Menu

O que representa a Pele

por Conceição Trucom em Autoconhecimento
Atualizado em 04/09/2008 17:07:08


PROTEGE NOSSA INDIVIDUALIDADE
É A MEMBRANA QUE NOS CONTÉM, NOS SEPARA DO OUTRO E DO MUNDO EXTERNO


A superfície total da pele pode chegar aos 2,5 m². Extremamente sensorial e tátil, representa a sensibilidade e capacidade de troca saudável com o Universo. O que eu permito receber e "deixo entrar"? O que eu não permito entrar ou receber? O que eu permito sair? O que aprisiono dentro de mim?

Através da pele, respiramos e eliminamos inúmeras substâncias que saem na forma de líquido (suor). Parte deste suor é aquoso e contém vários sais dissolvidos, motivo do seu sabor, geralmente salgado. Existe uma parte que é gordurosa e cumpre a função de formar um filme oleoso para evitar que o corpo desidrate-se facilmente; e também é responsável por nosso aroma pessoal, sendo que o que ingerimos, bebemos e pensamos irá afetar este "aroma", tornando-o agradável e atrativo ou não.

A transpiração cumpre dois papéis principais: regular a temperatura corporal e eliminar nossas toxinas via pele, não esquecendo da extensão (2,5 m²) deste portal de desentoxicação. Como é um processo sutil, pouca importância lhe damos. No entanto, perceba a quantidade de excretos que lavamos a cada banho.

Devemos dar muita importância ao banho nosso de cada dia, cuidando da temperatura da água e dos produtos que usamos, porque eles poderão “exagerar” na extração da nossa película oleosa e ainda deixar resíduos químicos que irão penetrar na pele desprotegida (agredida) e nos intoxicar; principalmente se a água estiver muito quente, quando então os poros ficam demasiadamente abertos.

Existem momentos, como numa sauna, quando aceleramos a limpeza da pele e pulmões, quando a transpiração nos causa enorme prazer e relaxamento. Perceba que no uso de uma sauna (ou ofurô) não devemos usar sabonetes e outros produtos, mas somente relaxar e "deixar sair".

Através da pele, poderemos viver os maiores estímulos de prazer e carinho, como também de dor. O contato da pele é direto, palpável e, geralmente, depende apenas da nossa vontade.
E aí temos um forte sinal dos tempos modernos, quando as pessoas não “querem” a intimidade “verdadeira” e abundam as doenças de pele. Se tocar e se permitir tocar é algo cada vez mais adiável, evitável, indesejável. E não adianta se auto-impor a intimidade com o outro, ela precisa começar por nós, conosco. E para isso precisamos de tempo, disposição, atenção, desejo.

Enquanto isso não acontece, a PELE grita. Tanto pelas fortes agressões dos produtos de higiene pessoal, excessivamente industrializados e comercializados, como pelo pouquíssimo, ou NENHUM espaço que ela tem para RESPIRAR.

Um recurso de carinho e estímulo da limpeza da pele pode acontecer por meio de uma escovação antes do banho diário. Uma escova de cerdas macias e cabo longo é a ideal. Ela irá estimular a limpeza e a produção da nossa hidratação aromática e natural.

Metafisicamente, problemas de pele revelam medo e ansiedade, impaciência e intolerância. A pessoa se sente ameaçada diante das trocas e, muito deste fenômeno se deve a uma necessidade emergente de se desfazer de "lixos" do passado. A pessoa sente a necessidade de colocar um escudo entre o seu mundo interno e todo o externo; pois o seu interno é "feio" ou “abandonado” e ela não deseja que os outros saibam.

A maioria das substâncias aplicadas sobre a pele inibe a respiração cutânea ou a intoxica pelo conteúdo de ingredientes tóxicos. Assim, atenção e prioridade para aquelas fórmulas que são mais neutras, naturais e fitoterápicas, pois a presença de corantes e muitos aditivos químicos nestes produtos não são benéficos. Neste sentido, a cosmética Ayurvédica é a ideal, minha eleita nas receitas da Aromaterapia, pois suas fórmulas usam somente óleos vegetais, ervas e argilas.
Evite usar roupas muito justas e feitas com tecidos sintéticos, pois eles perturbam o controle térmico natural, a circulação sanguínea subcutânea, a transpiração e o equilíbrio eletrostático.

Atenção na qualidade e frequência de uso de tinturas e cremes para o cabelo, sabonetes muito alcalinos ou perfumados sinteticamente, cremes e óleos de beleza não fitoterápicos, desodorantes e roupas lavadas com excesso de produtos químicos.

Cuidados de bom senso:
1) praticar uma dieta rica (50% mínimo) em alimentos crus, frescos, integrais, com elevado teor de fibras e substâncias antioxidantes, logicamente isentos de agrotóxicos;
2) praticar diariamente, em jejum e ao longo do dia, os sucos da "alimentação desintoxicante";
3) fazer uso de chás relaxantes e adstringentes. Consumir diariamente cerca de 8 copos de líquidos entre sucos, chá e água;
4) escovar a pele diariamente com uma escova de cerdas macias, ao acordar ou antes do banho;
5) automassagear-se diariamente e permitir-se receber massagens esporadicamente, usando produtos naturais e fitoterápicos que não agridam a pele;
6) tomar banho diariamente com a água o mais fria possível, e evitar o uso de sabonetes muito alcalinos;
7) procurar tomar um banho de cachoeira, rio ou mar 1 vez por mês; e de vez em quando, tomar uma boa sauna ou um banho de ofurô.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa