auravide auravide

Ação que faz bem ao Coração - Parte 1


Diante de um afastamento da nossa natureza (essência), surge a dor como um guia para que esta fundamental re-aproximação aconteça.
Por outro lado, não penso que a doença seja necessária, porque podemos crescer sem necessariamente passar pela dor. Para tanto, é primordial que estejamos despertos e sábios, nos colocando sempre em condições favoráveis para enfrentar todos os naturais desafios com maior chance de vitória.

Estar desperto e alerta quanto à nossa “significância” aqui na Terra, ser corajosamente verdadeiro conosco (todo o tempo), seguir fielmente nossos valores internos, se desidentificar dos valores e modelos do mundo. Todas estas atitudes são incansavelmente necessárias, mas realmente difíceis de colocar na prática.
Mas não é impossível. Lenta e gradualmente podemos conquistar tais atitudes. Afinal, este é o grande diferencial da questão. Esta capacidade de enfrentar o quê, para a grande maioria é impossível (assim pensam), como algo possível.
Vamos ser positivos: Como minimizar todas estas dificuldades? Como viabilizar esta integridade com o nosso interno e a missão pessoal?

O corpo é um instrumento e como tal deve ser tratado. Por ele devemos começar. A harmonia do corpo pode nos levar rapidamente para a harmonia da mente e do emocional.
Todas as filosofias, doutrinas e oráculos milenares falam de práticas corporais essenciais para os trabalhos com os aspectos mais espirituais e sutis da vida. Não só a saúde física, mas também a sensibilidade, a percepção, a criatividade, a inspiração, os poderes de cura, os insights, a mediunidade, a paranormalidade, só acontecem de forma poderosa e sábia, quando manifestadas num corpo físico em harmonia e saúde.
A saúde mental, o equilíbrio emocional, a gratidão e a compaixão também têm sua força e poder a partir deste mesmo corpo pleno de energia, uma vez em harmonia.
Assim, estamos começando uma série de textos que falam dos cuidados de saúde, todos preventivos, fortificantes, preparadores de estados de abertura às transformações e crescimento.

ALIMENTAÇÃO NATURAL
O consumo de alimentos frescos e crus (isentos ao máximo de agrotóxicos) como as frutas, hortaliças, raízes, legumes, brotos e sementes oleaginosas devem ter prioridade em todas as refeições.
Eles contêm energia, vitalidade, nutrientes de altíssima qualidade, fibras e a cumplicidade para com a vida. Também chamados de nutracêuticos, são alimentos que nutrem e curam.

O ideal seria que um mínimo de 50% da alimentação diária fosse baseada nestes ingredientes, principalmente nas primeiras refeições do dia, como no jejum (sucos desintoxicantes) e lanche matinal.
Nas últimas 5 décadas, existem inúmeros livros médicos com relatos de pessoas que se curaram milagrosamente de doenças crônicas e graves como câncer, cardíopatias, infertilidade, diabetes e anemia, fazendo uma reengenharia alimentar, onde o consumo destes alimentos passou a ser entre 75 a 100%.

Assim, uma alimentação crugívera (baseada em vegetais crus) parcial ou total (depende dos seus objetivos), é a minha sugestão de alimentação saudável, que pode ser facilmente aplicada no dia-a-dia através de:
- Sucos desintoxicantes
- Lanches desintoxicantes
- Saladas cruas
- Sopas frias (centrífuga) ou cozidas “al dente”

Exemplos de frutas não faltam, já que vivemos num país tropical; mas o limão, a laranja, a uva escura, a banana, o figo e a maçã não devem faltar em sua despensa.
Hortaliças orgânicas e hidropônicas já são de fácil acesso a todos, mas as crucíferas (couves, brócolis, repolhos), alfaces e hortelã são o verde mágico dos sucos clorofilados frescos e das saladas cruas.

Na escolha das raízes temos o fantástico inhame, que juntamente com a cenoura, a beterraba e a bardana, fazem qualquer suco virar um potente agente de cura. Com sua energia Yang, as raízes nos trazem vitalidade e a força da ação.

Os legumes são muitos, mas os meus preferidos são a fantástica abóbora (com suas sementes), o pepino e o tomate.
Os brotos são alimentos chamados biogênicos, ou sejam, que geram vida, portanto uma fonte de celebração para com o nascer, desabrochar, crescer e viver. Além de bastante clorofilados, são ricos em vitaminas, sais minerais, fitohormônios e fatores de crescimento. Nem sempre fáceis de encontrar, podemos produzi-los caseiramente ou comprar aqueles que são mais comuns como os de feijão, alfafa e de bambu.

Quanto às sementes oleaginosas, em meu livro “Soja e as sementes que curam”, falo delas com todo o respeito que merecem. Ricas em gorduras nutricionais e proteínas, têm o poder de equilibrar nossos hormônios, reconstruir nossas células cerebrais, tratando problemas de memória, aprendizado e agilidade mental, além de facilitar a perda do excesso de gordura corporal. Bons exemplos destas sementes são a linhaça, o gergelim, o girassol e a castanha do Pará. Como tudo na vida, é importante saber consumi-las na dosagem certa, pois o excesso irá trazer problemas digestivos.

ATIVIDADE FÍSICA
Dá mais energia - A mobilização de energia provocada pela atividade física aumenta o número de mitocôndrias e células vermelhas no sangue, que por sua vez aumentam a quantidade de oxigênio enviada ao cérebro e músculos. Como regra geral, pessoas que se exercitam, tendem a dormir melhor, ter mais energia e agilidade mental do que as sedentárias.

Rejuvenesce - A atividade física adequada e moderada irá manter ativo todo o vigor muscular. Conforme envelhecemos os músculos tendem a encurtar a uma taxa de 1% ao ano. Mas este processo começa dependendo do seu nível de atividade física. Sem exercícios esta degeneração irá se iniciar ao redor dos 30 anos, mas a prática consistente de algum tipo de atividade física poderá atrasar este processo até os 60 anos.

Os exercícios também aumentam o fluxo sanguíneo para a pele, levando mais nutrientes e retirando as toxinas. Estudos mostram que a atividade física adequada, moderada e consistente retarda o enrugamento da pele e a queda de cabelos.Equilíbrio emocional e sistema nervoso central - O sistema nervoso central degenera-se com a idade, ou seja, os neurônios vão morrendo e sem uma atividade física adequada e consistente, dificilmente são repostos. A inteligência emocional e plural dependem deste sistema ativo, bem ramificado e saudável. A ginástica cerebral é totalmente baseada na mobilização corporal e estímulo dos 5 sentidos. Estudos mostram que pessoas de vida sedentária, no avançar da idade, têm problemas de memória, movimentos musculares e depressão. Em contrapartida, existem estudos mostrando pessoas de idade avançada, porém ativas, com boa agilidade muscular e mental, além de serem produtivas e muito construtivas.
Exercícios aeróbicos têm um efeito antidepressivo em pacientes sofrendo de depressões leves ou moderadas, reduzindo também níveis de raiva, fadiga e confusão mental/emocional.
A Terapia do Riso e a Ginástica Cerebral, por exemplo, são umas das dinâmicas que trabalham intensamente estas questões bem como o stress.

Prevenir doenças - Estudos revelam que doenças como a osteoporose, hipertensão, câncer, obesidade e tantas outras, podem ser evitadas com o hábito salutar de caminhar 30-60 minutos, ao menos 4 vezes por semana. Mas esta caminhada pode ser facilmente substituída pela dança, yoga, meditação, tai chi chuan, natação...

Enfim, como afirmam os grandes mestres, jamais adentre no mundo da espiritualidade sem as práticas da alimentação saudável e da atividade física.
O crescer exige disciplina, coragem e muito discernimento, qualidades improváveis de serem mantidas num corpo físico em desarmonia.

A busca do autoconhecimento não está separada do corpo físico, mas completamente integrada.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa