Menu

O complexo de vítima

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:27


Uma das maiores armadilhas a que o ego nos expõe é a prática do vitimismo. Muitas pessoas buscam atenção contando seus problemas até mesmo para desconhecidos.

Pessoas inseguras têm dificuldades em obter reconhecimento por seus méritos e qualidades. A raiva que elas alimentam por se sentirem inferiores, pode ser o detonador do hábito do vitimismo. Ao invés do isolamento, elas querem exposição, pois só assim terão a oportunidade de serem ouvidas.

Fazer alarde sobre doenças reais ou imaginárias, opinar sobre questões alheias sem que isto lhe tenha sido solicitado, de modo a demonstrar que seus problemas são piores, são práticas comuns daqueles que necessitam chamar a atenção sobre si.

Tentar conquistar o afeto alheio se vangloriando de conquistas materiais, conhecimentos, aparência física, também são armadilhas em que o ego nos coloca para que nos sintamos importantes e, assim, tenhamos uma compensação para a nossa baixa auto-estima.

É essencial que nos mantenhamos alertas para perceber quando estamos sendo vítimas desse padrão inconsciente de comportamento.

Cultivar a confiança em nosso poder, e praticar a observação atenta de nossos pensamentos e sentimentos, é a única maneira de evitar que o vitimismo se torne nossa única maneira de atuar no mundo.

"As pessoas seguem falando a respeito de suas misérias, repetidamente. Elas até mesmo exageram, elas enfeitam, elas fazem com que as suas misérias pareçam ainda maiores... Por quê?... A miséria é tudo o que elas têm conhecido; isso tem sido a vida delas. Nada têm a perder, mas com tanto medo de perder...

...A pessoa simplesmente espera, e desperdiça sua própria vida.

...Se você puder ver o ponto, que você está miserável dentro de um certo padrão de vida, e que todas as velhas tradições dizem: você está errado. Eu gostaria de dizer... Você não está errado! É só o seu padrão, a maneira de viver que você aprendeu é que está errada.

As motivações que você aprendeu e aceitou como suas, não são suas. Elas não irão realizar o seu destino. Elas vão contra a sua essência, elas vão contra o que lhe é elementar. Lembre-se disso: ninguém mais pode decidir por você.
Osho




estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa