Menu

Intestino Preso = Constipação = Doença

por Conceição Trucom em Autoconhecimento
Atualizado em 08/09/2003 11:43:27


Existem pessoas em que este sintoma é crônico. Em outras, ocasional. De qualquer forma, considero o intestino preso uma doença grave que deve ser tratada com rapidez e consciência.

Ela está ligada originalmente ao medo de soltar coisas, como um casamento constrangedor, ou a um “tanto” de emoções negativas provocadas por uma rejeição, ou a crenças que fazem a gente sentir que o correto é reter e segurar tudo.

Nestes casos, o sistema nervoso pode ser responsável pelo problema, já que o funcionamento pleno dos intestinos recebe a influência direta das emoções.
Tal fato explica o porque das mulheres serem as mais atingidas por esse problema.
Pode ser também o péssimo hábito de:
- Não ter um horário para atender com regularidade às necessidades fisiológicas;
- Usar roupas muito apertadas que diminuem a circulação do sangue;
- Falta de atividade física devido à uma vida por demais sedentária;
- Alimentação pobre em alimentos vivos e naturais que são ricos em fibras e água;
- Não se hidratar de forma adequada diariamente;
- Não mastigar bem os alimentos;
- Não reservar o momento de alimentar-se para um ritual de nutrição e celebração com o corpo físico.

Bem, vou parar de encontrar motivos: mude seus hábitos, pensamentos e atitudes.
Segundo: arranje um horário para ficar à vontade no banheiro e "deixar sair" o que é necessário em paz. Aí, senta e espera, tomando consciência do que você está fazendo: DESAPEGANDO - DEIXANDO SAIR.
E atenção, muito respeito por este momento. Minha avó dizia: "Quem faz uma vez e não faz bem, três vezes vai e três vezes vem".
"Desapegue-se" de forma muito bem feita. Será a certeza da sua limpeza. Acho importante que você olhe para “ela”, agradeça e celebre antes da despedida descarga abaixo.

Outras pessoas poderão dizer que não têm prisão de ventre. Mas os intestinos apresentam um funcionamento regular e eficaz?
Os gases são comuns? Qual o odor destes gases e das próprias fezes? Qual a consistência, cor e o volume?
O ideal é ter um horário diário de "higiene" e limpeza.
Quanto mais líquidos e alimentos frescos e naturais ingerimos, maior será o volume e melhor a consistência ideal das fezes. Mais eficiente a limpeza.
Quanto mais ingerimos alimentos intoxicantes menor o volume e maior o odor das fezes. Mais incômodos para o nosso corpo.

Como funciona esta Fisiologia?

A digestão completa requer cerca de 30 horas. Após deixar o estômago, o alimento penetra no duodeno (primeira parte do intestino delgado) e se move lentamente, até passar pelo jejuno e íleo (partes intermediária e distal do intestino delgado respectivamente), e alcançar o cólon (parte do intestino grosso), 24 horas após a ingestão.

No intestino delgado os “agentes químicos” transformam os alimentos em unidades elementares aproveitáveis (construtoras ou nutridoras) do organismo.
Este caminho digestivo do ser humano mede cerca de 10 metros, com cada porção desempenhando um papel específico, na complexa tarefa de assimilação dos alimentos ingeridos.
Se o alimento contém substâncias construtoras e nutritivas ou não, a mobilização energética para realizar todo o trabalho digestivo será a mesma.

A progressão através dos intestinos é comandada por contrações musculares que recebem o nome de “movimentos peristálticos”, e estão sob o controle do sistema nervoso vegetativo. Freqüentemente ocorre uma deficiência nessa complexa ação mecânica e a massa alimentar, transtornando todo o “trânsito” digestivo.

Esse fenômeno ocorre entre os que praticam os maus hábitos citados acima, dando peso maior aos que têm vida sedentária e que alimentam-se de mal a pior. O cólon fica “preguiçoso”, dilata-se e mostra-se cada vez mais incapaz de cumprir bem as suas obrigações.
A prisão de ventre (e a conseqüente putrefação intestinal), é responsável pelas seguintes perturbações: infecções das vias urinárias, infecções renais, intestinais, glandulares (tireóide, mamas, ovários, etc.), circulatórias, digestivas, cutâneas, nervosas e finalmente mentais.

Quando é mais sério?

Ficar mais de 2 dias sem ir ao banheiro.
Se a constipação for acompanhada de fezes finas, cólica, perda de sangue, dor, sensação de querer defecar sem conseguir e emagrecimento, pode ter um significado importante, como um sinal de câncer de cólon (no intestino grosso). Isso ocorre com mais freqüência em adultos acima de 60 anos.

Como prevenir?

1. Ouvir seu corpo e prestar mais atenção ao que ele pede. Quando os movimentos peristálticos chegarem, prontamente obedeça.
2. Caminhar. Se não houver tempo para andar ao ar livre, faça-o dentro de casa mesmo, até o intestino funcionar. A inércia prejudica o funcionamento do intestino. Ele fica mais preguiçoso e o movimento intestinal que ajuda a impulsionar o bolo alimentar e o bolo fecal diminui.
3. Beber água. O aparelho digestivo suga mais líquido das fezes quando se ingere pouca água. Isso dificulta a progressão do bolo fecal e o hábito de ir ao banheiro.
4. Fazer uso diário da prática matinal da filosofia da Alimentação Desintoxicante. São os sucos desintoxicantes em jejum e os chás terapêuticos ao longo do dia.
5. Evite sopa de cenoura, maçã ralada ou banana-prata, alimentos que podem provocar o sintoma. No café da manhã, prefira café (sem exageros), iogurte e frutas, de preferência a ameixa, o mamão, o melão, a melancia e a pêra. As fibras também são essenciais, e podem ser encontradas no farelo de trigo, na granola e no pão integral.
6. Não ingerir biscoitos. Eles e outros alimentos refinados que prendem e intoxicam o intestino.
7. Não fazer intervalos grandes demais entre as refeições. Tome um suco desintoxicante ou uma fruta quando este intervalo estiver por acontecer.
8. Ingerir fibras. No almoço, sinal verde para as fibras vegetais, encontradas nas folhas verdes e legumes cozidos ao dente ou crus.
9. Alerta máximo: Não abuse dos laxantes. Eles só atingem a última refeição e perdem a eficiência em questão de semanas ou meses. Caso as mudanças de horário e de alimentação não sejam suficientes para solucionar o problema, procure um médico. Nunca tome laxantes por conta própria. Estudos indicam que o uso diário e por muitos anos desses produtos, com ação intensa, oferece o risco que eliminar o reflexo fisiológico da evacuação.

Texto baseado nos livros:
Alimentação Desintoxicante – Conceição Trucom
O poder de cura do Limão – Conceição Trucom
Estou dando durante este mês uma super apostila de meditação de brinde na compra de qualquer um destes livros.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa