Menu

Saúde Holística

por Elisabeth Cavalcante em Autoconhecimento
Atualizado em 08/04/2020 11:35:19


O conceito de saúde holística pressupõe o tratamento do ser humano em todas as suas dimensões: física, emocional e espiritual. De nada adianta cuidar dos sintomas físicos, se não dermos a devida atenção às causas que os originaram.

As emoções estão por trás da maioria dos problemas e disfunções do corpo físico. É claro que não somente elas, mas também hábitos alimentares e de vida contribuem em muito para a degeneração física.

Mas, se não encararmos nossos sentimentos reprimidos, negados ou superdimensionados, certamente eles irão se manifestar em algum momento, na forma de doenças.

O tratamento físico de uma disfunção já estabelecida é fundamental para que o corpo tenha condições de se refazer. Entretanto, é preciso ter a coragem de ir fundo na investigação das causas que geraram o desequilíbrio e tratá-las através de processos terapêuticos.

A função das chamadas terapias alternativas como apoio aos tratamentos médicos e psicológicos convencionais, é extremamente importante. Isto porque além do corpo físico, feito da matéria mais densa, temos um corpo energético sutil, tão essencial para a vida quanto o primeiro, e é neste campo que a maioria delas atua. Homeopatia, acupuntura, essências florais, reiki, massagem corporal, cromoterapia, são os principais tratamentos disponíveis.

A busca pelo equilíbrio engloba, portanto, as várias dimensões do ser, que precisam de igual atenção para que possam formar um todo harmonioso. O aprofundamento deste processo leva, obrigatoriamente à necessidade da meditação.

Além de atuar no campo subjetivo, meditar também modifica a química cerebral, - conforme já comprovado pela ciência- e, ao fazê-lo, nos leva a um processo de relaxamento e paz que gera benefícios perfeitamente mensuráveis no físico e no emocional.

Cuidar da alma é tão essencial para a vida quanto cuidar do corpo. E isto não significa necessariamente adotar uma prática religiosa ou frequentar templos. Mas, simplesmente irmos para dentro e encontrarmos ali a resposta para todos os questionamentos, dúvidas e angústias que possuímos.

"A medicina captura as doenças do ser humano muito superficialmente. Meditação se apodera do humano do profundo do seu interior. Em outras palavras, pode-se dizer que a medicina tenta curar a saúde de uma pessoa de fora; a meditação tenta manter o ser interior de uma pessoa, saudável. Nem a ciência da meditação pode ser completa sem remédios, nem pode a ciência da medicina ser completa sem meditação, desde que o humano é corpo e alma..."
Osho.





estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa