Menu

Alimentação Desintoxicante: Limão X Lucidez

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 18/11/2005 12:37:55


Pois é. Está chegando o final de ano, tempo de festa, presentes e comilança. Também é um bom momento para encerrar padrões e hábitos reconhecidamente negativos e pensar com lucidez sobre quais caminhos novos desejamos trilhar.

Importantíssimo lembrar que tudo o que permitimos entrar em nosso corpo, seja o alimento ou o pensamento podemos visualizar como a nossa semeadura, ou seja, as sementes que permitimos entrar em nosso SER. E lembrar também que naturalmente esta semeadura irá brotar, florescer e gerar frutos.

Então, minha sugestão para estes últimos dias do ano é que você realize o seguinte exercício:

PARE: O pensamento indesejado. Diga "PARE" para si próprio. Perceba que você é quem fica na entrada da porta chamada “Amo-me” e, portanto, a única que pode permitir (ou não) a entrada de pensamentos destrutivos.

OLHE: Observe especificamente o que está pensando. Qual a qualidade dos seus pensamentos? Use óculos de grau ou lupa sobre seus pensamentos.

ESCUTE: Escute a causa do tema. O que você teme? Medo é o oposto do amor! Qual é a emoção por detrás do assunto?

SINTA: Particularmente para o medo, a raiva, o desespero, o ciúme, a inveja, a suspeita, a resignação, o orgulho, a necessidade de fuga. Existe auto-sabotagem? Ilusão? Atitudes inadequadas ou preguiça em suas ações?

AJA: Agora é necessário agir. Agir pelo coração = coragem + ação. Procure se centrar em seu coração e tomar a ação dizendo em voz alta: Eu tenho fé em mim mesma, para procurar o que é melhor para mim. E nesta ação, a primeira iniciativa é: DESINTOXIQUE-SE. Diga ADEUS ao velho. Crie espaços para o novo... Desapegue-se deste velho que rumina puro passado tóxico.
Então, vamos ajudar nosso corpo e mente a serem mais lúcidos, mais estáveis, harmônicos, equilibrados, dando para eles alimentos e pensamentos, saudáveis, através de fontes de energia que lhe fazem bem. Chega – Basta de dificuldade, estados de emergência, estresse e desânimo.
Pense que seu corpo físico e mente passam dias, meses e anos tentando apagar incêndios. Imagina o estado de desesperança que isto pode causar. Imagine isso para a sua vida. Estar o tempo todo, a vida toda, dia e noite, só esperando para saber onde vai ser a próxima emergência! Isso é vida?
É por isso que acredito tanto na proposta simples, mas absolutamente amorosa e inteligente da Alimentação Desintoxicante. Tudo o que ela propõe é um cuidado diário de estar limpando o nosso corpo físico, células, líquidos corporais, CORAÇÃO e MENTE.
E junto com este trabalho delicado e divino de limpeza, integrando, a Alimentação Desintoxicante realiza uma ativação da vida, da energia vital, da inteligência metabólica, da inteligência plural, enfim, da capacidade de VIVER com letras maiúsculas.
Porque VIVER com letras maiúsculas? Porque somente com os seus corpos desintoxicados, respeitados (amados) e adequadamente nutridos, torna-se possível crescer, evoluir, sentir-se significante. Ou seja, a VIDA vale à pena.

A Alimentação Desintoxicante é basicamente o consumo diário, em jejum (= banho interno diário) de um suco preparado com frutas, folhas, raízes, sementes e brotos. Sempre alimentos crus, frescos e idealmente orgânicos. Alimentos também chamados de VIVOS, (bio = vida + gênicos = geram à geram a vida) Biogênicos(*) e (bio = vida + ativos = que ativam à que ativam a vida) Bioativos(*).
E dependendo do seu nível de intoxicação, saúde e desequilíbrio, torna-se indicado o consumo de mais 2-3 sucos desintoxicantes ao longo do dia, realizados no intervalo das refeições principais.
Por que sucos? Por estarem na forma líquida, sua capacidade de assimilação é rápida e máxima.
E, como estamos falando de lucidez, recomendo que todos os sucos tenham como ingrediente cativo 1 limão, cuja função será principalmente a de alcalinizar o sangue e demais líquidos corporais, implicando num rápido estado alterado de consciência, próximo ao estado alfa. Ao estado de alerta que é o meditativo, o de observação consciente.
Além disso, o suco do limão ajuda a fixar os sais minerais (cálcio, ferro, magnésio, etc.), portanto (espiritualidade com responsabilidade) aterrar(*) e cuidar da qualidade de todos os vasos, veias e (deixar fluir e trabalhar a confiança no universo) artérias(*), principalmente se for usada a polpa e partes da casca do limão.
Meu objetivo é fazer você compreender que o consumo diário e regular do limão é profilático e um verdadeiro elixir da longa vida. Vida com qualidade, leveza e lucidez.
Infelizmente no Brasil, por absoluta falta de informação e cultura, o consumo “per capta”, segundo pesquisa recente do IBGE, ainda é bastante baixo (0,6 kg/pessoa/ano). Países mais desenvolvidos e conscientes têm um consumo de 3 a 12 kg/pessoa/ano.
( Desejo lembrar que estamos numa campanha nacional para aumentar o consumo do limão pelo povo brasileiro. Limão é saúde. Limão é o alimento mais fantástico do planeta. Quem está na frente deste projeto social, humanitário e cultural são a ABPEL (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Limão) e a Itacitrus, a maior distribuidora de limão do estado de São Paulo. Estes são exemplos de empresas que acreditam no que fazem. Palmas para eles!) Nosso objetivo(*) é incentivar o consumo freqüente e consciente desta fruta, que é barata e disponível o ano todo, para contribuir decisivamente no incremento da saúde de nossa população.
Não basta saber quais os hábitos alimentares que são os mais saudáveis. O único saber real é aquele que praticamos, porque idéias (por melhores que sejam) não provocam transformações, exceto quando são postas em prática. Por isso, tenha como meta da semana transformar ao menos uma informação em sabedoria, integrando na sua vida um comportamento novo que beneficie seus resultados.
Vamos à receita de 3 sucos desintoxicantes:Suco do bom-humor - Ingredientes: 1 xícara de uvas vermelhas ou negras sem sementes, suco de 1 laranja, 1 limão descascado e cortado em 4 e folhas de alface. Bata tudo no liquidificador, coe e sirva imediatamente.

Vitamina de morango - Ingredientes: 1 xícara de morangos, talos e folhas de erva doce, 1 inhame cru e 1 limão descascado e cortado em 4. Bata tudo no liquidificador, coe e sirva imediatamente.

Tratando o estômago - Ingredientes: 3 folhas de couve, suco de 1 limão, 1 maçã descascada e 1 xícara de chá de camomila. Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.
A dica da semana: A meditação do coração está sendo um super sucesso. Novas turmas estão sendo abertas. Trata-se de uma meditação dinâmica, fácil e gostosa de praticar, que além de mobilizar as energias paradas e bloqueadas, traz centramento no coração, relaxamento e paz. Ela é uma mistura de dança, ação no coração, relaxamento e expansão da auto-estima. Você precisa se dar este presente. Aliás, para quem precisa desenferrujar o seu mental e emocional esta é a meditação.

Não espere 2006. Comece suas transformações AGORA.
E desejo lembrar que o fim de ano está chegando e precisamos mudar nossos hábitos e pensamentos. Nada mais saudável e construtivo do que dar livros de presente. Principalmente se forem livros cuja leitura e prática vai levar toda a família para conquista de saúde e prosperidade.

Reprodução permitida desde que citada a fonte


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa