Home > Corpo e Mente

Comunicação: A importância da flexibilidade

por Marilia Reis

Comunicação: A importância da flexibilidade

A Programação Neurolingüística parte do princípio de que a responsabilidade da comunicação é de quem emite e não de quem recebe a mensagem. Isto quer dizer que não faz sentido falar: eu expliquei direito, ele é que não entendeu. Se você realmente deseja que a outra pessoa apreenda o que você expressa, é importante desenvolver o mais possível a sua capacidade de se comunicar.

Sabe aquela mãe que diz, desesperada: "eu já falei 500 vezes, ele não me obedece"? Provavelmente ela falou as 500 vezes do mesmo jeito. Se nas três primeiras já não deu certo, porque repetiu igualzinho mais 497?
A flexibilidade é um elemento fundamental para a pessoa que deseja ser um bom comunicador. É importante perceber o impacto que a mensagem provoca e mudar, se a gente não atingiu o resultado que queria.

Um rapaz, que queira agradar uma moça, faz um elogio sobre a roupa dela e percebe que ela fica irritada. Isso foi ou não um elogio? Não foi. O significado da nossa comunicação é a resposta que ela produz, independente da nossa intenção. Nesse caso, a comunicação foi uma ofensa. É importante que o rapaz tenha flexibilidade para buscar outras maneiras de elogiar que sejam percebidas como tal. Ele também aprendeu duas coisas: o que não fazer quando quiser elogiar e o que fazer quando quiser chatear.

Isto nos leva a outro pressuposto da PNL: em comunicação não existem erros, fracassos; existem resultados. Pode acontecer e muitas vezes acontecem deles serem diferentes do que queremos alcançar. Eles nos ensinam também, se pudermos encará-los desta forma. Nunca aconteceu de você, dirigindo, pegar ruas erradas, se perder e acabar aprendendo sem querer um itinerário novo que vai ser útil pouco tempo depois? Pois é, se você olhar para os "fracassos" dessa forma, muito aprendizado pode ser acumulado.

É aqui que a flexibilidade entra, para que a gente, ao perceber que não atingiu o objetivo que queria, fazer algo diferente do que vinha fazendo antes. Mesmos pensamentos, mesmas ações são igual a mesmo resultado. Não fique esperando a outra pessoa mudar (pode ser que ela nem queira). Se algo não está acontecendo do modo como você deseja, pense primeiro no que você pode fazer de diferente. (veja Dicas para aumentar Flexibilidade).

Leia Também:

Dicas para aumentar a Flexibilidade



Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Marilia Reis é Psicóloga e trabalha com Programação Neurolinguística. Atende adolescentes e adultos em seu consultório em São Paulo. Conheça o interativo de PNL
Email: reis.marilia@terra.com.br
Visite o Site do Autor
Publicado em: 09/08/2000 10:31:47

Veja também
3 segredos para um relacionamento feliz!
O condicionamento da mente
Conversando com um amigo feliz
O que nos ajuda a tomar uma decisão correta?
Comprometa-se consigo mesmo a melhorar e atingir metas na vida
Por que meus filhos não conseguem ir para a Vida nem ser felizes?


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
domingo, 15 de setembro de 2019

energia
I-Ching: 14 - TA YU – GRANDES POSSES
A bondade é a única arma segura e certa para conquistar. Apenas aquele que for suave e calmo alcançará o sucesso.


energia
Runas: Naudhiz
Evite tensões e seja tolerante. Pratique a paciência.


15
Numerologia: Dedicação
Aconselhe se for necessário, liquide casos pendentes e empenhe-se em ver feita a justiça, advogue causas justas. Mantenha o equilíbrio e a harmonia pois o dia é afetuoso e compensador




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa