Menu

Farinha de Limão

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 21/02/2008 18:38:07


Quem acompanha meus textos, livros e palestras sobre o limão já sabe: a casca do limão (todas as variedades) possui grande poder terapêutico.

É na casca do limão que se encontra a maior parte da Vitamina C do limão (suco 40 mg/100g - casca 150 mg/100g). Nela encontramos a Citrina (Vitamina P), uma família de vitaminas que agem em conjunto com a vitamina C cuidando da qualidade e vitalidade das membranas celulares. Nas cascas do limão encontramos farta e qualitativa concentração de óleos essenciais monoterpênicos, entre eles o d-limoneno, já reconhecido como um quimioterápico natural, além de um forte estimulante da circulação periférica. Na casca do limão temos a melhor pectina do mundo, uma fibra muito importante nos processos de limpeza e desintoxicação.
Enfim, vamos parar de jogar fora as carcaças de limão?

O ideal é após sua trituração, secá-la naturalmente com a energia solar, pois não se perdem ativos como a Vitamina C e os óleos essenciais, e ainda soma-se o prana da energia cósmica e do sol. Então, fica este convite: aproveitemos o sol de verão e o baixo custo do limão para fazer estoque de farinha de limão.
A Receita segue abaixo, mas tem um filminho no YOU TUBE com todos os passos desta receita. Confira nos links no final.

Mãos à obra
Lave bem os limões antes de usá-los, certo?
Corte os limões pela metade e esprema seu sumo para o preparo dos sucos desintoxicantes, limonadas, marinadas, molhos, etc.
As metades já espremidas - as carcaças - devem ser imediatamente bem lavadas (a parte interna) em uma bacia com água limpa para eliminar resíduos do suco e deixadas emborcadas num escorredor (uns 10 minutos) para drenar a água em excesso.
Importante: o ideal é preparar a farinha imediatamente após obtidas as carcaças. Mas caso sua família seja pequena e o consumo baixo, junte as metades (lavadas e escorridas) num pote plástico com tampa, especial para alimentos, e coloque na geladeira, até atingir uns 10 limões. Mas, no MÁXIMO 2 dias de geladeira.
Triture no liquidificador as carcaças de 5 limões (10 metades) de cada vez. Atenção: Não acrescente água.
Derrame as cascas trituradas sobre um pirex ou porcelana. Use 1 pirex (~10 x 20 cm) para cada 5 limões triturados.
Cubra com um tecido de filó e prenda as laterais com 4 pregadores limpos e de plástico (madeira tem fungo).
Leve para desidratar ao sol.
Mexa a cada 1 hora para acelerar a secagem. Se o dia estiver bem ensolarado a secagem será rápida: 2 a 4 horas.
Opcionalmente, mas muito opcionalmente, a farinha pode ser preparada em forno mínimo (deixe a porta do forno levemente entreaberta para garantir que não haja super aquecimento), revolvendo sempre para evitar que queime no fundo e laterais. Se queimar jogue fora porque perdeu os principais valores terapêuticos.
Após seca deixe esfriar.
Passe novamente pelo liquidificador até obter uma farinha mais fina.
Peneire e armazene a farinha obtida num frasco (ideal de vidro escuro) com tampa.
Mantenha em local fresco e sua validade será de 6 meses.

Como consumir?
Use 1 colher (chá)/porção no preparo dos sucos desintoxicantes, chás, lanches e sopas. Pode ser usada a mesma medida no preparo de vitaminas.
Esta farinha poderá enriquecer o preparo do arroz, massas, ensopados e feijão, conferindo maior digestibilidade, além de evitar gases. Para tanto, basta colocar 1 colher (chá) da farinha de limão / xícara (chá) do alimento, porém somente após finalizado o preparo da receita, justamente para evitar as perdas por aquecimento.
Esta farinha pode ser usada também no preparo de bolos e pães (1 colher de sopa/xícara de farinha). Entretanto, seu diferencial será somente pelo elevado teor de fibras que ela contém.
Importante: desde que preparada em baixa temperatura (idealmente ao sol), esta farinha é muito forte, sendo riquíssima em monoterpenos (d-limoneno), fibras como a pectina e a celulose, citrinas (vitamina P) e sais minerais. Não consumir mais que 3 colheres (chá)/dia.

Vídeo Farinha do Limão Parte I:


Vídeo Farinha do Limão Parte II


Não deixe de participar das turmas da OFICINA DO LIMÃO. Lá você aprenderá a preparar a Farinha do Limão e vários outros produtos terapêuticos a partir deste fruto sagrado: o Limão.
Recomenda-se a leitura na íntegra do livro O poder de cura do Limão - editora Alaúde, o que possibilitará o seu consumo com consciência e responsabilidade.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa