Menu

Como será a Alimentação no 3º Milênio?

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 21/12/2001 15:06:39


O ano de 2002 trás consigo toda uma percepção da necessidade de mudar hábitos e comportamentos que estamos cansados de saber não nos são favoráveis ou positivos.

2002 é o primeiro ano do milênio que contém todo um apelo por disciplina, estruturação, determinação e controles. É o chamado pela maturidade. Contém a energia da coragem de encarar de frente as propostas de novas estruturas saudáveis.

Assim, em 2002 serão construídas as bases saudáveis para todo este milênio que recém inicia-se. É chegada a hora de aplicarmos na prática, toda a sabedoria que tem estado disponível para todos desde os últimos 20-30 anos.

Por Alimentação no 3º Milênio vamos entender uma forma visionária de nutrir conscientemente nosso corpo, mente e alma. Reconstruir o que pensamos e somos, através de uma abordagem holística de alimentação.

Neste início de século, após muita informação, serão valorizados os alimentos pelo seu potencial nutricional e não pela quantidade ou variedade.

Pela primeira vez serão reconhecidos, valorizados e conscientemente praticados "Os Cinco Alimentos", que são:

A Nutrição - Alimentar-se é um prazer. Mas que tal juntar o prazer com a qualidade? Neste novo milênio iremos atrás de propostas de alimentação saudável como a Desintoxicante a Vegetariana. Chega de sabotagens, nosso ser necessita de um corpo físico saudável para realizar conquistas de paz, equilíbrio e serenidade.

A Hidratação - 100% responsável pelo transporte dos nutrientes a todas as nossas células, e pela excreção de todos os dejetos e toxinas do corpo humano. Um corpo desidratado não terá lucidez nem resposta metabólica adequada. Será um corpo mau nutrido e intoxicado. Quando sentimos sede já estamos desidratados. A proposta é desenvolver o hábito de ingerir líquidos antes de sentir sede.

A Respiração - Primordial para nossa existência física, é o principal alimento de manutenção e conquista do equilíbrio emocional. Quando estressados, ansiosos ou pré ocupados respiramos muito mal, tal o medo de encararmos os desafios da vida. Quando deprimidos ou melancólicos expiramos menos do que deveríamos, ocasionando um sangue ácido. Pessoas em paz e calmas respiram com qualidade e vivem com mais lucidez. Precisamos aprender a reeducar nossa respiração.

A Atividade Física - Expande pulmões. Acelera eliminação de toxinas e gordura corporal. Melhora o humor e a disposição. Aumenta e acelera a reposição das mitocôndrias, organelas responsáveis pela nossa geração de energia e vitalidade. Envelhecemos porque somos sedentários.

A Meditação / Relaxamento - Dizem que Orar é falar com Deus, mas Meditar é ouvir Deus, é ouvir nosso Eu interno, nosso Eu Superior. Para expandirmos e crescermos é fundamental o auto conhecimento, saber o que querer, o que pedir e principalmente não ser um prisioneiro dos condicionamentos sociais. A meditação é uma qualidade do estar presente. Chega de estar ruminando o passado, e se pré ocupar com o futuro. Somente esta presença irá determinar o seu futuro. Meditar nos coloca diretamente em sintonia com o pulsar da Terra.
Usando a técnica da Radiestesia, fizemos um levantamento do como está a média da população brasileira em aspectos ligados à sua qualidade de vida, e quais são as perspectivas de transformação e crescimento para o ano 2002, e até o final da década, 2010.

Embora os resultados estejam apresentados na forma de números (numa escala de 0 a 100), o importante é analisá-los como uma informação de cunho totalmente consciencial.

Na jornada para o crescimento, nós ocidentais, necessitamos saber em que ponto estamos, para dimensionar o caminho que temos até a chegada.

Assim, os valores médios atuais expostos na tabela abaixo são uma referência de ponto inicial, e o 100 deverá ser considerado como a meta planetária. Os valores intermediários são as etapas no caminho da transformação.

ASPECTOS QUALIDADE DE VIDA

Média Brasileiros
Até 2001

Média Planeta Terra
Até 2001

Média Brasileiros 2002

Média Brasileiros
Até 2010

Auto Estima

25

10

30

80

Equilíbrio Emocional

5

- 5

10

80

Lucidez / Clareza

3

- 3

6

60

Paz Interna / Serenidade

7

3

20

50

Liberdade Interna

2

0.5

8

30

Qualidade da Hidratação

20

20

60

80

Qualidade Respiração (Oxigenação)

40

30

70

85

Nível da Atividade Física

5

5

30

50

Uso da Meditação / Relaxamento

5

3

50

80

Qualidade da Nutrição

20

15

50

88



Embora as avaliações médias da qualidade de vida dos brasileiros sejam baixas, são superiores às médias do planeta. Na verdade o Brasil e nós brasileiros somos um povo privilegiado. Vejo com satisfação que as perspectivas são bastante interessantes, otimistas. Se acreditarmos em nossos valores estaremos acelerando nossa chegada a uma vida mais inteira e próspera em todos os sentidos existenciais.

Todos os aspectos avaliados são determinantes para o salto quântico da humanidade. Cada ser é responsável por suas escolhas. É chegado o momento de todos assumirem responsabilidade individual perante as decisões e pensamentos.

Os valores de qualidade de vida atuais sem dúvida são baixos, mas representam a média de todo o território brasileiro, com seus inúmeros contrastes. Sem dúvida já existem muitos de nós que já conquistaram resultados significativos em sua evolução espiritual.

Cabe a esses continuarem sua jornada corajosa de acreditar em algo maior e serem focos de atração de todos os que precisam de ajuda e referência.

O grande avanço em 2002 será a sintonia de muitos na busca desta nova qualidade de vida. Isto é consciência planetária. Cada um faz a sua parte, e ajuda a todos no despertar.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa