Menu

BatePapo no UOL em Abril de 2001

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 30/05/2001 18:47:07


Bate-papo com Conceição Trucco

Colaboradora do site vidanova.com veio ao Bate-papo falar, no auditório virtual Dante Alighieri, sobre seu programa de alimentação consciente, explicando como conseguir o equilíbrio emocional, fisiológico e controle do peso através do controle da ingestão. Conceição também comentou sobre seu curso de autoterapia holística, onde os participantes aprendem diversas técnicas de auto-avaliação e tratamento diário do seu estado físico e energético (corpos físico, emocional, mental e espiritual)

Participaram do Bate-papo 600 pessoas

Este bate-papo aconteceu 22/04/2001, às 19h00

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas


(19:12:59) Conceição Trucco: Boa noite a todos, espero conseguir ser clara nas respostas de vocês

(19:13:22) Lindinh@ fala para Conceição Trucco: O que você mais gosta da sua profissão?

(19:14:03) Conceição Trucco: Lindinha, de ver as pessoas crescendo se expandindo e vivendo uma vida com mais sabedoria.

(19:14:05) léo grita com Conceição Trucco: ESTOU COM MUITA INSONIA ISSO´PODE SER DEPREÇÃO

(19:14:38) Conceição Trucco: Léo, sim, pode ser depressão, mas tb pode ser a sua forma de sea alimentar.

(19:14:39) guto pergunta para Conceição Trucco: ultimamente tem sido falado muito sobre a alimentação com base no tipo sanguineo. Qual sua opinião a respeito?

(19:15:29) Conceição Trucco: Guto, não conheço esse tipo de alimentação e não tenho uma opinião formada. Mas acredito que a alimentação é algo que deva ser criado em nível individual.

(19:15:29) hennia fala para Conceição Trucco: como é esse programa de alimentaçao??

(19:16:23) Conceição Trucco: Hennia, esse trabalho parte da construção de uma consciência física e emocional. Somente a partir desta consciência, cria-se a vontade de mudar as atitudes de vida, inclusive as da alimentação.

(19:16:24) PATRÍCIA fala para Conceição Trucco: ALIMENTAÇÃO E CANCÊR ESTÃO MESMO RELACIONADOS?

(19:17:26) Conceição Trucco: Patrícia, na verdade o cÂncer é o reflexo de todo um desequilíbrio emocional. A alimentação consciente é um dos recursos que usamos para a conquista de um equilíbrio emocional e de uma expansão do ser.

(19:17:29) Lindinh@ fala para Conceição Trucco: Na sua opinião, como devemos nos alimentar diariamente?

(19:19:18) Conceição Trucco: Lindinha, essa é uma resposta complexa. Gostaria que vc encontrasse com a gente no nosso e-mail que é [email protected]. Mas, falando em sabedoria, todos nós sabemos algo sobre o que é saudável ou não na alimentação. O que nos falta é força para mantermos atitudes construtivas em todos os aspectos da nossa vida. Na alimentação consciente, criamos recursos para construir esta fortaleza.

(19:19:20) NERDEZA fala para Conceição Trucco: OI CONCEICAO EU VIVO ROENDO MINHAS UNHAS E COMENDO PLASTICO OQUE E ISSO?

(19:20:24) Conceição Trucco: Nerdeza, é um tremendo problema emocional. Precisamos acessar a origem para então usar os recursos ao retorno do seu centro, de seu equilíbrio emocional.

(19:20:25) Leonardo fala para Conceição Trucco: tenho 1,75 e peso 60 kg e nao consigo engordar o que faco

(19:21:40) Conceição Trucco: Leonardo, na alimentação consciente, fazemos um trabalho de terapia holística, tentamos avaliar a pessoa como um todo. E, a partir daí, encontrar as saídas para as dificuldades individuais. Entre em contato com a gente no [email protected].

(19:21:43) Paty/Dé/Pri fala para Conceição Trucco: O que vc acha da alimentação vegetariana.....

(19:22:54) Conceição Trucco: Paty/Dé/Pri, eu particularmente sou vegetariana. Mas levei um bom tempo pra chegar nesse ponto. Defendo a posição de cada coisa no seu tempo e na sua hora. O importante é estar consciente e conhecer o seu corpo.

(19:22:54) Bem Sarado fala para Conceição Trucco: posso inibir os meus medos e problemas comendo ?

(19:23:52) Conceição Trucco: Bem sarado, sim. Mas outros problemas serão criados. O importante é trabalhar a causa destes medos usando vários recursos de auto-conhecimento e alimentação como co-adjuvante do processo.

(19:23:53) Squall fala para Conceição Trucco: Eu li no jornal que houve um caso de certas pessoas que tiveram problemas de visão por serem vegetarinas radicais, isso tem procedencia?

(19:25:28) Conceição Trucco: Squall, difícil avaliar com poucas informações. Mas ser vegetariano por modismo é um perigo. Para ser vegetariano com propriedade, tem que se conhecer bastante sobre o potencial nutricional dos alimentos e as necessidades do nosso corpo.

(19:25:31) Maria Virgem fala para Conceição Trucco: Eu sou magra mas tenho costume de comer poucas vezes por dia, mas quando como, como muito???

"O que nos falta é força para mantermos atitudes construtivas"

(19:26:57) Conceição Trucco: Maria Virgem, em uma alimentação consciente, os alimentos são usados como se fossem medicamentos. Portanto ter uma rotina de intervalo entre as refeições de três a cinco horas é muito importante. Desta forma, vc dificillmente comerá exageradamente ou ficará sem energia.

(19:27:00) ronaldo32 fala para Conceição Trucco: vc tem algum livro sobre alimentaçao que podemos comprar?

(19:28:30) Conceição Trucco: Ronaldo, nós estamos mointando um curso de 12 semanas que vai ao ar a partir de maio no www.somostodosum.com.br. Fora isso, pretendo lançar um livro em julho deste ano, baseado nas vivências de todos os cursos e palestras que temos realizado durante os últimos três anos.

(19:28:35) leon fala para Conceição Trucco: chocolate causa espinhas ?

(19:30:55) Conceição Trucco: Leon, depende muito do metabolismo de cada pessoal. Tem pessoas que comem um nada e tem espinhas e outras que comem um monte e não acontece nada. Não acredito em regras definitivas na alimentação. Criei recursos de auto-avaliação para cada pessoa poder criar o seu próprio sistema consciente de alimentação.

(19:30:58) Lindinh@ fala para Conceição Trucco: Na sua opinião, como devemos nos alimentar diariamente?

"Intervalo entre as refeições de três
a cinco horas é muito importante"

(19:32:28) Conceição Trucco: Lindinha, pra te responder com propriedade, como disse, o ideal é falarmos por e-mail. No meu trabalho, eu uso técnicas de alimentação balanceada, alimentação de equilíbrio energético (Yin, Yang) e técnicas desintoxicantes.

(19:32:29) Lara Su fala para Conceição Trucco: Como é uma alimentação balanceada?Entendo que é um pouco de tudo,mas mesmo assim algumas vezes escapa e...já viu!Você acha que devemos nos controlar e NUNCA dar essa “escapada“?

(19:34:13) Conceição Trucco: Lara Su, prefiro um passo seguro que vários passos radicais. Se vc não está preparada para ser 100% disciplinada, seja 2% hoje e 3% amanhã. A possibilidade de sucesso será bem maior. No meu trabalho com alimentação consciente, proporcionamos uma potencialização neste caminhar.

(19:34:19) Gustavo fala para Conceição Trucco: porque ñ podemos comer em frente a tv?

(19:35:38) Conceição Trucco: Gustavo, primeiro não concordo com a palavvra comer. Comer é enfiar alguma coisa boca abaixo. E diante da TV isso é bem possível. Alimentar-se é celebrar a existência do nosso corpo dentro da nossa alma. Portanto, longe da TV.

(19:35:39) Patrícia fala para Conceição Trucco: Quais são ,na sua opinião, os alimentos que devem sempre estar no dia a dia das pessoas e os alimentos que não devem estar no cotiano das pessoas?

(19:37:35) Conceição Trucco: Patrícia,a lista é bem grande tantro de um quanto de outro. Mas alimentos saudáveis são alimentos vivos, como frutas, vegetais, legumes frescos em geral. Alimentos não saudáveis são aqueles que causam danos a todo processo digestivo: o principal deles são as frituras e os alimentos muito ricos em gordura animal.

(19:37:36) Lara Su fala para Conceição Trucco: Existe alguma coisa que devo evitar comer para ter um sono leve durante a noite?

(19:39:11) Conceição Trucco: Lara Su, refeições fartas até 3h antes de dormir não são recomendáveis. Mas a sabedoria da nossa vó recomenda aquele copinho de leite quente podendo até ter um pouquinho de chocolate ao deitar te fará acordar com a sensação de um sono bem dormido.

(19:39:13) amiga fala para Conceição Trucco: o que uma pessoa que tem bulimia pode fazer pra se libertar dela?

(19:39:51) Conceição Trucco: amiga, primeiro passo é o auto-conhecimento. E vc não imagina como é amoroso este encontro.

(19:39:52) Sabrina fala para Conceição Trucco: quero saber se existe mesmo receitas afrodisíacas?

"Prefiro um passo seguro que vários passos radicais"

(19:41:15) Conceição Trucco: Sabrina, o que existe é a consciência de que o seu corpo está preparado para viver intensamente todos os aspectos da criação. A partir deste momento, tudo é celebração, tudo é afrodisíaco. Um alimento reconhecidamente afrodisíaco na frente de um broxante não funciona.

(19:41:18) Felipe-sp. fala para Conceição Trucco: O que vc acha da dieta da lua?

(19:42:13) Conceição Trucco: Felipe, já levantamos algo parecido antes, mas eu penso que vivemos muitos anos e dietas temporárias não swão uma proposta de alimentação consciente.

(19:42:21) CONAN o bárbaro sorri para Conceição Trucco: Outro dia eu vi na TV pessoas bastante gordas fazendo operações " ligar a saida do estômago com o anus, não permitindo que o alimento entrasse no intestino", no entanto o que você acha disso para as pessoas ficarem mais satisfeita ... mais magras ? Vale a pena fazer uma boa dieta ou partir para operações ?

(19:44:22) Conceição Trucco: Conan, não posso radicalizar. Deve existir casos críticos onde este procedimento seja a solução. MAs, na minha opinião, tudo deve ser feito de forma consciente e não invasiva neste nível. SE auto-conhecer dá muito trabalho. E necessita coragem. Essa cirurgia precisa de muito coragem, mas tb muita inconsciência.

(19:44:25) Felipe-sp. fala para Conceição Trucco: O que a senhora aconselha para quem quer emagrecer em pouco tempo, mais sem passar fome?

"Dietas temporárias não são uma proposta de alimentação consciente."

(19:46:33) Conceição Trucco: Felipe, se levamos "x" anos para ganhar "n" quilos, por que querer emagrecer em três semanas? Me engana que eu gosto. Na alimentação consciente, a alegria de viver e alimentar-se é condição básica. Mas o processo é lento, porque parte da premissa de que o fundamental é uma recosntrução das atitudes e da forma de viver. Neste caso, o tempo não é o mais importante.

(19:46:34) MARCELO fala para Conceição Trucco: OBESIDADE E UMA DOENCA?

(19:48:05) Conceição Trucco: Marcelo, sim, é uma doença. Eu considero que é algo que vem de um desequilíbrio emocional, quando acessamos a origem deste desequilíbrio e conseguimos encontrar a forma de acessar a cura deste desequilíbrio, a obesidade se dissolve.

(19:48:10) lia pergunta para Conceição Trucco: que motivo leva alguns a poderem comer de tudo e outros engordarem com quase nada?

(19:51:05) Debora fala para Conceição Trucco: Como tratar uma criança de 7 anos que tem problemas com obesidade ?

(19:52:58) Conceição Trucco: Debora, é uma resposta difícil de responder no ar. POr favor, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]. MAs, às vezes, um trabalho de massagem com drenagem linfática terapêutica poderá ajudá-la a conquistar um melhor equilíbrio hormonal.

(19:53:01) leon fala para Conceição Trucco: é verdade que se agente tirar o miolo do pão e comer so a casca é melhor para evitar gorduras a mais do pão ?

(19:54:12) Conceição Trucco: Leon, não existem fórmulas mágicas. Somente a consciÊncia de como funcionam os alimentos no nosso organismo é que te dará autonomia para decidir sobre a sua alimentação com sabedoria.

(19:54:13) MARA pergunta para Conceição Trucco: Alimentos transgênicos podem ser consumidos? Pode explicar o(s) motivo(s) de não serem recomendados?

(19:55:19) Conceição Trucco: Mara, esse assunto é totalmente polêmico. Ambas as partes apresentam argumentos benéficos e não benéficos. Na dúvida, não acho interessante servirmos de cobaia.

(19:55:22) adriana fala para Conceição Trucco: comer pouco garante uma boa alimentação??

(19:57:26) Conceição Trucco: Adriana, jamais. Para termos a energia vital fundamental para a nossa produtividade em todos os aspectos da vida, inclusive namorar, dançar e viajar, necessitamos nos alimentar com propriedade. No mínimo, devemos comer pouco, mas com qualidade. E isso é uma questão de consciência que só adquirimos quando estudamos bastante sobre o assunto. Faça o nosso curso, a partir de maio.

(19:57:27) Sabrina fala para Conceição Trucco: qual sua opinião sobre produtos como in natura, funcionam?

(19:59:12) Conceição Trucco: Sabrina, imagino que in natura sejam alimentos frescos. Acredito que a alimentação com alimentos frescos (plenos de energia vital) são os mais saudáveis. Obviamente, existem alguns, como os feijões, que não podem ser ingeridos in natura. Neste caso, conhecer os alimentos e seu potencial nutricional é muito importante.

(19:59:13) adriana fala para Conceição Trucco: quantas refeições se deve fazer durante o dia??

(20:01:00) UOL: Caros, temos mais 10 minutos de bate-papo.

(20:01:22) Conceição Trucco: Adriana, partindo da premissa que uso os alimentos como medicamentos, recomendo refeições/lanches com intervalos de 3 a 5 horas. Desta forma, nosso corpo sempre terá na circulação todos os nutrientes necessários para o seu funcionamento harmônico.

(20:01:23) Felipe-sp. fala para Conceição Trucco: Quais são os principios ativos da PORANGABA, realmente ela funciona?

(20:01:47) Conceição Trucco: felipe, não sei. Mas

(20:02:36) Conceição Trucco: Felipe, não sei, mas tomar chá diariamente é algo que faz muito bem e ajuda a eliminar todas as toxinas do nosso corpo.

(20:02:37) Lora fala para Conceição Trucco: Qual a sua opinião acerca da dieta zero de carboidratos?

(20:04:15) Conceição Trucco: Lora, essa dieta é um verdadeiro suicídio. Nosso cérebro precisa de glicose para funcionar. Sem carboidrato, o corpo produz glicose a partir de rotas alternativas, às quais produzem tb os corpos cetônicos, provocando um fenômeno chamado de cetose, que é mortal.

(20:04:27) alexlacerda fala para Conceição Trucco: qual a sua opinião sobre a utilização os complementos alimentares, vitaminas ou shakes que substituem refeições?

(20:05:55) Giovane fala para Conceição Trucco: FAZER REFEIÇÕES BEBENDO ALGO É PREJUDICIAL?

(20:05:57) Conceição Trucco: Alex, este é um asssunto delicado. Quando nos alimentamos de forma balanceada e consciente, dificilmente necessitamos de complementos. Entretanto, existem situações onde eles são muito importantes. Mas não é um caso de auto-medicação.

(20:07:36) Conceição Trucco: Giovane, tomasr líquido nas refeições dilui o suco gástrico e a potência das enzimas digestivas. O ideal seria tomar bastante líquido (oito copos) diariamente. MAs ao longo do dia e não durante a refeição.

(20:07:36) mila fala para Conceição Trucco: o que vc acha dos vigilantes do peso?

(20:09:31) Conceição Trucco: Mila, de todas as propostas alimentares que tenho visto, esta é a menos agressiva. Entretanto, difícil usá-la durante toda a vida. Neste caso, não é uma proposta de vida, portanto, não considero válida. O mais importante é saber por que comemos compulsivamente ou destrutivamente e, a partir desta consciência, construir o caminho para a cura.

(20:09:34) Let‘s fala para Conceição Trucco: Quando as vitaminas são realmente necessárias?

(20:10:51) Conceição Trucco: Let´s, quando a pessoa apresenta avitaminose. Esta determinação é de cunho médico através dos sintomas do paciente. A dosagem será adequada ao grau de dificuldade da anomalia.

(20:12:51) Conceição Trucco: Infelizmente o nosso tempo acabou, mas confesso que achei o nosso papo muito divertido. Espero voltar em breve. Um grande beijo pra todos e não esqueçam de nos visitar no site vidanova.com e participar do nosso curso, que vai ser muito legal, cujo título é "Consciência Física e Emocional a partir da Alimentação".

(20:12:56) UOL: Agradecemos a presença da terapeuta Coceição Trucco no bate-papo. Converse amanhã, às 21h, com o estilista Bruno Minelli. Boa noite a todos.



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa