Home > Corpo e Mente

O Limão no tratamento do Sistema cardiovascular

por Conceição Trucom

O Limão no tratamento do Sistema cardiovascular

Como já esclarecido em textos anteriores, a casca do limão contém cerca de 0,5% de óleo essencial (OE), rico em d-limoneno (65%) e vários outros monoterpenos, como 10-20% de pinenos e cerca de 10% de gama-terpineno.

Pesquisas japonesas revelaram que estes compostos apresentam uma poderosa ação antioxidante, capaz de inibir a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), impedindo assim o depósito das famosas placas de gordura nos vasos sanguíneos, que podem causar a arteriosclerose e outros problemas cardiovasculares.

A explicação para tal fenômeno é que ocorre uma ação sinérgica destes monoterpenos do limão, que previne depósitos e favorece na desobstrução de vasos sanguíneos.
Por outro lado, o consumo diário do suco do limão, por ser um agente desintoxicante que ativa a eliminação de toxinas, afina e fortifica o sangue; é um tônico deste sistema.

O suco do limão preparado juntamente com sua polpa e casca contém um bioflavonóide (Vitamina P) que, combinado com a vitamina C, tem ação benéfica sobre a queda do colesterol LDL e os capilares sangüíneos, aumentando sua resistência e auxiliando quem sofre de varizes e pressão alta.
Portanto, suco, polpa e casca têm ação combinada que impedem e neutralizam a proliferação das tão temidas “toxinas” do sistema cardiovascular.
Assim, a sugestão é o consumo diário de sucos desintoxicantes contendo o limão (suco, polpa e casca), três vezes ao dia, por um período mínimo de três meses.
Tal tratamento irá favorecer na redução até os níveis ideais do colesterol e triglicérides, melhorar a flexibilidade e porosidade das veias, vasos e artérias, geralmente sem efeitos colaterais.

A Vitamina P do Limão
Esta vitamina é encontrada em profusão nos frutos cítricos como o limão. Ela funciona em sinergia com a vitamina C, contribuindo para melhorar sua absorção e ação no organismo.

A vitamina P está representada por um grupo de substâncias chamadas bioflovonóides (flavonas, flavonóides), e as mais ativas são a citrina, a rutina e a hesperidina. São substâncias que conferem a cor amarela e laranja aos alimentos que as contém.
Os bioflavonóides não são produzidos pelo próprio corpo, motivo pelo qual têm que ser obtidos externamente, via alimentação. As principais fontes desta vitamina estão na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos das frutas cítricas, como o limão, a laranja, a tangerina e o grapefruit.

Assim, sempre é indicado que o suco do limão seja preparado de forma que contenha ao máximo suas fibras, encontradas justamente na sua entrecasca, como também na sua polpa.
Os principais benefícios da Vitamina P são:
• Evita que a vitamina C seja destruída pela oxidação, potencializando sua eficácia;
• Trabalha junto com a vitamina C fortalecendo os tecidos (paredes) capilares e conjuntivos, prevenindo assim a fragilidade capilar, portanto sangramentos como os de gengiva, e agindo como um auxiliar na cicatrização;
• Ajuda no tratamento de edema nos tecidos como manchas roxas e equimoses;
• Ajuda na manutenção das artérias, ativando a circulação sanguínea e equilibrando as taxas ideais de colesterol.
• Aumenta a resistência contra infecções e viroses;
• Contribui para um rápido alívio da gripe e resfriados.

Notícias da mídia: Pesquisadores dos EUA e Canadá descobriram que a casca das frutas cítricas contém uma família de substâncias que reduz o colesterol ruim, mais eficazes do que os remédios alopáticos convencionais.
Identificada como Flavonas PMF, são similares a outros pigmentos vegetais benéficos para a saúde, como na proteção contra o câncer, doenças cardíacas e inflamações.


Texto extraído do Livro O poder de cura do limão – Editora Alaúde.
Reprodução permitida deste que citada a fonte.


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   



Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas
voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Visite seu Site no STUM
Email:
Visite o Site do Autor
Publicado em: 03/06/2005 13:36:01

Veja também
Relacionamento amoroso é um fardo?
Você sabe como fazer o Amor dar certo?
Amor e sexo: escolha a sua fantasia!
Qual é o seu lugar?
Mediunidade e Transtornos Psicológicos
Medo x Inteligência!


Deixe sua opinião sobre este artigo


© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Stum não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo do Site.


Energias para Hoje
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. 3 dicas para não deixar seu relacionamento acabar!
2. Poderosa Oração a Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza!
3. Fogo, Terra, Ar e Água
4. Caminhando de Volta para o Lar...
5. Discernimento e crescimento consciencial
6. Urano, regente de Aquário: liberdade ou rebeldia?
7. Sentimentos
8. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa