto são falsos os gestos do homem, já que por detrás deles, impulsionados pelos desejos desconhecidos para si mesmo há, quase sempre, interesses contrários aos aparentes.

A meditação é o ponto nevrálgico disso tudo, porque é aqui que podemos diferenciar a realidade da ilusão. lnicialmente ficamos tentados a pensar que todo caminho parece fácil, deslumbrante e cheio de promessas. Mas, quando nos referimos à meditação, que exige esforço, tenacidade, autodomínio e paciência, são raras as pessoas que vencem suas debilidades e se submetem a uma autodisciplina essencial neste trabalho.

Mais uma vez diremos, e exaustivamente não nos cansaremos de afirmar: não existe transformação sem o auto-estudo sistemático e duradouro pela meditação. O homem nunca deixará de ser o que é, hoje, enquanto não descobrir o que seu inconsciente lhe reserva, e isso só é feito pela meditação. A miséria continuará e o sofrimento e a dor não desaparecerão; o ódio, a cobiça e o egoísmo, disfarçados com a roupagem filantrópica, ainda dominarão nossos atos e palavras, pois não se elimina o que não se aceita ou desconhece em si mesmo. E para descobrirmos e eliminarmos esses males de nosso interior, necessariamente devemos usar a meditação.

Enfim, ainda que Deus esteja presente em cada pessoa, nunca poderá se manifestar entre tanta desordem, e a desordem está em nosso estado mental caótico. Por isso, mais uma vez, a meditação poderá nos elevar acima da razão, a ponto de nos conectar com a própria divindade, primeiramente por intervalos irregulares; depois, com mais constância, e, finalmente, se perseverarmos, como um canal perpétuo para Sua manifestação.

Chamo a atenção de vocês sobre a seriedade do assunto e a disposição de ânimo necessária para esse trabalho. Se você, por si mesmo, ainda não compreendeu a importância da meditação para seu crescimento, e não tomou a decisão de iniciá-la, então informe-se e esclareça-se o mais possível antes de mais nada, do contrário irá fracassar.
A disposição de ânimo necessária para iniciar esse trabalho, cujo fim é inexistente, não está fundamentada no simples desejo passageiro ou no estado mental ilusório, mas sim, num princípio superior, calcado na vontade.

No entanto, chegará o dia em que a meditação não mais será um sacrifício, mas sim a água e o alimento sem os quais a essência divina, dentro de nós, não poderá sobreviver. Quando isso começar a ocorrer, o meditante poderá sentir o sopro divino sobre seu corpo, e esse sopro será como o bálsamo que alivia todos as suas chagas, dando forças para continuar sua jornada, por mais árdua que possa ser.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa