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Alerta: Dietéticos não substituem os naturais


A febre do consumo de shakes para emagrecer, pode trazer prejuízos.

Precisamos sim emagrecer com saúde, de forma gostosa e natural.

Essas são as promessas dos produtos para o preparo de alimentos dietéticos.
Eles estão se tornando "coqueluche" entre as pessoas que desejam perder peso rapidamente e alguns esportistas.
Milagres não existem. Para perder peso é necessário comer menos e movimentar o corpo. Reeducar hábitos e atitudes.

Alimentação Consciente e Hábitos Saudáveis:
Os milk-shakes dietéticos são complementos nutricionais desenvolvidos em laboratório para auxiliar a repor os nutrientes que uma alimentação comum, inúmeras vezes, não consegue oferecer.
Estas fórmulas contêm proteínas, carboidratos, fibras, um pouquinho de gordura e número muito baixo de calorias.
Para emagrecer utilizando estes produtos não se deve abrir mão da uma alimentação natural e consciente, com menos calorias e, fazendo exercícios, hidratando-se, respirando... caso contrário, o resultado não corresponderá como esperado, podendo inclusive causar seqüelas.
A maneira mais saudável, de usar os shakes, é como uma pequena refeição, substituindo somente uma das refeições do dia.
Os alimentos dietéticos de preparo instantâneo também apresentam em sua composição, além dos nutrientes tradicionais, substâncias que se expandem no estômago como a espirulina (proteína de algas), o glucomanan (raiz de uma planta), goma guar (fibra vegetal) e a gelatina, para você não sentir fome em um curto prazo de tempo.

Quando surge o problema?
O principal problema ocorre quando as pessoas pretendem trocar sua alimentação normal, supostamente balanceada, por três ou quatro copos diários destes suplementos.
A idéia de substituir totalmente as refeições é combatida por nutricionistas, preparadores físicos e farmacêuticos.
Como o próprio nome sugere, os complementos nutricionais não devem exercer o papel de todas as refeições. O corpo humano tem necessidade de alimentos sólidos e frescos, que são fontes insubstituíveis de vitaminas, enzimas, sais minerais e fibras (principalmente frutas, legumes e verduras). Sua carência pode trazer problemas para o organismo.

A vantagem dos shakes é serem instantâneos: basta colocar no liqüidificador com água, leite (desnatado) ou suco de frutas (evitar abacate, banana, mamão e manga) e está pronto.
Por isso, quando estiver sem tempo, prefira um deles às guloseimas dos fast-foods... para você aproveitar melhor e de maneira mais saudável estes complementos nutricionais aqui vão algumas dicas:
Tomá-lo gelado (sem exageros) também ajuda a emagrecer, pois o corpo gasta energia para trazer o alimento à temperatura do corpo.
Substituir a cada dia apenas uma das refeições principais (café da manhã, almoço ou jantar) pelos complementos nutricionais.
Prefira-os no lugar de petiscos como bolachas, sanduíches e doces que são muito calóricos e lotados de aditivos tóxicos.
Para quem malha muito e não consegue repor totalmente as energias gastas durante o dia, os milk-shakes dietéticos também são uma sugestão.
Na hora da compra, prefira sempre produtos idôneos com boas informações de rotulagem e informe-se sobre o fabricante. Não arrisque, pois suplementos com fórmulas desbalanceadas podem prejudicar a saúde.

Crianças abaixo dos 6 anos devem evitar o consumo de milk-shakes dietéticos. Nesse período o seu uso em demasia pode causar deficiência de alguns nutrientes essenciais para o crescimento.

Para emagrecer com saúde não há segredo:
- Coma menos mas com qualidade. Não necessitamos de muito alimento para sermos saudáveis, o que mais necessitamos é de observar a qualidade de tudo o que ingerimos.
- Habitue-se a consumir bastante salada verde antes de iniciar uma refeição principal. Ela vai encher o estômago, reduzindo a fome, além de consumir muita energia para a sua digestão.
- Beba água, chás de ervas, água vitalizada (água mineral + gotas de suco de limão + 1-2 folhas de ervas frescas) nos intervalos dos lanches e refeições. Hidrate-se. A hidratação ajuda a eliminar as toxinas geradas na queima das gorduras.
- Exercite-se todos os dias. Dance, caminhe, enfim, pratique algo que te dê prazer.
- Observe a sua respiração e inicie uma reeducação. Através de uma reeducação respiratória podemos ter maior controle do nosso equilíbrio emocional.
- Opte por ver e ouvir (também são fontes de nutrição) coisas que valham a pena.

Assim você terá corpo e mente saudáveis e ativos.

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Semeie um pensamento, colha um ato
Semeie um ato, colha um hábito
Semeie um hábito, colha a sensação feliz da vitória
Semeie a sensação feliz de vitória, colha um destino


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Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
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