auravide auravide

Cuidados com o Limão


Sobre as manchas e queimaduras
Tanto na casca como no suco do limão – em todas as variedades - existem substâncias que favorecem a formação de manchas e dependendo da quantidade e da forma como os limões foram manuseados, pode até ocorrer queimaduras de primeiro a terceiro grau.
Tais substâncias são fotossensíveis, ou seja, reagem com a luz do sol, e quando em contato com a pele, podem causar manchas.
Por este motivo, há que se tomar os seguintes cuidados:
1. Evitar manusear limões estando no sol;
2. Após manusear poucos limões (3 a 5 unidades) lavar muito bem as mãos e local onde houve contato com o limão, antes de sair para o sol. De preferência, independente do manuseio de limões, sempre fazer uso de um filtro solar antes de sair ao sol.
3. Quando forem manuseados muitos limões – acima de 5 unidades – o ideal é usar um espremedor elétrico e usar luvas. O que acontece é que na casca dos limões existe um óleo essencial que além de conter as substâncias fotossensíveis, também têm a propriedade de ativar e penetrar na circulação sangüínea. Portanto, quando forem muitos limões, não se deve espremê-los manualmente, pois a chance deste óleo penetrar na pele aumenta e de queimaduras também.
De qualquer forma, mesmo que as manchas ocorram, elas demoram um tempo para sair (1 a 2 meses), mas o corpo acaba absorvendo os pigmentos e as manchas desaparecem.
Existem pessoas que perguntam se o hábito de ingerir limões diariamente pode favorecer no aparecimento de manchas. A resposta é não, pois este fenômeno das manchas depende do contato com a luz solar e uma vez ingerido o suco, tal reação não tem a menor possibilidade de ocorrer.

O limão tira manchas?
Uma informação interessante é que toda substância que causa manchas é um potente “redutor” de manchas. Assim sendo, tirar manchas de roupas ou da pele com o limão, pode ser um tratamento natural e bastante eficaz. Entretanto, é sempre bom lembrar que durante qualquer tratamento anti-manchas, tomar sol é proibitivo e usar filtro solar FPS 30 fundamental.
Outro cuidado importante: todo tratamento anti-manchas deve ser realizado somente durante o outono-inverno quando os raios solares estão mais brandos.
Existem receitas da cosmética natural onde o suco do limão é usado em receitas anti-manchas, esfoliante natural e até para tratar vitiligo.

O limão causa problemas nos dentes?
Alguns dentistas consideram o hábito de chupar limão ou tomar suco puro do limão, um hábito agressivo para o esmalte dos dentes. Alegam que o elevado teor de ácido cítrico do limão pode desmineralizar o esmalte e até causar sensibilidades.
Bem, tudo que é usado/praticado com exagero acaba por gerar problemas. Na verdade, o limão é um agente que detecta problemas no esmalte dos dentes. Ele não gera problemas, mas sinaliza rapidamente que algum problema existe.
De qualquer forma, chupar limão, principalmente com sal, não é saudável ou a melhor forma de consumir esta fruta.
E, quando na necessidade de consumir o suco puro, como no caso da Terapia do Limão, pode ser prudente usar um canudinho grosso para evitar o contato direto do suco puro com os dentes.
Mas, o suco puro de limão, passado com o auxílio de um algodão sobre aftas e gengivas feridas, pode agir como um excelente bactericida e cicatrizante.
E, os dentistas deveriam lembrar que pessoas que salivam bastante são mais otimistas, flexíveis e prontas para novos aprendizados. Fluem mais nos seus objetivos e conquistas.

Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde. O fato do limão ser um alimento natural não elimina a necessidade de seu consumo com consciência e responsabilidade.


estamos online

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1




trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa