Menu

Óleo essencial do limão

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 28/04/2003 12:24:23


Propriedades Terapêuticas
No meu livro "O poder de cura do Limão", trato de deixar claro que o limão, seja de que forma for, sempre terá propriedades terapêuticas.
Falo dos sucos desintoxicantes, do tratamento intensivo com o suco puro, do uso diário no preparo dos alimentos, do uso da cor verde pela Cromoterapia, do Floral limão pela terapia Floral e também do uso curativo do OE de limão pela Aromaterapia.

O OE de limão apresenta inúmeras propriedades terapêuticas, que vão desde a busca do equilíbrio emocional através da vontade que ele nos traz (pelo estímulo olfativo) de entrarmos em contato com as nossas verdades e pararmos de adiar nossos reais objetivos, como também a possibilidade de trabalharmos com doenças que fisicamente nos causam incômodos.

Vejam como ele pode ajudar nestes aspectos mais físicos, que logicamente acabam por influenciar o emocional e mental, afinal tudo está integrado:

- Celulite - através de massagens localizadas com óleos e cremes especialmente formulados.
- Analgésico de dores reumáticas (artrite, gota e reumatismo) - através de massagens localizadas com óleos e cremes especialmente formulados, banhos aromáticos e compressas aromáticas frias.
- Problemas circulatórios (hemorragias, varizes e hipertensão arterial) – sempre por massagens localizadas com óleos e cremes especialmente formulados e banhos aromáticos.
- Estimulante e revigorante em geral (fadiga mental e física) - inalações, massagens e banhos aromáticos.
- Anti-séptico e cicatrizante da pele (peles oleosas, feridas, pancadas e picadas de insetos) - vapores faciais, massagens e compressas aromáticas.
- Estomacal e digestivo (dores e úlceras no estômago e acidez gástrica) - massagens aromáticas e compressas aromáticas quentes sobre o abdômen.

Obtenção e composição do OE de limão
Extraído da casca do limão, para a obtenção de 1 kg deste óleo essencial, são necessárias as cascas de cerca de 2.500 limões.
Trata-se de um líquido oleoso de cor amarelo-esverdeada pálida que apresenta o inconfundível cheiro de limões frescos, ou seja, é a mais pura essência da casca do limão.
O componente químico que predomina é um aldeído chamado d-limoneno. Mas, na verdade trata-se de uma mistura natural de diversos aldeídos, entre eles o citronelal, o citral e outros.

IMPORTANTE: O uso externo do limão, seja na forma de suco ou OE, exige a lavagem eficiente (com água abundante e sabão) do local após final do tratamento. Caso contrário irão surgir manchas escuras e até queimaduras.

- Uma receita como dica:
MASSAGEM CORPORAL - OBESIDADE
OE Gerânio - Depurativo e regenerador celular.
OE Junípero - Diurético, favorece a eliminação natural dos detritos renais e o emagrecimento.
OE Limão - Reforça as imunidades naturais, elimina as toxinas e fluidifica o sangue.
Prepare um óleo de massagem com 120 ml de óleo de germe de trigo ou outro óleo vegetal e acrescente: 20 gotas de OE de Gerânio + 20 gotas de OE de Junípero (ou zimbro) + 10 gotas de OE de Limão + 10 gotas de OE de Cipreste.
Use para massagear vigorosamente abdome, glúteos e coxas, ou borrife e massageie com uma bucha vegetal. Faça 2 vezes por dia.

PARA CELULITE E GORDURA LOCALIZADA

Misture 2 colheres de sopa de óleo de germe de trigo + 2 colheres de sopa de azeite de oliva + 3 gotas de OE de Limão + 3 gotas de OE de Hortelã Pimenta + 3 gotas de OE de Gerânio.
Aplique em massagens locais, deixando permanecer sobre a pele por uma hora no mínimo.

ATENÇÃO: Para integrar uso interno com o externo e obter resultados mais rápidos e definitivos, não deixe de beber chás e sucos desintoxicantes diariamente.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa