Home > Autoconhecimento
O conhecimento e a sabedoria

O conhecimento e a sabedoria

por Elisabeth Cavalcante


Desde cedo somos condicionados a acreditar que o conhecimento é resultado do que compreendemos através da nossa mente. A capacidade intelectual nos é apresentada como a principal qualidade que precisamos desenvolver, para sermos vencedores na vida.

Mas a realidade, cedo ou tarde, nos mostra que tão essencial quanto o desenvolvimento da inteligência, é estarmos atentos ao que sentimos.

Quando vivenciamos profundamente nossos sentimentos, todo o nosso ser está envolvido. Ainda que não tenhamos plena consciência disto, é nesse momento que experimentamos de modo absoluto o real significado da vida.

Conhecer algo pela via da razão consiste em apenas reunir informação. Já o entendimento que resulta do sentir, se transforma em sabedoria.

O conhecimento intelectual consiste em aprender teorias e crenças acerca da verdade. Sabedoria significa a "a verdade em si".

Isto não significa que o intelecto não tenha utilidade. Em muitas circunstâncias da vida ele é necessário. A questão é usar em excesso a inteligência e negar a emoção.

A emoção costuma ser desprezada em nossa civilização, pois é vista como fraqueza. O resultado disso é uma personalidade desequilibrada e, onde falta equilíbrio, a doença se instala.

Somente quando intelecto e emoção estão harmonizados, é que o ser humano se torna plenamente integrado e alcança o que Jung denominou de individuação.

"Simplesmente permaneça com a vida que está dançando em você, respirando em você, viva em você. Você precisa chegar mais perto de você mesmo para conhecê-la. Talvez você esteja demasiado longe de você mesmo. Suas preocupações o levaram longe. Você precisa voltar pra casa.

....Antes que você possa vir a se conhecer, você precisa ser você mesmo.
Você conhece sua face somente no espelho, a partir do exterior, pois você não está atento. Se começar a ficar atento, sentirá sua face a partir do interior - e essa é uma rica experiência, observar a si mesmo a partir do interior...

Então, lentamente, coisas estranhas começam a acontecer... E você é como uma ilha no meio de um oceano de silêncio..." - OSHO.






Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga,
Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Email: elisabeth.cavalcante@gmail.com
Visite o Site do Autor
Publicado em: 19/08/2018 09:44:30

Veja também
Como aproveitar o trânsito de Júpiter sobre meu Mapa Natal?
O que fortalece a sua autoestima e não lhe deixa ficar num relacionamento abusivo?
Filhos de pais narcisistas perversos e o resgate da identidade
Quando o amor faz o abismo virar céu...
Os deveres do poder público
A Fórmula Mágica da Gratidão


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
segunda-feira, 19 de novembro de 2018

energia
I-Ching: 03 – CHUN – DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.


energia
Runas: Sowilo
Seja transparente. Dia excelente , força vital e sucesso.


19
Numerologia: Originalidade
Mudanças ha muito consideradas podem ser bem feitas hoje. Seja diferente e original. Este é o dia para o exercício da individualidade.
Experimente o novo e o ainda não tentado. Mantenha-se independente e decisivo e, sobretudo, tenha coragem de agir de acordo com os seus sonhos.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Previsões para o Brasil em 2019
2. Quais as influências do trânsito de Júpiter em Sagitário?
3. Mais do que no amor, invista no processo...
4. Ser menos ansiosa significa viver um amor mais intenso...
5. Suas escolhas são conscientes?
6. Você está em sintonia com o universo?
7. Perigo: 3 sinais de que um relacionamento é abusivo!
8. Você baseia sua vida no medo?

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa