Menu

Matrix Capítulo 2: A verdade sobre a Matrix

por Rodolfo Fonseca em Corpo e Mente
Atualizado em 15/08/2001 19:11:07


Depois de um doloroso e traumatizante despertar, Neo é finalmente tratado pela equipe liderada por Morpheus. Após algum tempo, ele já estava pronto para conhecer a verdadeira história da Matriz. Neo e Morpheus são colocados virtualmente dentro de um programa de visualização para que Morpheus passe a explicar parte da história que ele conhece sobre o caos que aconteceu ao mundo causado pela Matriz.

A historia mostra a humanidade do futuro prisioneira de sua própria criação, a inteligência artificial, a poderosa consciência que gerou uma raça inteira de máquinas. Rapidamente criou-se um conflito, uma guerra contra o homem que, em uma atitude desesperada, queimou o céu para bloquear a energia solar e assim tentar parar a máquina; mas, ironicamente ele começou a depender delas para poder sobreviver. Com o decorrer do tempo, a evolução incontrolável das maquinas acabou esmagando e dominando a própria raça humana.

A Matriz é o controle, é a geradora de um mundo de sonhos, onde foram aprisionados todos os seres humanos para que eles pudessem fornecer a energia vital para a Maquina. Todos não, pois um grupo de pessoas livres mantém-se fora dessa realidade, e despertos eles lutam desesperadamente para libertar a humanidade.

Morpheus crê na profecia - que prevê o renascimento de um ser especial dentro da própria Matriz - com o poder de mudar o que ele quisesse dentro dela. Morpheus acredita que Neo é o predestinado!

No treinamento de Neo, Morpheus tenta “libertar“ a sua mente com relação aos seus medos, dúvidas e descrenças e, aos poucos, ele consegue entender as mensagens evoluindo em seu novo conhecimento. Morpheus o lembra que caso aconteça algo com ele quando dentro da Matriz, este algo terá reflexo em seu corpo, pois sua mente molda a realidade que o corpo exterioriza.

Ao final desse treinamento, Morpheus alerta Neo para a presença das sentinelas, temidos e poderosos representantes da máquina que cuidam de sua segurança. Qualquer ser humano ainda escravo da matriz pode ser instantaneamente substituído ou abduzido por estas sentinelas, de acordo com a vontade da maquina.

Conclusão e comentários:

Bom, além de todos os conceitos sobre o futuro extremamente possíveis, se levarmos em conta a evolução da tecnologia desses últimos 10 anos, existe também o aspecto ambicioso e destrutivo (auto-destrutivo também) do homem que pode nos levar tranqüilamente para uma situação até pior aquela abordada no filme.

Outro aspecto interessante abordado por Morpheus ao final do treinamento, é sobre a funcionalidade da matriz como sistema controlador de mentes. Me lembra, em alguns momentos, uma seita ou até algumas religiões. Depois de um tempo ouvindo imposições e doutrinas, todos acabam acostumando-se e incorporando-as como parte de sua realidade, limitando suas mentes num programa extremamente castrador de acordo com a intenção de controlar facilmente o grupo. Este ser humano, se não for ajudado de alguma maneira a pensar por si próprio desafiando e desmistificando alguns de seus próprios princípios, ficará para sempre como um sonâmbulo sendo continuamente enganado e usado.

Algumas dessas pessoas, devido ao tempo de exposição prolongado a essas idéias, estão tão viciadas, inertes e dependentes que são capazes de lutar para defender - com sua própria vida –os princípios obscuros do grupo ao qual pertencem.
Lamentável, visto que a mente, ao contrario do corpo, não envelhece mas amadurece e sempre DEVE estar receptiva a novas idéias, apenas aprendendo com a experiência adquirida e aplicando com intensidade e uso correto dentro do momento que está vivendo agora.

Continua...


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


ro
Rodolfo Fonseca é co-fundador do Site Somos Todos UM
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa