Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


O Florescer da Meditação  
Home > Autoconhecimento

O Florescer da Meditação

por Conceição Trucom

Compartilhe
   

A meditação não é um método oriental; não é simplesmente uma técnica. Você não pode aprendê-la com descrições, mas somente praticando. Ela é um crescimento do seu viver total, resultante da sua busca do viver integrado.
A meditação não é algo que possa ser adicionado a você da maneira como você está. Ela não pode ser adicionada a você. Ela apenas pode vir até você através de uma transformação básica, pura mutação.
É um florescimento, um crescimento. Que é sempre do total, não uma adição. Assim como o amor, ele não pode ser adicionado a você. Ele cresce a partir de você, a partir da sua totalidade. Você tem que se permitir crescer em direção à meditação.

O Grande Silêncio
O silêncio geralmente é tomado como algo negativo, algo vazio, uma ausência de som, de ruídos. Esse mal entendido prevalece porque poucas pessoas já experimentaram o silêncio.
Tudo o que elas experimentaram em nome do silêncio é uma ausência de barulho. Mas o silêncio é um fenômeno totalmente diferente. É inteiramente positivo. É existencial, não vazio.
É um transbordamento, com uma música que você nunca ouviu antes, uma fragrância que não lhe é familiar, com uma luz que apenas pode ser vista pelos olhos internos. Não é algo fictício, mas uma realidade, aquela que já está presente em cada um de nós; apenas nunca olhamos para dentro.
Seu mundo interior tem seu próprio sabor, fragrância e luz. Ele é totalmente, imensamente e eternamente silencioso. Nunca houve qualquer ruído e nunca haverá. Nenhuma palavra pode chegar até lá, apenas você.
O verdadeiro centro de seu ser é o centro de um ciclone. O que quer que aconteça ao redor não o afeta. É um eterno silêncio: os dias passam, os anos e as épocas. Vidas passam, mas o eterno silêncio de seu ser permanece exatamente o mesmo - a mesma música silenciosa, a mesma fragrância do divino, a mesma transcendência de tudo o que é mortal, de tudo o que é momentâneo.
Não é seu silêncio. Você é silêncio. Não é algo que você possua; você está possuído por ele, e esta é a grandiosidade dele. Até você não está presente, porque até mesmo sua presença será um distúrbio. O silêncio é tão profundo, que não há ninguém, nem mesmo você. E este silêncio traz verdade, amor e milhares de outras bênçãos até você.

Crescendo em Sensibilidade
A meditação lhe trará sensibilidade, uma profunda sensação de pertencer ao mundo. É o nosso mundo - as estrelas são nossas e não somos estrangeiros aqui. Pertencemos intrinsecamente à existência. Somos parte dela, somos o seu coração.
Você se torna tão sensível que mesmo a menor folhinha de grama adquire uma imensa importância para você. Sua sensibilidade deixa claro a você que essa folhinha de grama é tão importante para a existência como a maior estrela.
Essa folhinha é única, insubstituível, tem sua individualidade própria. E essa sensibilidade criará novas amizades para você - com árvores, pássaros, animais, montanhas, rios, oceanos, estrelas e até com você mesmo. A vida se enriquece à medida que o amor cresce, que a amizade cresce.

Amor, a Fragrância da Meditação
Se você medita, mais cedo ou mais tarde você encontra o amor. Se você meditar profundamente, mais cedo ou mais tarde você começará a sentir um amor extraordinário surgindo em você, como você jamais conheceu. Uma nova qualidade em seu ser, uma nova porta se abrindo. Você tornou-se uma chama nova, e que agora deseja compartilhar com o mundo.
Se você amar profundamente, pouco a pouco você se conscientizará de que seu amor está se tornando cada vez mais e mais meditativo. Uma qualidade sutil do silêncio o está penetrando. Pensamentos estão desaparecendo, lacunas estão aparecendo. Silêncios! Você está tocando nas suas próprias profundezas.

O amor torna-o meditativo, se ele estiver na direção certa.
A meditação torna-o amoroso, se ela estiver na direção certa.

Você quer um amor nascido da meditação, não nascido da mente. Esse é o amor sobre o qual continuamente falo. Milhões de casais, por todo o mundo, estão vivendo como se o amor estivesse presente. Eles estão vivendo num mundo de "como se". Logicamente, como podem estar contentes?
Estão esvaziados de toda a energia. Estão tentando conseguir algo de um amor falso; ele não pode cumprir o prometido. Daí a frustração, o tédio sem fim, as reclamações constantes, as lutas e competições entre os amantes.
Ambos estão tentando fazer algo impossível: tornar seu caso de amor em algo eterno, uma utopia. Ele surgiu da mente, a qual não pode lhe dar sequer um vislumbre do eterno.
Primeiramente, entre na meditação, porque o amor resultará da meditação - o aroma essencial da meditação. A meditação é a flor, o lótus de mil e uma pétalas. Deixe-o abrir-se. Ajudá-lo a se mover na dimensão da verticalidade, da não-mente, do não-tempo.
Então, subitamente você verá que a fragrância está presente. Ela é eterna e incondicional. Então não é nem mesmo dirigida a alguém em particular. Não é um relacionamento, é mais uma qualidade que o circunda. Nada tem a ver com o outro. Você é amoroso, você é amor, então é eterno. É a sua fragrância.
Esse aroma sempre esteve em volta de um Buda, de um Zarathustra, de um Jesus. É um tipo totalmente diferente de amor, é qualitativamente diferente.

Compaixão
Buda definiu compaixão como "amor mais meditação". Quando o seu amor não é apenas um desejo pelo outro, não é apenas uma necessidade. Quando é um compartilhar.
Quando seu amor não é o de um mendigo, mas o de um imperador, que não está pedindo alguma coisa em troca, mas está pronto para apenas transbordar. Sem direcionar, mas pelo simples fato de estar pleno, preenchido de auto-amor.
Então, acrescente a meditação a ele e a fragrância pura será liberada, o esplendor aprisionado será liberado.
Isto é compaixão, um fenômeno de amor espontâneo, transbordante. O seu óleo essencial sendo sublimado por todo lugar que passa.
O sexo é animal, o amor é humano, a Compaixão é Divina.
O sexo é físico, o amor é psicológico e a Compaixão é Espiritual.
Portanto, a felicidade de viver em Compaixão é uma conquista Espiritual.

Vivendo na Alegria sem razão alguma
Absolutamente sem razão alguma. Você subitamente se sente feliz. Na vida comum, ficar feliz exige motivos. Mas essas felicidades não podem durar. São momentâneas, não permanecem. Se a sua alegria é causada por algo, ela desaparecerá. Breve você voltará a ficar triste, ansioso. Todas as alegrias o deixam em profunda tristeza.
Mas existe um tipo diferente de alegria. Subitamente você está feliz, sem razão alguma. Você não sabe responder o porquê. Eu não posso responder porque estou feliz. Não existe uma razão. É simplesmente um fato, uma comprovação. Esta felicidade não pode ser perturbada.
Agora, o que quer que aconteça, ela continua. Ela está presente, dia-a-dia. As circunstâncias mudam, mas ela permanece, então, certamente, você está chegando mais perto do Estado de Buda.
A felicidade é uma conquista espiritual.
OSHO do livro Meditação - A primeira e última liberdade - Ed. Shanti

Visite meu site e saiba mais sobre as novas turmas de prática semanal da Meditação do Coração. Você merece este presente!




Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
O Florescer da Meditação
Avaliação: 5 | Votos: 1

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email:
Visite o Site do Autor
Publicado em: 29/07/2014 15:32:13

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 20 de julho de 2018


energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade