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Novos hábitos - podem ser já?

por Conceição Trucom

1) Mastigação x Digestão

Sua influência em nossa saúde é muito maior do que podemos imaginar. Na mastigação inicia-se a função digestiva.
Quando mastigamos os sólidos são transformados em partículas, que são misturadas com a saliva, que contém uma enzima, responsável pela digestão dos alimentos ricos em amido.
Se não mastigarmos bem, dificultamos a digestão, causando fermentações, azia e gases. Em contrapartida, se o alimento é bem salivado, não sentimos necessidade de beber líquidos nas refeições.

Ao triturarmos bem os alimentos, evitamos um trabalho excessivo do estômago e a fermentação gástrica que forma toxinas no organismo. A correta mastigação resolve a maioria dos problemas de gases e gastrite.

Para a saúde dos dentes a mastigação é importantíssima. Se não utilizamos devidamente os dentes, estes perdem sua função e enfraquecem.

A mastigação também serve como um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos que devemos ingerir. Durante o processo de mastigação o corpo vai recebendo avisos e se preparando quimicamente para a assimilação dos nutrientes, até o momento em que dá sinais de apetite saciado.
Desta forma, sem enchermos demais o estômago, ele terá espaço para movimentar-se, liberando o suco gástrico que irá se misturar com a comida.

Quando comemos muito rápido, engolindo a comida, o ponto de satisfação será quando o estômago estiver bem cheio, dolorido de tão dilatado. Engolindo pedaços grandes de comida, aumentamos o trabalho do estômago e não o preparamos bioquimicamente para realizar um bom trabalho digestivo.


2) Mastigação x Paladar

Paladar, sentido através do qual tomamos consciência do que ingerimos e que está intimamente ligado ao nosso instinto de sobrevivência. O paladar é importantíssimo para selecionarmos do meio em que vivemos, o que é importante ou não para que nosso organismo funcione com harmonia.

Por esse motivo o gosto deve ser muito percebido e o alimento bem saboreado, até a última partícula. E, para sentirmos o paladar, a mastigação tem aqui outro papel importantíssimo: mastigando com tranqüilidade, identificamos o sabor de cada alimento e pela nossa sensibilidade poderemos reconhecer a função alimentos e temperos em nosso organismo.

Pelo sabor, o estômago e os intestinos começam a liberar enzimas digestivas. Mas existem alguns fatores que nos impedem de cumprir corretamente esta função: compulsão, gula, ansiedade, tensão, preocupação e correria.


3) AliMenditação

Para a prática da mastigação adequada, necessitamos de autocontrole, de nos acalmarmos alguns instantes e exercitarmos a paciência e o auto amor. Praticar uma atitude de tranqüilidade.
Nos primeiros dias será difícil, mas com o tempo o hábito será desenvolvido de forma a tornar-se espontâneo.

A cada refeição ou lanche, procurar mastigar com calma, saboreando, até transformar o sólido em líquido, só engolindo quando não sobrar qualquer partícula de alimento.
Vale mais a pena uma refeição pequena, mas bem mastigada; do que engolir da forma que estamos habituados, quando boa parte do alimento não é aproveitada, além de favorecer fermentações, que produzem toxinas e gases.

Escolha um horário em que tenha mais tempo, alimente-se com calma, celebrando o momento. Mastigar também é um exercício de meditação, autocontrole e concentração, que por sua vez reduz ansiedades.

Mastigar é uma simples atenção que pode modificar totalmente o rumo dos hábitos alimentares.


4) A quantidade altera a qualidade

É importante sairmos da mesa satisfeitos, mas nunca com o estômago totalmente cheio. Quando se inicia o processo digestivo a saciedade aumenta.
Quando comemos em excesso são produzidas fermentações no estômago e intestinos que intoxicam o corpo, e roubam nossa inteligência e produtividade.


5) Não beber líquido nas refeições

Penso, que este é um hábito massacrante, criado pela industrialização dos refrigerantes e sucos.
Se salivamos bem os alimentos, não precisamos ingerir líquidos que diluem o suco gástrico e as enzimas, prejudicando a digestão.

Além disso, se adquirimos o hábito de tomar mais água (Ver Os 5 alimentos), chás e sucos durante o dia, dificilmente será necessário ingerir líquidos durante a refeição.

6) Alimentar-se com tranqüilidade

Tenha sempre em mente que o ato de se alimentar deve ser de prazer e satisfação. Procure estar sempre em local agradável e bem acompanhado.
Preferível só que mal acompanhado. Quando só, procure estar ouvindo música relaxante e se concentrar no ato da mastigação e do prazer de estar se alimentando.

Evitar preocupações, tensões, discussões, brigas etc., pois paralisam o sistema digestivo.


7) Postura correta

Se a coluna vertebral está encurvada, devido às poltronas "confortáveis", macias, ou a má postura adquirida, é produzida uma alteração no tubo digestivo, fazendo com que saia de sua colocação correta. O estômago é pressionado, dificultando dessa forma seu trabalho, detendo a comida mais tempo no órgão.

Com a coluna ereta, os órgãos da digestão são colocados na posição correta e natural, facilitando a atuação da força da gravidade em puxar a comida para baixo, completando seu trajeto de forma natural.


8) Alimentos excessivamente quentes ou gelados

A digestão do alimento só é iniciada quando ele alcança a temperatura do organismo, podendo atrasar inclusive, a digestão daqueles alimentos que já estavam no estômago. Devemos fazer com que atinjam a temperatura ideal, quando ainda estiverem na boca, misturando-os bem com a saliva.


9) O jantar e o Lanche Noturno

O sono é o momento de descanso, quando recuperamos as energias gastas durante o dia. Mas é durante o sono que o nosso corpo cresce e rejuvenesce, porque é neste momento de repouso, que o corpo aproveita para fazer as reposições e construções celulares.

Quem tem o mau hábito de fazer um jantar farto, pode até acordar no dia seguinte com alimentos sendo digeridos no estômago, pois quando dormimos a digestão é muito lenta. Se passamos o período de sono digerindo, as três coisas serão malfeitas: 1º) o ato de dormir, pois o corpo não descansará, 2º) o ato da reposição celular (rejuvenescimento), pois o corpo estará desviando energias e atenção para algo que ele não deveria estar fazendo, e 3º) o ato de digerir, pois não é o momento para isso.

Entretanto, se dormirmos com o estômago praticamente vazio, contendo somente um pequeno lanche leve, realizado cerca de 30 minutos antes de deitar-se, o sono será perfeitamente recuperador e regenerador.

Na prática da Alimentação do 3º Milênio, é comum dormir menos horas, já que o que mais importa é a qualidade do sono e não a quantidade de sono.

A outra vantagem é acordar com muita vitalidade e apetite no dia seguinte, gerando o hábito saudável de tomar um bom dejejum (Ver Sucos Desintoxicantes).

Conclusão: O ideal é realizar um jantar leve umas 3-4 antes de deitar e um pequeno lanche leve noturno meia hora antes de deitar-se.

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Atualizado em 04/05/2001 11:02:52

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

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