auravide auravide

Ação que faz bem ao Coração - Parte 3


Para quem está acompanhando esta série de textos, sabe que estamos falando da AÇÃO - atitude - de cuidar do nosso corpo físico com muita atenção, respeito e carinho.
O nosso corpo de carne e osso é um instrumento desta experiência “encarnatória”, e como tal deve ser tratado, um instrumento perfeito e divino. Somente através dele poderemos realizar todo o propósito desta experiência aqui na Terra, que é de pura evolução espiritual.
Vamos dar continuidade ao tema, que além de ser vasto, precisa ser abordado pelos seus múltiplos canais de nutrição e acesso.

Já falamos nos textos anteriores sobre a alimentação natural e predominantemente crugívera (vegetais crus e frescos), sobre atividade física e hidratação.
Esta semana desejo falar um pouco mais sobre atividade física e iniciar no tema das práticas de relaxamento e meditação.

ATIVIDADE FÍSICA
Atividade física regular ajuda na manutenção de um peso ideal e saudável. Ser fisicamente ativo também proporciona mais energia, bom humor e reduz o risco de desenvolver doenças crônicas.
Praticar alguma atividade física faz muito bem. Com ela é possível retardar o envelhecimento, ter mais disposição para a rotina cotidiana, aliviar estresse e aumentar a auto-estima. Também ajuda muito quando queremos parar de fumar e deixar de lado outros vícios.
IMPORTANTE: Não escolha atividades físicas que você não tenha prazer em executar.
Uma excelente dica: caminhadas. Caminhar diariamente (ou pelo menos 3 vezes por semana), por 30 minutos. É o suficiente para fazer bem ao corpo e à mente.
Caso você não tenha tempo ou dinheiro para ir a uma academia, habitue-se a dançar (até transpirar) por 30 minutos diariamente antes do banho. Você obterá excelentes resultados.
Se você gosta de natação, esta é uma excelente forma de se exercitar.

TORNADO-SE FISICAMENTE ATIVO
Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria ou mesmo todos os dias da semana. Para atingir e manter um peso saudável, poderá ser necessário realizar 60 minutos ou mais de atividade física de intensidade moderada todos os dias.
Atividades físicas podem incluir exercícios estruturados como caminhar, correr, praticar basquetebol ou outros esportes. Você também pode incluir atividades cotidianas como afazeres domésticos, trabalhos no jardim ou caminhar com o cachorro. Escolha uma combinação de atividades estruturadas e cotidianas que encaixem no seu horário.
Se você tem estado inativo por um bom tempo, comece devagar e exercite-se por até 30 minutos por dia num ritmo que seja confortável. Caso não seja capaz de fazer exercícios por 30 minutos de uma vez, acumule atividades físicas durante o curso do dia em sessões de 10-15 minutos.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
Reduzir o risco ou controlar doenças crônicas como diabetes tipo 2, pressão alta e colesterol, doenças cardíacas, osteoporose, artrite e alguns tipos de câncer;
- Construir músculos articulações e ossos saudáveis;
- Melhorar o equilíbrio e flexibilidade;
- Prevenir a depressão;
- Melhorar o humor e a sensação de bem-estar.

ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA
Você pode atingir seu objetivo com pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada fazendo atividades físicas aeróbicas. Exercícios aeróbicos incluem qualquer atividade que faz a respiração mais rápida do que quando em descanso e eleva a freqüência cardíaca.
Especialistas recomendam exercícios de intensidade moderada. Nesse ritmo, você pode respirar mais forte e achará mais difícil falar, mas ainda deve ser capaz de manter uma conversa. Se você está começando, vá devagar no exercício para ficar num ritmo de intensidade moderada.

COMECE!
Para adicionar mais atividade física na sua vida diária tente:
- Dar uma caminhada em ritmo rápido ao redor do quarteirão com familiares, amigos ou colegas de trabalho.
- Limpar as folhas do chão.
- Subir escadas no lugar de pegar o elevador quando for seguro fazer isso.
- Cortar a grama.
- Dar uma parada nas atividades em casa ou no trabalho, levantar-se e alongar-se ou dar uma caminhada.
- Estacionar seu carro distante da entrada das lojas, cinema ou de casa, e caminhar a distância extra quando for seguro fazer isso.

MUSCULAÇÃO
Esta é outra forma de praticar os 30 minutos diários mínimos recomendados de atividade física moderada. Ela ajuda a queimar as calorias extras e construir músculos, ossos e articulações fortes.
Especialistas recomendam musculação 2 a 3 dias por semana, com um dia inteiro de descanso entre as sessões para permitir a recuperação muscular. Caso você seja novato na musculação e na atividade física em geral, considere contratar um profissional certificado para ajudá-lo a exercitar-se de forma segura e efetiva.
Se você já pratica atividades físicas regulares, procure intensificá-las agora. Você perceberá que o seu rendimento vai melhorar muito, trazendo grande satisfação.
Lembre-se que grandes mudanças no ritmo de exercícios praticados por qualquer pessoa devem ser precedidas por uma avaliação médica. Não corra riscos.

MEDITAÇÃO
Meditar é estar com o corpo relaxado e a mente alerta. Trata-se de calar o que é prolixo na mente, para poder ouvir o que a alma tem a dizer. E mais que isso: neste exato momento, Agora. Quando então temos a real possibilidade de, em estado de absoluta presença, decidir, escolher e agir.
É permitir estar em contato com o melhor de nós, o verdadeiro, o essencial, quando estamos percebendo a integração de nosso corpo, mente e espírito.
O objetivo é buscar o silêncio que existe dentro de nós, tantas vezes perdido na elevada sonoridade das emoções e sentimentos egóicos.
Quando damos ao corpo uma postura relaxada e imóvel e paramos para, como observadores, perceber a mente, o intervalo entre cada pensamento começa a ter espaços cada vez maiores de silêncio. Neste ponto, podemos ter acesso ao nosso verdadeiro Eu, ao campo da pura expansão da consciência.Trecho do FANTÁSTICO livro “O PODER DO AGORA” – Ekhart Tolle – Ed. Sextante

Pergunta: O pensamento não é indispensável para sobrevivermos neste mundo?
Nossa mente é um instrumento, uma ferramenta. Está ali para ser usada em uma tarefa específica e depois ser deixada de lado. Sendo assim, eu poderia afirmar que 80 a 90% dos pensamentos não são só repetitivos e inúteis, mas também nocivos. Observe sua mente e verificará como isso é verdade. Esta atitude causa uma perda significativa da energia vital.
Este tipo de pensamento compulsivo é, na verdade, um vício. O que caracteriza um vício? Simplesmente o não termos mais a opção de parar. O vício parece mais forte do que nós. Proporciona uma falsa sensação de prazer, um prazer que, quase sempre, se transforma em sofrimento.

Pergunta: Por que temos que ser viciados em pensar?
Porque estamos identificados com esse processo, já que a percepção do Eu interior tem origem no conteúdo e na atividade de nossas mentes. Acreditamos que deixaríamos de existir se parássemos de pensar. No processo de crescimento, construímos uma imagem mental de nós mesmos, baseada em nosso condicionamento pessoal e cultural. Podemos chamar isso “o fantasma pessoal do ego”. Consiste em uma atividade mental e só pode ser mantido através do pensar constante. A palavra ego tem sentidos diferentes para pessoas diferentes, mas aqui significa um falso Eu interior, criado por uma identificação inconsciente com a mente.
Para o ego, o momento presente dificilmente existe. Só o passado e o futuro são considerados importantes. Esta total inversão da verdade explica por que, para o ego, a mente não tem função. O ego está sempre preocupado em manter vivo o passado, porque pensa que sem ele não seríamos ninguém. E se projeta no futuro para assegurar a continuação de sua sobrevivência e buscar algum tipo de escape ou satisfação lá adiante. Ele diz assim: “Um dia, quando isso ou aquilo acontecer, vou ficar bem, feliz, em paz”. Mesmo quando o ego parece estar preocupado com o presente, não é o presente que ele vê, porque constrói uma imagem completamente distorcida, a partir do passado. Ou então reduz o presente a um meio para obter o fim desejado, um fim que sempre consiste em um futuro projetado pela mente. Observe sua mente e verá que é assim que ela funciona.
O momento presente tem a chave para a libertação. Mas você não conseguirá percebê-lo enquanto você FOR a mente.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa