Home > Autoconhecimento

O complexo de vítima

por Elisabeth Cavalcante

O complexo de vítima

Uma das maiores armadilhas a que o ego nos expõe é a prática do vitimismo. Muitas pessoas buscam atenção contando seus problemas até mesmo para desconhecidos.

Pessoas inseguras têm dificuldades em obter reconhecimento por seus méritos e qualidades. A raiva que elas alimentam por se sentirem inferiores, pode ser o detonador do hábito do vitimismo. Ao invés do isolamento, elas querem exposição, pois só assim terão a oportunidade de serem ouvidas.

Fazer alarde sobre doenças reais ou imaginárias, opinar sobre questões alheias sem que isto lhe tenha sido solicitado, de modo a demonstrar que seus problemas são piores, são práticas comuns daqueles que necessitam chamar a atenção sobre si.

Tentar conquistar o afeto alheio se vangloriando de conquistas materiais, conhecimentos, aparência física, também são armadilhas em que o ego nos coloca para que nos sintamos importantes e, assim, tenhamos uma compensação para a nossa baixa auto-estima.

É essencial que nos mantenhamos alertas para perceber quando estamos sendo vítimas desse padrão inconsciente de comportamento.

Cultivar a confiança em nosso poder, e praticar a observação atenta de nossos pensamentos e sentimentos, é a única maneira de evitar que o vitimismo se torne nossa única maneira de atuar no mundo.

"As pessoas seguem falando a respeito de suas misérias, repetidamente. Elas até mesmo exageram, elas enfeitam, elas fazem com que as suas misérias pareçam ainda maiores... Por quê?... A miséria é tudo o que elas têm conhecido; isso tem sido a vida delas. Nada têm a perder, mas com tanto medo de perder...

...A pessoa simplesmente espera, e desperdiça sua própria vida.

...Se você puder ver o ponto, que você está miserável dentro de um certo padrão de vida, e que todas as velhas tradições dizem: você está errado. Eu gostaria de dizer... Você não está errado! É só o seu padrão, a maneira de viver que você aprendeu é que está errada.

As motivações que você aprendeu e aceitou como suas, não são suas. Elas não irão realizar o seu destino. Elas vão contra a sua essência, elas vão contra o que lhe é elementar. Lembre-se disso: ninguém mais pode decidir por você.
Osho





Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 14/03/2019 07:46:19

Veja também
Escreva uma carta para o seu ex...
O Ano Novo Solar: 20 de março de 2019
Luz nos pés - Mente livre
Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
Um Novo Horizonte
O que está por trás de nossas expectativas?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 18 de março de 2019

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa