Menu

Integração

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:13


A jornada da vida, para o ser humano, consiste na expressão plena dos potenciais latentes dentro de cada um, que estão sempre à espera para se desenvolver na personalidade.

A experiência de sermos inteiros, completos, inclui muito mais do que a simples identificação com as características do masculino e do feminino, as grandes polaridades que englobam todos os opostos da vida. Do ponto de vista energético, somos ambas as polaridades, embora uma delas se sobressaia.

Alcançar a totalização do ser, significa aceitar e integrar as polaridades, vivenciando todas as experiências inerentes a cada uma, sem resistência.

Em algumas circunstâncias, a vida exigirá de nós a coragem, o destemor e o ímpeto para a ação, típicos do masculino. Em outras, seremos instados a manifestar as qualidades do cuidado maternal, da passividade e da espera, inerentes ao feminino.

Algumas vezes, nos sentiremos impelidos à interação com outros seres, e em outros momentos a solitude será nosso maior desejo e nossa principal necessidade. Todos estes opostos, que coexistem continuamente dentro de nós, fazem com que seja justamente essa grande batalha que pode aperfeiçoar nossa personalidade.

A imagem da complementação, de integração total é o objetivo ideal, e muito mais importante do que qualquer outra coisa que possamos adquirir ao longo da vida.

Negar a existência do conflito, reprimi-lo e jogá-lo para o fundo do inconsciente é o que de pior podemos fazer, pois ele seguirá sendo projetado sobre pessoas ou situações externas, e gastaremos toda a nossa energia lutando contra algo que na verdade está dentro de nós.

A viagem da vida se resume na descoberta dos opostos em nosso interior e a tentativa de compatibilizar o consciente e o inconsciente. O crescimento emocional e espiritual depende de nossa capacidade de descobrir e administrar as forças que atuam a cada momento, e integrá-las, pois o poder interior é o resultado direto dessa integração. Sem ele, se torna impossível viver e atuar no mundo de maneira segura e confiante.

" Eu lhes ensino a totalidade e não a perfeição: são dois objetivos diferentes. A perfeição é um objetivo neurótico, a totalidade é um objetivo saudável. A perfeição está no futuro, a totalidade está aqui e agora. Você pode ser total neste momento... isso não exige preparação, não exige treinamento.
Sendo total, você entrará em Deus, entrará no nirvana. Quando se é total, o eu desaparece - esta é a beleza da totalidade. Tente entender, é sutil, é imensamente importante: quando se é total, o eu desaparece".
Osho



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa