Menu

A Morte dos Oceanos

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 09/07/2004 11:46:51


O oceanógrafo e defensor do meio ambiente Jacques Cousteau propunha uma visão aterradora das conseqüências da exploração e poluição humana nos oceanos do mundo. Se toda a vida aquática dos oceanos morresse subitamente, a matéria orgânica em decomposição produziria um odor de podridão insuportável. O mau cheiro afastaria as pessoas do litoral fértil para as montanhas e terras altas, que mal suportariam a chegada de tantos novos moradores. A liberação de gás carbônico na atmosfera poderia também se tornar muito maior. Sem o apoio da vida aquática para equilibrar os sais e gases da Terra, a quantidade de gás carbônico iria aumentar incessantemente, criando um efeito estufa. Isso impediria que o calor da Terra se dissipasse para o espaço, encapsulando-o abaixo da atmosfera e aumentando assim a temperatura a níveis intoleráveis. As calotas polares iriam derreter-se, provocando inundações de proporções gigantescas.

Por mais tenebrosos que possam parecer esses presságios, eles não constituem as únicas possibilidades. Quando a camada de matéria orgânica cobrir mar e terra, o muco irá interferir no processo de evaporação e nas chuvas subseqüentes. O resultado disso seria seca e fome planetárias. A última conseqüência, de trinta a cinqüenta anos depois que os oceanos morressem, seria a extinção da espécie humana. Confinados às áreas entre os mares mortos e montanhas estéreis, sofrendo de desnutrição, epidemias, e sem abrigo, os humanos finalmente sucumbiriam à anoxia, ou falta de oxigênio. Então, a vida na Terra ficaria reduzida a bactérias e algumas espécies de insetos remanescentes.

As Algas Marinhas
Os progressos científicos e industriais levam a um conhecimento cada vez maior destes recursos oceânicos de origem vegetal. Alguns países primam em aproveitar bem estes recursos alimentares, que hoje, cada vez com maior consciência, são primordiais e indispensáveis na vida dos oceanos como também na alimentação humana pela sua riqueza em proteínas, mucilagens, fibras e sais minerais.
A flora marinha, em vista das quantidades e variedades, parece ser infinitamente aproveitável, transformando-se em assunto de interesse mundial, com o fim de obter a preservação das águas, da sanidade ecológica destes sistemas, com o ganho de uma boa suplementação alimentar.
O mar é uma plantação que fabrica sem cessar as condições necessárias para a perpetuação do planeta e a vida humana. A verdadeira – significativa – produção de oxigênio do planeta vem das algas, que podem ser marinhas (água salgada) ou de água doce (lagos, córregos e rios).
De brinde, existem espécies de algas que geram produtos alimentícios e terapêuticos, com baixa interferência do homem.
Acredita-se que o alto consumo de algas no Japão seja responsável não só pela baixa incidência de moléstia cardíacas e varizes, como pela capacidade de conservação da pele de homens e mulheres. Algas são fonte riquíssima dos nutrientes, energia do mar e toda a sua imensa importância planetária. Possuem vitaminas A, D, E e do complexo B em grandes quantidades. Contêm proteínas vegetais ricas em aminoácidos essenciais e livres, além de fatores de crescimento que conferem elevada vitalidade a este tipo de alimento. Nos produtos de beleza, ajudam a rejuvenescer a pele, tratar e combater a celulite.
O brasileiro ainda desconhece o potencial deste alimento, que além de nutrir, traz inúmeros benefícios à saúde quando regula hormônios, rejuvenesce, vitaliza e trata músculos, pele, pelos e ossos.

“O PROJETO ALGA VIVA”
Um ALERTA! As algas colhidas para consumo humano, animal ou extração de ativos, precisam ser provenientes de plantações ecologicamente corretas e jamais de extração predatória.


As algas brasileiras, pouco conhecidas e mal exploradas, apresentam uma tendência à colheita predatória, satisfazendo os interesses de uns poucos, não muito preocupados com o social e o ecológico.
Assim, não desejo divulgar os benefícios do consumo de algas brasileiras, sem antes dar a este novo hábito a consciência social e ecológica que tal tema merece.
Uma boa notícia! Já existem ONGs e muitas pessoas interessadas em fazer do consumo das algas brasileiras um projeto de SAÚDE SOCIAL E ECOLÓGICO.
Desejo que este meu trabalho e todos os simpatizantes com ele, sejam co-criadores desta consciência, implementando o consumo de algas brasileiras em suas vidas, mas sem esquecer do amor aos oceanos e ao planeta. Afinal, Somos Todos Um.
A alga que estou divulgando e difundindo para consumo juntamente com os Sucos Desintoxicantes, pertence ao gênero Gracilaria, originalmente de coloração vermelha, apesar de bastante clorofilada. Por sua participação no ciclo da fotossíntese, apresenta um papel importante, juntamente com outras algas e o plâncton, na manutenção dos níveis de oxigênio do planeta.
Para o consumo humano elas são lavadas com água potável, são secas e clarificadas ao sol, sendo portanto riquíssimas em prana (energia cósmica).
Alga de origem Agarófita, ela é rica em Agar-agar, uma gelatina vegetal, um extrato gelificável, insolúvel em água fria, mas solúvel em água quente. Um espessante natural, ajuda em muito no processo de desintoxicação ao proporcionar volume e fluidez fecal.
Em termos nutricionais, ela contém proteínas ricas em aminoácidos essenciais, além de elevado teor de fibras, sais minerais e vitaminas. Devido ao seu rápido crescimento (2-3 meses) contém fatores de crescimento e várias outras substâncias ativas que podem suplementar, sem excessos, as necessidades nutricionais para cada fase de desenvolvimento do organismo humano.
Trata-se portanto de um suplemento nutricional ideal para a manutenção da harmonia e equilíbrio do corpo humano.
Aliás, os organismos marinhos têm sido evidenciados como uma nova fonte de substâncias altamente reativas, capazes de produzir os mais variados efeitos biológicos.
Devido à sua forte atuação nos tecidos estruturais como ossos, músculos, pele, unhas e cabelos, ela irá trazer uma sensação que passarei a chamar de “Eternamente Jovem”.

RECEITAS COM ALGAS
A mucilagem preparada a partir das algas agarófitas, ricas em Agar-agar, sugiro seja adicionada às receitas dos sucos desintoxicantes, para provocar uma sinergia perfeita com as frutas, legumes e folhas, ao lhes somar valor nutricional e sabor.
A alga poderá ser consumida de duas formas:
• Somente hidratada após ficar de molho em água por 3 horas ou,
• Transformada em gel após cozimento em água por 20 minutosPREPARO DO GEL (gelatina)
1) Coloque todo o conteúdo do pacote (50 gramas) de molho em água fria com o suco e casca de 1 limão. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos.
2) Escorra a água do molho e lave em mais uma água para eliminar o cheiro característico.
3) Acrescente 2 litros de água potável e o suco de meio limão.
4) Ferva com a panela tampada (em fogo baixo) por cerca de 20 minutos.
Importante: A panela não pode ser de alumínio. Deve ser de cerâmica, barro, ferro, vidro, ágata, etc.
5) Coe usando uma peneira plástica, coletando o filtrado num pote plástico que tenha tampa. Elimine o resíduo que fica sobre a peneira.
6) Deixe esfriar naturalmente e coloque na geladeira.
Esta mucilagem - enquanto morna - tem consistência espessa, porém ao ser levada à geladeira transforma-se em um bloco de gelatina.
Todas as receitas preparadas com este gel, devido à forte presença do Agar-agar, com sua facilidade em reter a hidratação dos alimentos, irão proporcionar enorme saciedade. Ou seja, ela pode ser usada como uma aliada nos tratamentos de emagrecimento e perda de excesso de gordura corporal.
Pelo mesmo motivo, a presença do Agar-agar favorece na formação do volume e fluidez fecal, facilitando todo o trabalho de eliminação dos excretos. Ou seja, esta mucilagem auxilia na dinâmica da Alimentação Desintoxicante.

Mousse de Manga
Ingredientes: 1 xícara de gel de alga gelado – 2 xícaras de manga picada (pode ser substituída por caqui ou morango) – suco de 1 limão – 1 cenoura – folhas de hortelã a gosto – adoçante natural a gosto.
Preparo: Bata tudo no liquidificador. Importante: Não acrescente água. Como fica bem cremoso, há que ajudar com uma espátula. Descarregue em taças, decore com sementes de gergelim e um ramo de hortelã e sirva imediatamente.

Mousse de Goiaba
Ingredientes: 1 xícara de gel de alga gelado – 2 goiabas grandes inteiras – suco de 1 limão – 1 inhame pequeno cru – adoçante natural a gosto.
Preparo: Bata tudo no liquidificador. Importante: Não acrescente água. Como fica bem cremoso, há que ajudar com uma espátula. Coe numa peneira plástica para separar as sementes. Descarregue em taças, decore a gosto e sirva imediatamente.

Mousse de Mamão
Ingredientes: 1 xícara de gel de alga gelado – 2 xícaras de mamão formosa ou papaia picado miúdo - 1 inhame cru + suco de 1 limão + 3 colheres de sopa de leite em pó desnatado. Atenção: Não usar água. Despejar em taças e servir imediatamente. Você poderá decorar com: a) granola, b) pedaços de fruta inteira, c) sementes cruas de gergelim ou linhaça, d) uva passa ou ameixa seca picada.

Promoção julho: Na compra do livro Alimentação Desintoxicante você ganha 1 sachê de Alga
Saiba mais nos seguintes links:
Alga Marinha
Livro Alimentação Desintoxicante + Sachê de ALGA MARINHA


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa