Menu

Depressão e Aromaterapia

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 25/04/2002 11:54:34


Sobre desequilíbrios emocionais, a depressão, segundo a Louise L. Hay, em seu livro Cure Seu Corpo, é uma raiva que o deprimido não se permite deixar sair, ou uma desesperança com apatia.

Na minha opinião, somada a interpretação da Louise, penso que a depressão é um afastamento muito grande e prolongado de nós mesmos para com as nossas verdades e valores internos.

Um distanciamento, muitas vezes proposital (pelas nossas crenças e rigidez) da nossa essência e daquilo que realmente viemos realizar, de tal forma que a nossa alma, embora paciente, acaba por nos fazer PARAR para refletir, e tentar se reconectar com esta nossa essência.

A depressão é o fundo do poço, onde mais fundo não podemos ir, e temos que necessariamente ficar tendo contato com toda a lama que lá se encontra.

Para os chineses, estar no fundo do poço é um excelente momento de nossa vida, porque podemos aproveitar esta experiência para renascer, ressurgir fortalecido.

A Depressão é portanto um grande presente de nossa alma e de Deus. É uma parada que podemos fazer ser muuuuuuuito proveitosa.

E quando um deprimido nos pede ajuda, significa que nós temos o poder (divino) de ajudar aquele Ser na sua reconexão com sua alma. Legal né?

Na aromaterapia temos um enorme apoio para tratar desequilíbrios emocionais. Na literatura encontrei os seguintes óleos NATURAIS recomendados:

Aromas que transformam desequilíbrios emocionais/energéticos:

DESEQUILÍBRIO
AROMATERAPIA (óleos essenciais / incensos mais indicados)

Ansiedade
Alfazema, Benjoim, Bergamota, Camomila, Cânfora, Cipreste, Gerânio, Jasmim, Lavanda, Manjerona, Melissa, Nerol, Patchouli, Rosa, Sândalo e Ylang-Ylang.

Apatia
Alecrim, Jasmim, Junípero e Patchouli.

Choque Emocional
Cânfora, Melissa e Nerol.

Confusão, Indecisão
Cipreste, Hortelã-Pimenta, Manjericão, Olíbano e Patchouli.

Depressão, Melancolia
Bergamota, Camomila, Gerânio, Hortelã-Pimenta, Jasmim, Lavanda, Manjericão, Patchouli, Rosa, Sândalo e Ylang-Ylang.

Fadiga Mental
Hortelã-Pimenta.

Hipersensibilidade
Camomila, Jasmim e Melissa.

Hipocondria
Jasmim e Melissa.

Impaciência, Irritabilidade
Camomila, Cânfora, Cipreste, Lavanda, Manjerona e Olíbano.

Inveja
Rosa.

Masturbação mental sobre passados desagradáveis
Benjoim e Olíbano.

Medo, Paranóia
Esclaréia, Jasmim, Junípero e Manjericão.

Pânico, Histeria
Camomila e Esclaréia.

Perda de memória
Jasmim.

Pesar
Hissopo, Melissa e Rosa.

Raiva
Camomila, Melissa, Rosa e Ylang-Ylang.

Tensão Nervosa
Bergamota e Camomila.

Tique nervoso
Manjerona

Nota: Nestes casos o mais indicado é o uso dos aromatizadores, velas e incensos. Em alguns casos pode ser adequado deixar um algodão embebido em água e 2 gt. do óleo essencial indicado, dentro de um cálice na cabeceira da cama ou mesa de trabalho.

Nossas trocas realmente têm sido muito proveitosas. Adorei a resposta sobre a frequência dos óleos e o esclarecimento sobre a sinergia com florais.

Os dois óleos que mais me deram resultado até hoje foram a tangerina e a camomila romana.

A tangerina é utilizada em difusor ou como perfume. A camomila romana é ingerida (2 gotas 3 vezes ao dia).

A tangerina é um aroma mais alegre ainda que a bergamota, levemente calmante e melhora bem o ânimo e a disposição.

A camomila romana também estimula o ânimo, a alegria por viver, trabalha mágoas e desbloqueia, para quem trabalha com chakras, o cardíaco. É inclusive estimulante do timo (sistema imunológico) e calmante do sistema nervoso central.

Mas por incrível que pareça, trata de estados depressivos, não deprime. No caso da camomila romana os componentes químicos presentes em sua composição que agem desta forma se chamam angelatos. Mas tem que ser a camomila romana, a alemã não serve.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa