Menu

Insatisfação é uma bênção

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:25


A insatisfação é o motor da mudança. Enquanto ela não atinge um grau elevado, seguimos acomodados nas circunstâncias, ainda que sintamos um leve sinal de desconforto.

Somente quando esta sensação se amplia e, finalmente, tomamos a decisão de encarar o que a está causando, é que podemos dar o primeiro passo em direção à transformação.

A resistência é grande, pois a resposta certamente exigirá de nós coragem para eliminar a fonte de nossa insatisfação. Se ela for de ordem material, o desafio pode não ser tão assustador. Mas, se estiver relacionada a fatores emocionais e envolver sentimentos, a dificuldade será muito maior.

Lidar com emoções conflitantes é um dos principais motivos pelos quais as pessoas se mostram paralisadas diante da vida. E, paradoxalmente, é também o que mais as mobilizam para se libertar, já que em algum momento a somatização irá acontecer, gerando desequilíbrios no corpo físico.

Muitas são as pessoas que passam grande parte da vida ignorando ou racionalizando os sentimentos, e somente quando a doença física se apresenta, é que elas se sentem pressionadas a buscar a ajuda necessária para mudar.

Apenas a auto-observação permanente pode nos ajudar a perceber as razões pelas quais não nos sentimos plenamente felizes com nossa vida. E será também, em nosso interior, que vamos encontrar as respostas para essa questão. A ninguém mais cabe essa responsabilidade.

Alcançar a harmonia e a paz interior deveria ser o único objetivo de todo ser humano. Afinal, somente esta condição faz a vida valer a pena.

"Você precisa entender a vacuidade que você está tentando preencher, e faça a pergunta, Por que estou vazio? A existência é tão plena, por que me sinto vazio? Talvez tenha perdido o rumo - não esteja mais me movendo na mesma direção, não seja mais existencial. Essa é a causa da minha vacuidade.

Então, siga a existência. Relaxe e aproxime-se da existência em silêncio e paz, em meditação. E um dia você irá perceber que estará pleno- abundante, transbordante - de alegria, de êxtase, de bem-aventurança. Você estará tão pleno desses sentimentos que poderá distribuí-los para o mundo inteiro e ainda assim não se sentirá cansado.

Nesse dia, pela primeira vez você não terá qualquer ambição - por dinheiro, por comida, ou por qualquer outra coisa. Você viverá naturalmente, e encontrará tudo que você precisar". Osho




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 107


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa