auravide auravide

O conhecimento e a sabedoria


Desde cedo somos condicionados a acreditar que o conhecimento é resultado do que compreendemos através da nossa mente. A capacidade intelectual nos é apresentada como a principal qualidade que precisamos desenvolver, para sermos vencedores na vida.

Mas a realidade, cedo ou tarde, nos mostra que tão essencial quanto o desenvolvimento da inteligência, é estarmos atentos ao que sentimos.

Quando vivenciamos profundamente nossos sentimentos, todo o nosso ser está envolvido. Ainda que não tenhamos plena consciência disto, é nesse momento que experimentamos de modo absoluto o real significado da vida.

Conhecer algo pela via da razão consiste em apenas reunir informação. Já o entendimento que resulta do sentir, se transforma em sabedoria.

O conhecimento intelectual consiste em aprender teorias e crenças acerca da verdade. Sabedoria significa a “a verdade em si”.

Isto não significa que o intelecto não tenha utilidade. Em muitas circunstâncias da vida ele é necessário. A questão é usar em excesso a inteligência e negar a emoção.

A emoção costuma ser desprezada em nossa civilização, pois é vista como fraqueza. O resultado disso é uma personalidade desequilibrada e, onde falta equilíbrio, a doença se instala.

Somente quando intelecto e emoção estão harmonizados, é que o ser humano se torna plenamente integrado e alcança o que Jung denominou de individuação.

“Simplesmente permaneça com a vida que está dançando em você, respirando em você, viva em você. Você precisa chegar mais perto de você mesmo para conhecê-la. Talvez você esteja demasiado longe de você mesmo. Suas preocupações o levaram longe. Você precisa voltar pra casa.

....Antes que você possa vir a se conhecer, você precisa ser você mesmo.
Você conhece sua face somente no espelho, a partir do exterior, pois você não está atento. Se começar a ficar atento, sentirá sua face a partir do interior – e essa é uma rica experiência, observar a si mesmo a partir do interior...

Então, lentamente, coisas estranhas começam a acontecer... E você é como uma ilha no meio de um oceano de silêncio...” – OSHO.




estamos online

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 39




elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Visite o Site do Autor


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa