Menu

Perguntas e Respostas sobre Alimentação e Limão 3

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 05/05/2006 11:52:16


Tenho sempre imprimido seus artigos sobre limão e levado para minha mãe que tem artrose nos joelhos e tenta levar uma alimentação e vida saudável. Ela até começou a usar mais o limão em sucos, mas foi num médico ortopedista e o mesmo falou para suspender, pois a acidez do limão poderia piorar a sua artrose. Desejo saber se você concorda, ou seja, se isso tem fundamento. Agradeço seu retorno.
Dayse Queiroz (18.abril.06)


Olá, Dayse!
Como ela estava se sentindo com a ingestão dos sucos desintoxicantes que falas?
Eu discordo que ela faça aquela terapia do limão (20 dias) sem um acompanhamento e associação com os caldos de hortaliças.
O máximo que arriscaria seria a Terapia Leve de 5 dias, sob observação e acompanhamento diário.
Mas o suco desintoxicante diário contendo raízes, brotos, sementes e folhas, além do limão, tem tudo para lhe fazer bem, pois afinal ela estará alcalinizando, jamais acidificando seu sangue.
O limão, diferente das demais frutas cítricas e ácidas (abacaxi e kiwi), é um alimento fortemente alcalinizante, após sua ingestão, principalmente se associado com folhas, brotos e raízes cruas.
O uso do caldo de hortaliças (2 a 3 vezes por dia) também será muito benéfico para reduzir a acidose dos artríticos. São aquelas sopas onde você cozinha as folhas, legumes e raízes e depois toma só o caldo.

Agradeço seu rápido retorno.
Bem, ela não fez a terapia dos 20 dias. Apenas usava limão no seu suco natural matinal; ela nem chegou a sentir bem o efeito, porque logo suspendeu por causa do que o médico falou. Hoje ela toma vitamina matinal com beterraba, rúcula e outros nutrientes naturais, mas coloca a laranja ao invés do limão. A saúde geral dela é boa, e só pode ser, pois ela só come arroz integral, leite de soja, adoçante natural, nunca se excede em nada menos saudável. Às vezes quando não tem laranja, ela coloca mesmo o limão na multivitamina matinal dela... Mas eu não sei se o resultado é bom, pois o limão não é continuado como você sempre sugere. O problema dela é só a artrose nos joelhos, principalmente em um deles. Então você diz que é possível usar tudo do próprio limão (raízes, brotos, sementes, folhas...) num suco?
Eu não sabia do caldo de hortaliças, vou falar para ela - e isso até eu gosto, pois adoro legumes quentes, principalmente sopas.
Novamente, agradeço sua preciosa atenção. Considere que você tem alguém aqui em Belém do Pará que torce por você!
Dayse Marina Queiroz


Olá, Dayse!
O suco desintoxicante que falo leva raízes (cenoura, beterraba, etc), folhas (hortelã, alface, couves, etc), brotos (alfafa, feijão, etc), semente (girassol, linhaça, etc), frutas (mamão, maçã, manga, etc) e o nosso famoso limão.
Entenda: Não disse usar folhas, raízes e sementes “do limão”. Uma das opções de raízes, folhas, brotos e sementes estão exemplificadas acima.
Seria legal você adquirir o livro, pois ficaria mais fácil entender todo o trabalho.
Boa sorte,

Fiquei bastante interessada pelo limão após conhecer o site link Tanto é que encomendei o livro "O poder de cura do limão" e também gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
1) Disseram-me que se passar limão nas axilas, o mau cheiro ocasionado pelas bactérias some. É verdade?
2) Outro dia, assisti em uma série de TV americana chamada CSI uma moça espremendo limão em seu corpo para sair o cheiro residual que ficou após ela ter contato com um corpo em estado de putrefação. É verdade?
Obrigada pela atenção,
Érika dos Santos (16.abril.06)


Olá, Érika!
Realmente, o limão é um excelente bactericida e um antibiótico natural.
Tanto em uso interno, como externo.
No uso externo, você pode, inclusive, preparar fórmulas com farelo de aveia ou açúcar, para tratar manchas, pele oleosa e para o caso que perguntas.
Neste caso, terá que passar diariamente à noite (uns 30 dias), após o banho, deixar uns 5 minutos e lavar novamente.
O problema é que quando se volta a utilizar uma roupa usada antes do tratamento, ela ainda conterá resquícios da bactéria e a fermentação nas axilas voltará. Este é o motivo pelo qual se deve realizar o tratamento por 30 dias.
Outra opção é tratar as roupas contaminadas deixando de molho por 30 ou mais minutos em água com limão. Coloque 2 litros de água numa bacia + suco de 01 limão. Misture bem e depois coloque as camisas e camisetas contaminadas de molho.
Lembrando: Este tratamento direto nas axilas deve ser sempre realizado à noite para evitar o contato com o sol e pela manhã não esquecer de tomar banho para eliminar possíveis resíduos do limão.
Boa sorte,

Venho acompanhando semanalmente seus textos, pois também sou apaixonada pelo limão! Enfim, estou com uma dúvida, pois há muitos mitos sobre o uso do limão! Eu estou grávida de 02 meses e estava usando bastante o limão, tanto para aliviar a azia e má digestão, quanto para melhorar a disposição. Porém fui advertida, por uma tia, dos perigos de se usar esta fruta durante o período de gestação! Por gentileza, responda-me quais são os benefícios e os "malefícios" do seu uso nessa fase!
Muito obrigada!
Wagneide Rodrigues (17.abril.06)


Olá, Wagneide!
Peço que você visite o meu site link no ícone Limão é Saúde e
leia os textos que falam sobre gestação.
Lá você poderá compreender como o consumo diário de um limão poderá trazer inúmeros benefícios para a mãe e o bebê.
O consumo diário do limão através dos sucos desintoxicantes vai ajudar muito a você e
o bebê a prevenir doenças, como também fortalecer toda a capacidade de fixação nutricional.
Não recomendo a Terapia do Limão (aquela de 19 dias) para nenhuma gestante, mas os sucos desintoxicantes diários (em jejum), usando na receita 01 raiz (cenoura ou inhame ou beterraba ou bardana), 01 xícara de folhas (hortelã ou couve ou alface, etc.), 01 xícara de brotos (alfafa ou feijão), 01 fruta redonda (maçã ou mamão formosa ou manga, etc.) e 01 limão. Ou seja, saúde total para ambos.
Logicamente, a única recomendação que faço para todos é usar o bom senso, ou seja, sem exageros.
Se o limão é um remédio, deve ser usado como remédio, ou seja, na dose
certa.
No seu caso, 02 limões, no máximo por dia, sempre na forma de sucos desintoxicantes.
Boa sorteBom Dia!
Sou Nutricionista e trabalho bastante com desintoxicação e alergias. Adoro saber que o LIMÃO tem todas essas funções e atuações benéficas para o organismo. Porém, tenho uma dúvida que deve ser sanada antes de eu indicar um consumo maior e mais freqüente dessa fruta maravilhosa aos meus pacientes.
De acordo com alguns estudos científicos e nossa prática clínica, sabemos que os cítricos estão na lista dos alimentos mais alergênicos.
Seria possível você me ajudar com essa questão? Até onde é bom ou ruim consumir e indicar o limão?
Obrigada.
Valeska Mangini Francki - CRN3 15229 – (18.abril.06)


Olá, Valeska!
Que bom que você gostou do trabalho que realizo de trazer mais informação e consciência para com o benéfico consumo diário do limão.
Existe até o projeto, de cunho sócio-econômico (ecológico e de fixação do homem no campo) e cultural, onde sou a propagadora que se chama Limão é Saúde!
Que bom que você se referiu de forma genérica aos cítricos, pois com exceção do limão, todos os demais cítricos brasileiros (laranjas e tangerinas) costumam necessitar de muito agrotóxico para serem produzidos.
Tal carga tóxica pode sim gerar intoxicações e alergias.
Entretanto, com o limão a situação se inverte e raramente se faz necessário elevadas cargas de defensivos agrícolas para a sua produção.
A única situação onde a alergia pode acontecer é ao consumir limões muito verdes ou de vez. E ainda assim quando são muitos os limões de uma só vez (3 ou mais por dia). Neste caso, existem alguns alérgenos os quais algumas pessoas são mais vulneráveis e sentirão coceiras por todo o corpo.
A outra situação, que não é alergia, mas um manuseio imprudente, é quando a pessoa espreme muitos limões, não lava efetivamente as mãos e depois se expõe ao sol.
Os cítricos contêm, principalmente na casca, o betacaroteno, uma substância que é fotossensível e tem elevada capacidade de penetração na pele. O resultado serão manchas e até queimaduras. Mas tudo isso está avisado (repetidamente) em meu livro e orientando sobre o manuseio correto.
A proposta dos tratamentos de prevenção é o consumo diário de 01 a 02 limões (idealmente maduros e, no caso de pessoas mais sensíveis, provenientes de cultura orgânica), na maioria das vezes diluído em sucos desintoxicantes, com folhas, raízes e frutas redondas. Desta forma, só existem benefícios. Desde a harmonização metabólica, até ativação do sistema imunológico.
Seria legal você adquirir este livro – O poder de cura do Limão. Ficaria encantada!

Bom dia, Conceição!
Adoro seus artigos sobre os benefícios do limão e quero saber se posso tomar o suco de 01 limão por dia para acalmar as dores que sinto no estômago?
Fico aguardando sua orientação.
Bete Rodrigues (18.abril.06)


Olá, Bete!
Leia no meu site: link no ícone Limão é Saúde o texto que fala sobre o limão x problemas digestivos. Lá você irá encontrar várias receitas para tratamento.
O importante é saber que o limão tem o poder de cicatrizar e curar feridas no estômago e demais mucosas do organismo humano. E mais, depois de ingerido ele tem função de neutralizar acidez, ou seja, alcalinizar.
Boa sorte


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa