Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

As sete condições da saúde e da felicidade

por Conceição Trucom
As sete condições da saúde e da felicidade
Publicado dia 06/08/2004 13:33:26 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

“Se temos uma idéia errada sobre a qualidade de vida, a vida também o é.”
Quando uma pessoa está doente a medicina acadêmica volta-se principalmente para o diagnóstico da doença, e para os meios de fazer os sintomas desaparecerem. Receitam remédios fortes ou cirurgias, que acabam com os sintomas, mas não necessariamente com a causa.

No estudo somente dos distúrbios (efeitos), médico e paciente se afastam da visão global do ser humano e do significado profundo e real da doença, ou seja, as verdadeiras causas.
A doença sempre corresponde a um esforço do corpo para restabelecer seu equilíbrio. Em vez de silenciar os sintomas, podemos escutar as suas mensagens e ajudá-lo a curar-se.

A milenar medicina chinesa começa por avaliar junto com o paciente sobre as sete condições da saúde e felicidade em que esta pessoa se encontra, ou seja, o quanto ela está distante, ou próxima, de um corpo saudável e feliz.
A partir desta avaliação, que pode demorar horas e até dias, torna-se possível determinar o nível de doença e intoxicação do organismo. Neste verdadeiro exercício de auto-avaliação sincera, começam a ficar claras as mudanças necessárias na alimentação, pensamentos e atitudes para que o próprio paciente possa se desintoxicar e regenerar, ou seja, curar-se.
Mas, perceba que interessante: esta avaliação funciona praticamente como uma terapia de autoconhecimento.

Assim, proponho uma auto-avaliação sincera do seu estado atual segundo as sete condições da saúde e da felicidade da milenar medicina chinesa.
Recomendo que você realize este teste agora e, só o repeta após dois a três meses de prática de uma Alimentação Desintoxicante, para perceber sua capacidade de disciplina, regeneração e cura.

Cada uma das sete avaliações tem uma pontuação, não necessariamente numérica, mas consciencial. Esta quantificação dá uma noção de peso e importância ao quesito em estudo e encontra-se discriminada ao lado de cada abordagem.
As três primeiras avaliações são fisiológicas e falam do funcionamento do corpo físico como um todo.
A quarta, quinta e sexta avaliações estão ligadas à inteligência emocional.
A sétima avaliação fala do funcionamento dos intestinos.
Assim, você tem a possibilidade de fazer de zero a 200 pontos e, quanto maior a pontuação melhor a sua condição de saúde e a disponibilidade para viver o lado feliz da vida.
Você não precisa de pressa para respondê-las e pontuá-las, mas de humildade e veracidade. Imprima ou copie esta tabela e faça as anotações e marque a data da avaliação.

1 - AUSÊNCIA DE CANSAÇO (de 0 a 20 pontos)
Zero ponto significa muito cansaço e 20 pontos muita disposição e vitalidade.
Não deveríamos sentir cansaço. Se você está propenso a resfriados, viroses freqüentes isso significa que sua constituição está cansada há muitos anos.
Se lhe pedem para realizar algum trabalho (desafio) e você disser: "É muito difícil" ou "É impossível" ou "Eu não estou preparado para fazer isso" ou "Eu não vou conseguir", esse é o grau de seu cansaço porque, se você tem boa saúde, vencer as dificuldades, uma após outra, é super normal. Na verdade é estimulante.
Desafios fazem parte da vida e sempre serão maiores conforme crescemos. Os mestres dizem: "Quando já aprendeu a fazer algo é hora de mudar para aprender a se aventurar ao desconhecido. Quanto maior a dificuldade, maior será o prazer de vencê-la".
O cansaço pode ser considerado a verdadeira causa de todos os males, porque vontade de enfrentar de frente os desafios é um sinal claro de vitalidade. Disciplina, coragem, determinação e força de vontade são todas atitudes sábias, necessárias à conquista da serenidade e equilíbrio emocional, abandonadas em nome do cansaço.

2 - BOM APETITE (de 0 a 20 pontos)
Zero ponto revelam alimentação passional e destrutiva e 20 pontos a cumplicidade com o corpo via uma nutrição consciente e saudável.
Se você não pode ingerir um alimento fresco e natural com prazer e gratidão para com o Criador, é sinal de que lhe falta apetite. Se você acha apetitoso um simples pedaço de pão, um prato de arroz integral ou de salada verde, isso indica um bom apetite, um bom estômago.
Se você só deseja ou sente atração por guloseimas que dão prazer, mas não necessariamente nutrem, você precisa rever o grau de amor pelo seu corpo e saúde.
Comida não é tudo na vida, mas é uma base desta experiência tridimensional. Ela é que sustenta a vida neste corpo de carne e osso.
Entretanto, quando estamos equilibrados emocionalmente o alimento perde este contexto de ser tão básico e fica somente uma necessidade muito frugal, como a da Alimentação Desintoxicante.
Uma boa alimentação apresenta três qualidades fundamentais: 1) Ser nutritiva, concentrada de substâncias que alimentam verdadeiramente as células, 2) Ser gostosa e prazerosa e, 3) Ajudar o corpo a eliminar seus excretos.
Pelo menos nas grandes cidades, o capitalismo selvagem comanda que o nutritivo dê lugar ao prático. Na visão da vida moderna o nutritivo virou trabalhoso e pouco prazeroso. Tem que preparar, temperar, mastigar, se informar, raciocinar. Uma inversão de valores. Comida integral e nutritiva virou frescura.
Isso acontece cada vez mais, conforme a pessoa vicia-se em alimentos ruins (pobres) e não tem apetite para os alimentos saudáveis.
Mas, quanta lucidez, energia e sensação de vitória vêm após uma refeição natural?

3 - SONO PROFUNDO (de 0 a 20 pontos)
Se você fala dormindo, tem pesadelos ou insônia, significa um sono ruim (zero ponto). Ao contrário, se 6 a 8 horas de sono lhe satisfazem plenamente, despertando com alegria e disposição, podemos pensar num sono de qualidade (20 pontos).
Se você não consegue pegar no sono minutos após deitar a cabeça no travesseiro, com a sensação de paz de um dia bem vivido, significa que o seu Ser está descontente com algo. Dormir em paz e com fé traz a qualidade do sono tranqüilo e restaurador.
Se você não consegue acordar na hora fixada ao deitar-se, ou sente preguiça para levantar-se, seu sono está sendo insatisfatório.
Penso que nada é importante o suficiente para tirar nossas horas de relaxamento e descanso. São exatamente elas que permitirão, no dia seguinte, ter garra para seguir com a devida coragem na superação dos desafios.
E, fique de olho: O que você está ingerindo horas antes de deitar-se?

4 - BOA MEMÓRIA (de 0 a 20 pontos)
Se você não esquece nada do que vê e ouve, isto é sinal de boa memória (20 pontos). A capacidade de retenção aumenta com a idade. Seríamos infelizes se perdêssemos a lembrança daqueles que foram bons para nós. Sem uma boa memória não podemos ter bom discernimento e teremos falhas de conduta.
A memória é um fator muito importante da nossa vida, a base de nossa personalidade. Os iogues, budistas e monges sempre têm uma boa memória, chegando a lembrar-se de vidas passadas.Viver o presente, sem divagar no passado ou ter ansiedades pelo futuro, nos beneficia com uma vida muito mais plena e saudável. Muitas vezes não lembramos das coisas porque simplesmente não estamos vivendo o “aqui e agora” de nossa existência.
Você já reparou como é desagradável conversar com pessoas que não estão "presentes", e que segundos após você ter falado algo, perguntam exatamente sobre aquilo que acabamos de falar? Este é um péssimo sinal. Pense sobre isso, pois o nosso futuro é o resultado do que pensamos e semeamos em nosso presente. Lembre-se.

5 - BOM HUMOR (de 0 a 50 pontos)
Liberdade. Sem cólera, sem mágoas. Um homem saudável, mesmo que surja o medo, confia e é positivo para com sua vida, portanto atrai sua felicidade. Vence em todas as circunstâncias. Será tão mais entusiasta e feliz quanto mais entrar em sintonia com as suas dificuldades. A sua aparência, voz, conduta e mesmo as suas críticas devem provocar a gratidão e o bem estar de todos os que lhe rodeiam (50 pontos).
Cada palavra ou ato deverá expressar a sua alegria e reconhecimento. Cientificamente já está claro que mentes positivas apresentam maior capacidade de aprendizado e adaptabilidade.
Mentes negativas costumam ser rígidas e refratárias ao novo. Como poderemos viver sem freqüentes momentos felizes? Sem admitir o novo em nossa vida? Que tal sermos como uma criança que é insaciável por aprender, crescer e conhecer o novo?
Lembre-se: O que mais irrita ou magoa uma criança é a rotina, a mesmice e a sisudez. Quanto você consegue rir e se contagiar ao estar com uma criança? Quanto você curte ter amigos que te fazem rir?
Se você tem qualquer queixa a formular, de ordem moral, mental ou social, o melhor é isolar-se em silêncio, e expressar o seu ressentimento consigo mesmo. Pergunte-se: por que isto está acontecendo comigo? O que devo aprender? E voltar para o mundo com mais vontade de ver o lado luz de tudo e todos, inclusive e principalmente o seu.
Bons remédios para ajudar a curar o mau humor são exatamente os sucos frescos da Alimentação Desintoxicante que neutralizam diariamente a acidez do sangue e ajudam a reduzir gradualmente o açúcar, mel, chocolates, alimentos industrializados e aditivados, etc. que acidificam o sangue.
Respirar, meditar, colocar as toxinas para fora ao excretar mandam embora o baixo astral.
Neste mundo em que vivemos, dificilmente encontramos pessoas agradáveis e positivas porque a maioria está doente, digna de lástima. Não consegue sentir alegria e bom humor, e esta é uma péssima escolha de vida. Que saída tem uma pessoa mal humorada?
Ofereça para você mesmo bom humor, sorria e pronuncie, com voz agradável, a palavra mágica "obrigado", em todas as circunstâncias, e tão seguidamente quanto possível.
A cegueira do espírito é bem mais perigosa que a cegueira física. É necessário curá-la o mais rapidamente possível. Jamais perca de vista a origem da sua fortuna e da sua vida. O fato de estarmos sempre na freqüência do negativismo e do mau humor revela que estamos vivendo no mundo da ilusão, que frustra e deprime.
A vibração do bom humor, inteligência emocional e criatividade pertence ao mundo da realidade. Portanto, "caia na real". Você pode estar sempre agindo de forma sábia, ou RE-agindo aos desequilíbrios do mundo. Pense e opte por ser feliz e dono do seu próprio poder.

6 - RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO E AÇÃO = INTELIGÊNCIA (de 0 a 20 pontos)
Quando em bom estado de saúde, devemos possuir a faculdade de pensar, ponderar, refletir e agir da melhor forma possível e no menor tempo possível. Esta é a melhor definição de inteligência que conheço.
A inteligência é uma expressão da liberdade. Aqueles que são rápidos e objetivos, bem como prontos a responder a qualquer apelo ou desafio, encontram-se em boa forma e não ficam presos a nada ou ninguém (20 pontos).
A liberdade é uma expressão da inteligência.
Usando-as com sabedoria, você pode se tornar o co-criador da sua própria vida, realidade, saúde e felicidade. Fazer-se de vítima é sinal de baixa inteligência.
Dizem os grandes mestres que o único aspecto definitivo na vida são as eternas mudanças. E para lidar com as mudanças temos que ser inteligentes, livres (desapegados) e criativos.

7 - INTESTINO PRESO (de 0 a 50 pontos)
Essa é uma avaliação também muito importante. Existem pessoas em que este sintoma é crônico (zero ponto). Em outras, ocasional. De qualquer forma, considero uma doença grave que deve ser tratada com rapidez e consciência.
Ela está ligada originalmente ao medo de soltar coisas, como um casamento constrangedor, ou a um tanto de emoções negativas provocadas por uma rejeição, ou a crenças que fazem a gente pensar que o correto é reter e segurar tudo.
Pode ser também o péssimo hábito de: não ter um horário para atender com regularidade as necessidades fisiológicas, usar roupas muito apertadas que diminuem a circulação do sangue, a falta de atividade física devido a uma vida por demais sedentária, ou uma alimentação pobre em alimentos vivos e naturais que são ricos em fibras e água, ou o péssimo hábito de não se hidratar de forma adequada diariamente. Ou de não mastigar bem os alimentos.
Bem, vou parar de encontrar motivos: mude seus hábitos, pensamentos e atitudes.
Segundo: arranje um horário para ficar à vontade no banheiro e "deixar sair" o que é necessário em paz. Aí, senta e espera, tomando consciência do que você está fazendo... DESAPEGANDO - DEIXANDO SAIR.
E atenção, muito respeito por este momento. Minha avó dizia: "Quem vai uma vez e não faz bem, três vezes vai e três vezes vem".
"Desapegue-se" de forma muito bem feita. Será a certeza da sua limpeza. Acho importante que você olhe para “ela”, agradeça e celebre antes da despedida descarga abaixo.
Outras pessoas poderão dizer que não têm prisão de ventre. Mas os intestinos apresentam um funcionamento regular e eficaz?
Os gases são comuns? Qual o odor destes gases e das próprias fezes? Qual a consistência, cor e o volume?
O ideal é ter um horário diário de "higiene" e limpeza.
Quanto mais líquidos e alimentos frescos e naturais ingerimos, maior será o volume e melhor a consistência ideal das fezes. Mais eficiente a limpeza.
Quanto mais ingerimos alimentos intoxicantes menor o volume e maior o odor das fezes. Mais incômodos para o nosso corpo.



Mas, qualquer que seja a sua pontuação, o propósito é fazer você refletir e incentivar um estilo de vida onde o consumo de alimentos construtores seja cada vez maior. Eles limpam e fortalecem, ajudando o corpo a livrar-se de doenças potencialmente perigosas, quando nos primeiros estágios.
Entenda aqui que a palavra “alimentos” deve ter uma forma bastante ampla de significância.
Muitas curas milagrosas podem resultar de uma dedicação e valorização destas sete qualidades da saúde e felicidade.


estamos online

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp

starstarstarstarstar
O artigo recebeu 1 Votos

Gostou?   Sim   Não  



Sobre o autor
trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Email: [email protected]
Visite o Site do Autor

Veja também
artigo Transcomunicação Instrumental
artigo A liberdade de ser
artigo Você sabe quais os benefícios de um atendimento de radiônica?
artigo Do Oran Mor aos corações apaixonados pela Luz





horoscopo


As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa