Menu

Perguntas e Respostas sobre o limão - Parte 2

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 04/08/2006 13:09:27


Cara Conceição,
Desejo parabenizá-la pelo livro “O poder de cura do limão” que apresenta uma didática simples e muito esclarecedora.
Mas fiquei um pouco preocupada com uma orientação que ele traz. Tenho melasmas (manchas amarronzadas pelo rosto) e acnes que não me deixam em paz. Estes problemas de pele me incomodam muito e já tentei várias coisas como peeling (esfoliação), cremes, remédios via oral; enfim, tudo que você possa imaginar.
Minha dúvida: a orientação que a senhora passa no livro, de utilizar o limão em receitas antimanchas e esfoliantes, deixou-me preocupada pois sei que o limão tem um alto poder de manchar a pele, caso seja exposta ao sol.
Então, se eu utilizar o limão de acordo com as receitas que você recomenda no livro, lavar muito bem o rosto e passar um protetor (que já é de praxe), mesmo assim não corro nenhum risco do meu problema piorar? Ou você pode me orientar como faço, por exemplo, a utilização associada a outro componente?
Aguardo um retorno e agradeço muito a sua atenção.
Cristiane Ferro (28.jul.06)


Olá Cristiane,
Compreendo sua preocupação e acho bem oportuna esta sua pergunta.
Mas penso que sua dermatologista e a maioria das pessoas podem não saber deste fato: TODO PRODUTO QUE TIRA MANCHAS É UM POTENTE CAUSADOR DE MANCHAS.
Não importa se o agente antimancha é um produto sintético, como o ácido retinóico ou um produto natural como o limão.
Perceba: qual é a primeira recomendação do dermatologista quando ele nos passa um
tratamento de antimanchas?
NÃO TOME SOL DURANTE O TRATAMENTO – USE CHAPÉU E FILTRO SOLAR FPS 30.
Por quê? Porque qualquer que seja o tratamento que o dermatologista passou (natural ou sintético), é um potente causador de manchas.
É algo como a homeopatia. Curar com o que provoca a doença.
Você pode fazer qualquer um dos tratamentos naturais ensinados no meu livro,
mas NÃO TOME SOL - EVITE DURANTE O TRATAMENTO TOMAR SOL – USE FILTRO SOLAR FPS 15.
Pois é, o limão traz somente vantagens e até tira manchas, desde que corretamente formulado e usado.
Aproveitando a oportunidade, existe um depoimento que anda circulando pela internet, de um homem que teve suas mãos queimadas, após um fim de semana com crianças, familiares, amigos, piscina e sol. Ele relata que preparou litros de limonada, espremendo os limões manualmente um a um.
Ele até comenta no texto: “Não tinha espremedor de sucos, então parti para a ignorância”. E, num processo de espremer manualmente... Imagine a força de um homem adulto sobre os indefesos limões. Dúzias.
Aconteceu, então, o relatado. Não só o suco, mas o óleo que contém a casca do limão, que tem a propriedade de ativar a circulação periférica, fez com que as substâncias que causam manchas penetrassem fundo e, pelo excesso, acabou causando queimadura de segundo e terceiro grau.
Assim, por prudência, minha recomendação para as pessoas que manuseiam limão diária ou ocasionalmente (num fim de semana festivo, férias na praia, etc.) é:
Quando for o caso de manuseio de poucos limões (03 máximo), é suficiente lavar bem as mãos em água corrente logo após o uso. Se possível passar um creme hidratante.
Quando forem muitos limões, o ideal é usar luvas e um espremedor elétrico de frutas.
Tomara tenha lhe esclarecido... O melhor paciente é aquele que é cúmplice do tratamento, do seu corpo, do seu propósito, do médico e do terapeuta.
Boa sorte!


Cara Conceição,
Desejo saber se o limão pode auxiliar na cura de um cisto no ovário e de que maneira isso pode ser feito.
Desde já agradeço sua atenção.
Mary Angela (26.jul.06)


Olá Mary,
Sempre fico feliz quando as pessoas procuram a harmonia da sua saúde pelo natural, pela consciência e cumplicidade com seu corpo.
Os sucos desintoxicantes usando o limão como ingrediente básico podem ajudar sim.
Os cistos são resultantes de desarmonia hormonal e metabólica e, através do consumo diário de sucos desintoxicantes, tudo o que estiver fora de controle terá através destes sucos, a possibilidade de se reorganizar, reequilibrar, revitalizar.
Recomendo-lhe ao menos durante uns 2-3 meses o consumo de 3 sucos desintoxicantes diários, sendo: o primeiro deles em jejum e mais 2 ao longo do dia (tipo no intervalo das refeições principais).
Se você estiver com excesso de gordura corporal, estes 2 sucos ao longo do dia, devem ser idealmente ingeridos uns 30 minutos antes do almoço e do jantar.
Tais sucos, além de reduzir sua compulsão alimentar, irão alcalinizar todos os seus líquidos corporais, o que irá reduzir aglomerados de células, harmonizar todo o seu metabolismo e ainda limpar (desintoxicar) seu organismo.
Alguma idéia das receitas destes sucos você poderá ter ao ler alguns textos deste site.
Mas, um tratamento terapêutico não se faz somente com receitas e sim com a consciência, motivação e compreensão deste propósito terapêutico. Assim, a leitura na íntegra do trabalho se faz necessária.
Os meus livros indicados são: Alimentação Desintoxicante – para ativar o sistema imunológico e O poder de cura do Limão – um guia de medicina caseira.


Cara Conceição,
Você poderia me dar uma informação sobre o limão?
Gostaria de saber se ele é bom para tratar a diarréia, pois já tem alguns dias que estou com este quadro e gostaria de saber se posso tomá-lo como um remédio?
Aguardo seu retorno!
Grata,
Helena (25.jul.06)


Olá Helena,
Com certeza. O limão é um grande regulador, uma inteligência. Se seu intestino é preso, ele regula. Se ele é (ou está) solto, ele regula.
Assim, tome o suco fresco do limão batido junto com maçã, com erva-doce fresca, com hortelã fresca ou com chá de camomila.
Você deve bater no liquidificador, coar e tomar imediatamente. Pode diluir com água fresca ou de coco se desejar. Será excelente.
Mas, o limão é muito mais que isso porque ele não irá somente interromper a diarréia, antes disso ele permitirá que aquilo que seu corpo está desejando desapegar-se, saia. Muito bom, não é? Às vezes, são desapegos que não temos a menor consciência; o limão apenas viabilizou a cura – o desapego!
Por isso, sou contra a interrupção da diarréia com alopatia, pois ela a interrompe e impede que ocorra o propósito energético (metafísico) do organismo.
Metafisicamente falando, a diarréia significa desapego. Então, deixar sair, na maioria das vezes, é sinal de cura. Obviamente, há exceção para uma diarréia provocada por um botilismo ou bactéria de difícil controle.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa