Menu

As 7 condições da saúde e da felicidade

por Conceição Trucom em Autoconhecimento
Atualizado em 28/10/2002 12:05:18


Quando uma pessoa está doente a medicina acadêmica volta-se principalmente para o diagnóstico das doenças e para os meios de fazer os sintomas desaparecerem e receitam remédios, cirurgias, etc. No estudo dos distúrbios, ela se afastou da visão global do ser humano e do papel profundo da doença.

A doença sempre corresponde a um esforço do corpo para restabelecer seu equilíbrio. Em vez de silenciar os sintomas, podemos escutar as mensagens e ajudar o organismo a curar-se a si mesmo.

A milenar medicina chinesa começa por avaliar as condições em que esta pessoa se encontra para ser saudável e feliz. E a partir desta avaliação determinar o nível de intoxicação do organismo. Assim as mudanças na sua alimentação, pensamentos e atitudes para ele próprio poder se limpar, se despoluir e se regenerar

Acho divertido, antes de começarmos com os ensinamentos práticos da Alimentação Desintoxicante, fazer um exame do nosso estado de saúde segundo as 7 condições da saúde e da felicidade.

Recomendo que você realize este teste agora, e após uns três meses de prática da Alimentação Desintoxicante, o repita para perceber sua capacidade de regeneração e cura.

As três primeiras avaliações são fisiológicas (funcionamento do corpo físico) e valem 20 pontos cada. A quarta e sexta avaliações valem 20 pontos e a quinta 50 pontos, porém estão ligadas à inteligência emocional. A sétima avaliação vale 50 pontos. Assim, você tem a possibilidade de fazer de zero a 200 pontos, onde, quanto maior a pontuação melhor a sua condição de saúde como um todo.

1 - AUSÊNCIA DE CANSAÇO

Não deveríamos sentir cansaço. Se você está propensa a resfriados, isso significa que sua constituição está cansada há muitos anos.

Se lhe pedem para realizar algum trabalho (desafio) e você disser: "É muito difícil!" ou "É impossível!" ou "Eu não estou preparada para fazer isso ou aquilo!" ou "Eu não vou conseguir!", esse é o grau de seu cansaço porque, se você tem boa saúde, vencer as dificuldades, uma após outra, é super normal.

Desafios fazem parte da vida e sempre serão maiores. Os mestres dizem: "Quando já aprendeu a fazer algo é hora de mudar para aprender a se aventurar ao desconhecido. Quanto maior a dificuldade, maior será o prazer de vencê-la."

Isso constituirá um sinal de ausência de cansaço, que é a verdadeira causa de todos os males. Disciplina, Coragem, Determinação e Força de Vontade são todas qualidades divinas abandonadas em nome do cansaço.

2 - BOM APETITE

Se você não pode comer qualquer alimento natural com prazer e com a maior gratidão para com o Criador, é sinal de que lhe falta apetite. Se você acha apetitoso um simples pedaço de pão, um prato de arroz integral ou de salada verde, isso indica um bom apetite, um bom estômago.

Se você só deseja, ou sente atração por guloseimas, que dão prazer, mas não necessariamente nutrem, você precisa rever o seu auto-amor pelo seu corpo e sua saúde.

Comida não é tudo na vida, mas é a base desta experiência tridimensional. Ela que sustenta a vida neste corpo de carne e osso.

E reconheço uma boa alimentação por três qualidades fundamentais: 1) Tem que ser nutritiva, cheia de alimentos para as células, 2) Tem que ser gostosa e prazerosa é claro e, 3) Tem que ajudar o corpo a eliminar seus excretos, ou seja, alimentos integrais, plenos de vitalidade e ricos em fibras.

Pelo menos nas grandes cidades, o capitalismo selvagem comanda que: O nutritivo dê lugar ao prático, que é atrativo, moda, saboroso (mais visual que real).

E neste contexto o nutritivo virou trabalhoso e pouco prazeroso. Tem que preparar, tem que temperar, tem que mastigar, tem que se informar, tem que raciocinar.
Comida fresca virou frescura.
Mas quanta lucidez, energia e sensação de vitória vem após uma refeição natural?

3 - SONO PROFUNDO

Se você fala dormindo, tem pesadelos ou insônia, significa um sono ruim. Ao contrário, se seis a oito horas de sono lhe satisfazem plenamente, despertando com alegria e disposição, podemos pensar num sono de qualidade.

Se você não consegue pegar no sono minutos após deitar a cabeça no travesseiro, com a sensação de paz de um dia bem vivido e desfrutado, significa que o seu espírito não está isento de medo. Dormir em paz e com fé, traz a qualidade do sono tranqüilo e restaurador.

Se você não consegue acordar na hora fixada ao deitar-se, ou sente preguiça para levantar-se, seu sono está sendo insatisfatório.

Penso que nada é importante o suficiente para tirar nossas horas de relaxamento e descanso. São exatamente elas que permitirão, no dia seguinte, ter força para seguir com garra e coragem na superação dos desafios.

E olho. O que você está ingerindo horas antes de deitar?4 - BOA MEMÓRIA

Se você não esquece nada do que vê e ouve, isto é sinal de boa memória. A capacidade de retenção aumenta com a idade. Seríamos infelizes se perdêssemos a lembrança daqueles que foram bons para nós. Sem uma boa memória não podemos ter bom discernimento e teremos falhas de conduta.

A memória é o fator mais importante da nossa vida, a base de nossa personalidade. Os iogues, budistas e monges sempre têm uma boa memória, chegando a lembrar-se de vidas passadas.

Viver o presente, sem divagar no passado e ter ansiedades pelo futuro nos beneficia com uma vida muito mais plena e saudável. Muitas vezes não lembramos das coisas porque simplesmente não estamos vivendo o aqui e agora de nossa existência.

Você já reparou como é desagradável conversar com pessoas que não estão presentes, e que segundos após você ter falado algo, ela pergunta exatamente sobre aquilo? Este é um péssimo sinal. Pense sobre isso, pois o nosso futuro é o resultado do que pensamos e semeamos em nosso presente. Lembre-se.

A Alimentação Desintoxicante traz clareza e lucidez, ou seja, a possibilidade do resgate da boa memória.

5 - BOM HUMOR

Liberdade. Sem cólera, sem mágoas. Uma pessoa saudável, isto é, sem medo nem doença, é feliz. Vence em todas as circunstâncias. Será tão mais entusiasta e feliz quanto maiores forem suas dificuldades. A sua aparência, voz, conduta e mesmo as suas críticas devem provocar a gratidão e o bem estar de todos os que lhe rodeiam.

Cada palavra sua deverá expressar a sua alegria e reconhecimento. As estrelas, o Sol, as montanhas, os rios e os mares fazem parte da nossa natureza. Como poderemos viver sem sermos felizes? Que tal sermos como uma criança quando sorri? Se não formos é porque estamos com péssima saúde. Um homem com boa saúde nunca se irrita ou magoa.

Quantos amigos de coração você tem? Se tem poucos significa que você é um exclusivista ou um triste mal humorado, que não consegue tornar os outros felizes. É necessário poder dizer, e muitos conseguem, que jamais encontram uma pessoa a quem não possam amar.

Se você tem qualquer queixa a formular, de ordem moral, mental ou social, o melhor é isolar-se em silêncio, e expressar o seu ressentimento consigo mesmo.

Um bom remédio para curar o mau humor é neutralizar a acidez do sangue com o aumento do uso do limão no preparo dos alimentos. Eliminar (= reduzir gradualmente) o açúcar, mel, chocolates, alimentos industrializados e aditivados, etc. que acidificam o sangue. Respirar, meditar e colocar suas toxinas para fora. Excretar.

Dificilmente encontramos pessoas agradáveis, porque a maioria está doente e são dignas de lástima. Não conseguem sentir alegria e bom humor.

Se você tem consciência das maravilhas do Universo e da Natureza da qual faz parte, é natural que sinta alegria, gratidão e bom humor.

Ofereça para você mesmo bom humor, sorria e pronuncie, com voz agradável, a palavra mágica "obrigado", em todas as circunstâncias e tão seguidamente quanto possível.

A cegueira do espírito é bem mais perigosa que a cegueira física. É necessário curá-la o mais rapidamente possível. Jamais perca de vista a origem da sua fortuna e da sua vida.

O fato de estarmos sempre na freqüência do negativismo e mau humor significa que estamos vivendo no mundo da ilusão, que nos frustra e deprime.

A freqüência vibratória da energia do bom humor, da inteligência emocional e da criatividade pertence ao mundo da realidade.
Portanto, "caia na real".

6 - RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO E AÇÃO = INTELIGÊNCIA (MENTAL E EMOCIONAL)

Quando em bom estado de saúde, devemos possuir a faculdade de pensar, ponderar, refletir e agir da melhor forma possível e no menor tempo possível. Essa é a melhor definição de inteligência que conheço.

A inteligência é uma expressão da liberdade. Aqueles que são rápidos e objetivos, bem como prontos a responder a qualquer apelo ou desafio, encontram-se em boa forma e não ficam presos a nada ou ninguém.

A liberdade é uma expressão da serenidade e da felicidade, que devem fazer parte da nossa vida quotidiana.

Com a inteligência, que é uma qualidade divina de consciência, você pode se tornar o co-criador da sua própria vida, da sua própria saúde e felicidade.

Dizem os grandes mestres que o único definitivo na vida são as eternas mudanças. E para lidar com as mudanças temos que ser inteligentes, livres (desapegados) e criativos.

7 - INTESTINO PRESO?

Essa é uma avaliação também muito importante. Existem pessoas em que este sintoma é crônico. Em outras ocasional. De qualquer forma considero uma doença grave que deve ser tratada com rapidez e consciência.

Está ligado ao medo de soltar coisas materiais como um casamento, emocionais como uma rejeição, e mentais como uma crença; que fazem a gente reter e segurar tudo.

Pode ser também o péssimo hábito de usar roupas muito apertadas, que diminuem a circulação do sangue. Também ser a falta de atividade física, ou seja, uma vida por demais sedentária.

Uma alimentação pobre em alimentos vivos e naturais que são ricos em fibras e água. Ou o péssimo hábito de não se hidratar. Ou de não mastigar. De cara mude seus hábitos, pensamentos e atitudes.

Segundo: arranje um horário para ficar à vontade no banheiro e "evacuar" em paz. Aí, senta e espera, tomando consciência do que você está fazendo  DESAPEGANDO - DEIXANDO SAIR.

E atenção, muito respeito por este momento. Minha avó dizia: "Quem vai uma vez e não faz bem, três vezes vai e três vezes vem."

Faça a sua "eliminação" muito bem feita. Ela será a certeza da sua limpeza. Acho importante que você olhe para ela, admire-a, agradeça e celebre antes da despedida descarga abaixo.

Este texto faz parte do livro "Alimentação Desintoxicante" – Clique aqui e saiba como adquiri-lo e transformar sua saúde.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa