Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Receitas Antitabagismo  
Home > Autoconhecimento

Receitas Antitabagismo

por Conceição Trucom

Compartilhe
   

O hábito de fumar desencadeia uma série de debilidades orgânicas que acelera processos de envelhecimento de todas as células, principalmente as do sistema respiratório e cardiovascular.
No emocional, o fumo estimula hormonalmente quadros de depressão e ansiedade, colocando o usuário num rápido e inevitável círculo vicioso.
Na boca, considerada o principal portal de consciência do ser humano, é comum quadros de comprometimento, desde o hálito, os dentes e gengivas (doenças periodontais) e até tumores (língua, garganta, etc.).
O bom senso indica: pare de fumar. Mas, mesmo enquanto fumante estas debilidades precisam ser minimizadas ou contrabalançadas com alguns hábitos saudáveis.


O primeiro deles é aumentar o consumo de alimentos de origem vegetal, crus, frescos e idealmente orgânicos. O organismo de um fumante precisa de cargas elevadíssimas de agentes antioxidantes, para compensar o tanto de radicais livres (agentes de envelhecimento e mutações maléficas) que eles produzem no seu metabolismo diário. Através destes alimentos pode-se elevar a ingestão de vitaminas C e E, sais minerais como o cálcio, magnésio e selênio, fibras e ômega-3.
O segundo passo é buscar a prática de atividade física e técnicas de relaxamento como a meditação, buscando desta forma, desviar o envelhecimento, a depressão e a ansiedade, aliviar (desintoxicar) os pulmões e desviar a atenção da compulsão do vício.
O terceiro passo é desenvolver bons hábitos de higiene bucal, procurando dentifrícios que sejam terapêuticos para prevenir desordens nesta parte do corpo que pega as más substâncias deste vício de frente.
As receitas abaixo são ferramentas, mas o sucesso só irá acontecer com o verdadeiro comprometimento.

OS SUCOS DESINTOXICANTES
Devem ser tomados de 1 a 3 vezes/dia sendo o primeiro pela manhã em jejum (30 minutos antes da refeição matinal) e os demais no intervalo das refeições principais. Seguem 2 sugestões deliciosas. Outras receitas você consultar aqui no site ou mesmo criar uma com os ingredientes que você mais gosta.
1) LIMONADA DE MELANCIA
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de melancia em cubos - suco fresco de 1 limão - uns 5 ramos de hortelã (folhas + talos) - ½ colher (chá) de lecitina de soja.
Preparo: bata tudo no liquidificador, coe (se desejar) e beba imediatamente.
2) MOUSSE DE BETACAROTENO
Ingredientes: 1 xícara (chá) de manga em cubos - suco fresco de 1 limão - 1 cenoura média picada - 1 colher (sopa) de semente de linhaça pré-hidratada.
Preparo: bata tudo no liquidificador e coma de colher como uma mousse. Se desejar mais líquida (para beber) acrescente ½ copo de água de coco ou água filtrada.

ÁGUA DE MELISSA
Receita fitoterápica do século XVIII, criada pelas irmãs Carmelitas, indicada para interromper a dependência de drogas.
Ingredientes: 90 gramas de flores e folhas de melissa seca (180 gramas se fresca) - carcaça (casca) de 1 limão médio - 20 gramas de canela em pau - 20 gramas de cravo-da-Índia - 20 gramas de noz-moscada ralada na hora - 10 gramas de semente de coentro - 20 gramas de gervão (também conhecida como verbena ou gerbão) - 1 litros de álcool de cereais - 250 ml de água filtrada ou de fonte.
Preparo: num frasco de vidro com boca larga e tampa, adicione o álcool + a água. Junte os demais ingredientes e tampe. Cubra o frasco com papel pardo e deixe em local fresco e escuro, em infusão por 8 dias. Coe e guarde em frasco escuro. Mantenha em local fresco e escuro. Tome todas as noites 1 colher de chá desta tintura diluída em 1 xícara de água morna e ½ colher (chá) de mel.
A melissa, com sua doçura, é importante no controle e integração das emoções. O cravo e a canela vão melhorar toda a parte de circulação do sangue. O limão, além da lucidez e bom humor, também irá ajudar na circulação periférica. O gervão, da família das mentas irá trazer clareza e fortalecer as verdades mais profundas. A noz-moscada, digestiva e carminativa, ajuda a dissolver os gases (entre eles os do fumo) incrustrados nas células.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde, o que possibilitará o consumo destes alimentos com consciência e responsabilidade.




Obrigado por votar

Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Receitas Antitabagismo
Avaliação: 5 | Votos: 1

Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email:
Visite o Site do Autor
Publicado em: 29/07/2014 14:28:15

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
sexta-feira, 20 de julho de 2018


energia
I-Ching: 08 – PI – MANTER-SE UNIDO
Momento favorável à solidariedade. O isolamento enfraquece, a união faz a força. Colabore.


energia
Runas: Jera
Desfechos benéficos e resultados tangíveis para hoje.


20
Numerologia: Cooperação
O dia pede calma e tranqüilidade. Trabalhe em cooperação com os outros. Nada de agitação uma posição de quietude será benéfica hoje. Inspire outros a atingirem seu potencial máximo. Tenha cumplicidade.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Se você não se posiciona, não adianta reclamar da inconveniência do outro!
2. Enfrente seus medos
3. Como é um relacionamento ideal para você?
4. Quem são os abusadores emocionais perversos e como agem?
5. Aceite seus sentimentos
6. Falando de chacras e iniciações espirituais
7. Por que Você é assim?
8. Por que há espíritos negativos?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade