Home > Autoconhecimento
Conhecimento ou Sabedoria?

Conhecimento ou Sabedoria?

por Elisabeth Cavalcante


Sempre que nos vemos diante de situações difíceis, desafiadoras, que exigem de nós escolhas para as quais não nos sentimos preparados, somos tentados a buscar saída em nossa mente, na esperança de que a razão nos aponte um caminho seguro.

E, nestes momentos, podemos ser surpreendidos pela descoberta de que o conhecimento intelectual, aquele que adquirimos através do estudo, dos livros e das experiências que nos foram relatadas por outras pessoas, não é suficiente para nos dar a confiança desejada.

Precisamos, então, recorrer a uma outra forma de ajuda, aquela que vem de nosso próprio ser e nem sempre tem como base vivências anteriores. Ela se apresenta como um insight repentino, inesperado, a que denominamos intuição.

A intuição é a expressão da sabedoria, que pode ser resultado de inúmeras experiências acumuladas de tentativa e erro ou, simplesmente, a expressão da sabedoria original da Fonte, raiz de tudo o que foi criado, incluindo-se o ser humano.

A princípio tendemos a duvidar desse dom, já que nunca nos foi dito que ele existia. Com o tempo, porém, se formos capazes de desenvolver a arte da paciência e da observação atenta, vamos acostumando a ouvir essa voz interna e a confiar nela.

Sempre que a vida nos colocar diante de encruzilhadas, nosso desafio é não permitir que as emoções assumam o controle. Só assim será possível acessar a sabedoria que é parte indissociável de nosso ser.

"O conhecimento não é seu... ele é emprestado... O conhecimento é emprestado para outros propósitos. Sim, há uma possibilidade de emprestar conhecimento sobre o mundo porque o mundo está fora de você, ele é objetivo. Ciência é conhecimento; ciência, a própria palavra, significa exatamente conhecimento. Mas religião não é conhecimento.

O conhecimento continuará encantando, decorando, enriquecendo sua memória, mas não seu ser. Seu ser é um fenômeno totalmente diferente. De fato, o conhecimento criará barreiras. A pessoa tem que desaprender tudo que ela aprendeu - só então ela chega ao ser. Ela tem que ser inocente. Não saber é o mais íntimo. Saber cria distância.

A verdade não está separada de você; é seu centro mais íntimo. Então, você não precisa aprendê-la de alguém mais. Então, qual é a função dos Mestres?

A função dos Mestres é ajudá-lo a abandonar seu conhecimento, ajudá-lo a desaprender, ajudá-lo em direção ao estado de descondicionamento.

Seu conhecimento significa que você estará sempre olhando através de uma cortina e essa cortina distorcerá tudo. E o conhecimento está morto. Consciência é necessária, saber é necessário, um estado de visão é necessário, mas não conhecimento". Osho






Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 03/07/2018 07:46:46

Veja também
Para os Meus Amigos de Jornada Espiritual
Perdoar é um ato de inteligência
Você já sentiu o gosto da rejeição?
Como posso servir? como posso ajudar?
Relações abusivas e violentas
Medo de amar!


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 15 de novembro de 2018

energia
I-Ching: 14 - TA YU – GRANDES POSSES
A bondade é a única arma segura e certa para conquistar. Apenas aquele que for suave e calmo alcançará o sucesso.


energia
Runas: Naudhiz
Evite tensões e seja tolerante. Pratique a paciência.


15
Numerologia: Dedicação
Aconselhe se for necessário, liquide casos pendentes e empenhe-se em ver feita a justiça, advogue causas justas. Mantenha o equilíbrio e a harmonia pois o dia é afetuoso e compensador




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Previsões para o Brasil em 2019
2. A forma mais poderosa de se conectar com quem você ama!
3. Não seja escravo de suas emoções
4. Quais as influências do trânsito de Júpiter em Sagitário?
5. Ser menos ansiosa significa viver um amor mais intenso...
6. Onde encontrar o amor da sua vida?
7. O julgamento de Sócrates
8. Só a esperança não basta

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa