auravide auravide

Entrevista sobre bom-humor


Janeiro é o mês quando se comemora o dia internacional do Riso (18/01). Talvez porque esta seja uma excelente fórmula para começar o ano. Ou uma técnica para desenferrujar o risômetro e passar o resto do ano com o “riso frouxo”.
Vai saber! O fato é que em janeiro dou um monte de entrevistas, e sabe de uma coisa? Elas sempre me contagiam e fortalecem este propósito: rir é o melhor remédio!

O que caracteriza o bom humor?
O bom humor é uma qualidade 100% espiritual. Ele vem da alma e se manifesta pela criatividade, flexibilidade e adaptabilidade. Ele ri das prisões, da rigidez e dá espaço para sairmos destas estruturas que nos cegam e muitas vezes fazem sofrer. O bom humor nos permite enxergar saídas, soluções e respirar oxigênio novo para crescer.

Qual a relação entre o bom humor e a boa saúde?
Já existem estudos sobre esta associação, que podemos chamar de a fisiologia do riso. Entenda riso, não necessariamente como uma expressão da boca, mas como uma expressão da alma. Veja o texto sobre os efeitos do riso no corpo físico na página a seguir.

É verdade que o bom humor desintoxica o organismo? Como e por que isso ocorre?
Existe uma expressão muito usada antigamente: ri tanto que desopilei o fígado. Pois é, desopilar significa desintoxicar. Lendo o texto que fala sobre a fisiologia do riso, pode-se entender melhor tal fenômeno. A respiração fica mais intensa e efetiva, portanto a desintoxicação pulmonar e cerebral é instantânea. Todos os órgãos do abdome são ativados, portanto a velocidade e eficiência da eliminação das toxinas e venenos via intestinos são acelerados. O sistema imunológico é ativado, reforçando a capacidade do organismo de não se identificar com células invasoras ou mutantes.

Como manter a bom humor mesmo diante das dificuldades?
Começando o dia tomando um bom suco desintoxicante, que qualifico de banho interno diário, para ativar o bom humor. O melhor momento para este “banho interno”, é em jejum, momento do dia em que o metabolismo do corpo humano está voltado para a eliminação dos seus excretos. A segunda dica é logo após a ingestão do suco ir para o espelho do banheiro e rir por 5 a 10 minutos das suas dificuldades e das suas pré-ocupações. Ou seja, deixe seus venenos saírem e não se identifique com as dificuldades. Procure enxergá-las por outros ângulos para poder usar a criatividade, o jogo de cintura, enxergar oportunidades, etc. Em alguns casos, até perceber que o caminho é outro e parar de dar murros em ponta de faca.

A tristeza e o mau humor podem afetar a saúde física? Por quê?
Sem dúvida. O mau humor destrói oportunidades, fecha portas, azeda qualquer leite ou ambiente. O mau humor desanima (des = tira + anima = alma) as pessoas que nos cercam. O mau humor é uma vibração muito destrutiva, e sendo crônico pode gerar doenças.

O bom humor pode prevenir doenças? Como e por que isso ocorre?
O bom humor previne doenças e gera saúde. Existem indicações claras de que o riso, quando praticado diariamente ativa rapidamente o sistema imunológico. Mas, energeticamente o bom humor atrai oportunidades e abre portas. O bom humor é uma vibração de prosperidade e 100% espiritual.

O bom humor também está relacionado à cura ou melhora de pacientes com doenças graves, como o câncer, por exemplo?
Com certeza. Vide o caso dos doutores do riso, do Norman Cousins e outros médicos que têm praticado e estimulado a presença da terapia do riso e bom humor em seus consultórios e clínicas.
Conheça a história de Norman Cousins, que se curou de uma doença grave através do riso, na página 5. Mas, em síntese, ele tinha um grande desejo de viver e decidiu nutrir seu espírito com otimismo, confiança e bom humor. Começou a assistir a filmes cômicos e proibiu qualquer pessoa de ir visitá-lo sem uma piada para contar.
A terapia do humor surtiu efeito, pois um período de dez minutos de riso aliviava sua dor o suficiente para ele conseguir dormir por duas horas. Testes clínicos também comprovavam que sua inflamação diminuía a cada sessão de riso.
Cousins escreveu sua história dez anos após sua cura e tornou-se o símbolo da terapia do riso, dando origem a pesquisas mais aprofundadas. Hoje sabemos que o riso fortifica o sistema imunológico, estimula as funções cardiovasculares e libera endorfinas que combatem a dor.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa