Menu

Estamos Todos Intoxicados

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 24/11/2003 12:46:48


Final de ano. Um ano que passou voando. E nossos sonhos e metas como ficaram?
Penso que esta é a época ideal para as pessoas finalizarem o ano com intenções verdadeiras de deixar sair o velho para iniciar 2004 com espaços amplos para o crescimento e realizações.

A saúde verdadeira é uma experiência de viver a longevidade com qualidade e pleno poder sobre nossas metas. Trata-se de uma conquista a partir da generosidade, atenção, amor e valor que damos a este instrumento de carne e osso, que viabiliza tudo o que viemos realizar na Terra. Quando cuidamos e curamos o corpo físico estamos irradiando cura também na psique, no emocional e no espírito. São inseparáveis.
Cada um de nós tem algum tipo de dor emocional, física ou espiritual. É por isso que todos necessitamos da cura.

Quando o organismo está em equilíbrio e aquilo que ingerimos (qualidade e quantidade) não excede aquilo que eliminamos (ou transmutamos), podemos ser flexíveis, viver sem dogmas ou disciplinas rígidas. Quando esse equilíbrio se rompe ou não existe, os sintomas da intoxicação logo nos avisam que algo não está exatamente bem. Sentimos isso no coração.
Entretanto, há um ditado que afirma que Deus tenta o tempo todo nos ajudar a crescer. Mas, quando não reconhecemos sua ajuda pelo Amor ele não tem outra alternativa e nos ajuda pela Dor. E a doença é um aprendizado pela dor.

Para a maioria de nós a dor é a real manifestação do caos gerado pela intoxicação generalizada que nos separa do centro de nosso ser e da origem de nossa energia e força.
Esse é o motivo pelo qual nos sentimos como se não tivéssemos motivo ou "energia" suficiente para vivermos. O estado comum é: esgotados, exaustos, "emburrecidos", inseguros, ansiosos, vulneráveis, impotentes, irritados e tristes. Estes são os sintomas de alguém intoxicado, ou seja, embotado de impurezas que impedem a presença da clareza e da lucidez:

- Ao nos sentimos vazios buscamos o consolo com a ingestão de alimentos errados: gordurosos, repletos de açúcar, industrializados, conservados quimicamente e às vezes contaminados com agrotóxicos.
- Sob estresse emocional nos sentimos sobrecarregados de insatisfação, desequilíbrios, carências e da sensação de estarmos fora de controle. Pode ser um relacionamento doentio, um trabalho por demais estressante ou um estilo de vida superficial que provoca subnutrição e frustrações. Sem dúvida, são muitos altos e baixos sem o necessário tempo para "digerir" ou lidar com tantos desafios.
- Existe uma poluição social onde o que vemos e ouvimos nem sempre está de acordo com o mundo equilibrado e pacífico, no qual gostaríamos de estar vivendo.
- É inegável a poluição ambiental. O ar que respiramos e a água estão repletos de substâncias químicas e gases tóxicos.
- Estamos intoxicados espiritualmente porque com tantos estímulos socioculturais, estamos sempre preocupados com o externo e paramos de nos comunicar com uma força superior.
Diariamente nos sentimos com preguiça de pesquisar dentro de nós o que é realmente nosso, de buscar nossos verdadeiros valores e ter fé em tudo, em alguém ou em nós mesmos.
Assim, as chances de "ingerirmos" algo tóxico são enormes.

O que entra e nos prejudica deve necessariamente sair. Tudo o que é velho e não tem mais utilidade (revisão de crenças e paradigmas) também é obrigatório que saia. Mas, como diz uma famosa lei: "Nada é tão simples ou fácil como parece".
Muitas toxinas que entram no corpo, no espírito ou na mente não saem com facilidade. E, muitas vezes, num perfeito ato de sabotagem, somos nós mesmos quem as impedimos de deixar sair. Nos apegamos ao ruim conhecido em prol do medo do desconhecido.
Talvez não as possamos ver ou ter esta consciência, mas isso não significa que não estejam ali. Mesmo invisíveis, podemos senti-las todos os dias, como fadiga, doença, raiva, depressão ou stress. Como dor de cabeça, nas costas, erupções na pele e nervosismo. Elas nos impedem de dormir ou nos fazem dormir demais. Nos tiram força, resistência e alegria de viver. Onde fica o nosso “tesão” pela vida?

É hora de fazermos alguma coisa. É hora de recuperarmos e mantermos a energia, regenerarmos o corpo, curarmos a psique, o emocional e reacendermos o nosso espírito.
Desintoxicar a vida significa ser capaz de tirar todo o lixo do sangue, coração e mente, para estar centrado diariamente. Viver a possibilidade de enfrentar todos os desafios do dia a dia com sensação de frescor em todos os poros.
Desintoxicar a vida significa ter a coragem e a determinação de aprender - e praticar - como deixar sair o velho, confiando que o novo será tudo o que é necessário para continuar crescendo. Mas com a plenitude de um corpo lúcido e harmonioso de saúde.

Adoro esta estória que é uma metáfora de autor desconhecido e dá muito sentido ao trabalho que realizo na área do esclarecimento alimentar.
Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Certo dia ele informou ao chefe sobre o seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família. Disse ainda que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.
A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o seu chefe estava triste em vê-lo partindo e lhe pediu para trabalhar em mais um projeto, como um favor.
O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que não estava muito entusiasmado com a idéia.
Vibrando nessa energia, ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados. Era uma atitude negativa para terminar sua carreira.
Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa. Depois, sem comentários, ele deu a chave da casa para o carpinteiro dizendo: "Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você".
O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa teria feito tudo diferente.
O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez, e muitas vezes com preguiça, displicentes, fazendo menos que o melhor possível na construção.
Depois, com surpresa, descobrimos que precisamos viver na casa que construímos. Se pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos diferente. Mas não podemos voltar atrás.
Necessitamos lembrar a todo momento: "A vida é uma oportunidade, um projeto individual ".
Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" em que você vai morar amanhã. Opte por construí-la com SABEDORIA!


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa