Menu

Projeto Alga Viva

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 02/07/2004 12:18:27


Este é o primeiro de uma série de artigos que estarei escrevendo sobre o tema “Alga Viva” pois descobri que o consumo de alga, integrado aos Sucos Desintoxicantes, pode realmente fazer diferença para as pessoas que desejam abrir espaços de saúde e transformação em suas vidas.

As algas marinhas constituem uma das fontes mais ricas e pródigas de recursos naturais. Entretanto o homem ainda não as conhece devidamente ou sabe utilizá-las corretamente.
Apesar de serem tão antigas em nosso planeta, somente atualmente começam - algumas espécies - a serem consideradas como um alimento do futuro, por serem ricas em proteínas e vários nutrientes essenciais ao organismo humano.

Quase toda a alga comercializada no Brasil para consumo humano é proveniente do Japão. Isto porque as pesquisas científicas no desenvolvimento e cultivo das algas sempre foram mais ativas neste país. A população japonesa conseguiu implementar o saudável e prazeroso hábito de consumir as algas como um valioso suplemento nutricional.
Fácil de entender pois o Japão, uma ilha, tem uma extensão de terras cultiváveis extremamente reduzida, enquanto é cercada de oceano por todos os lados. Os japoneses possuem plantações de algas marinhas que ocupam vastas áreas nas costas baixas.

Mas não é somente neste país que as algas entram na dieta humana, já começa a ser significativo o consumo delas também em muitos países do oriente, Europa e Américas.
Algumas algas brasileiras, ainda pouco conhecidas, também apresentam inúmeras vantagens e qualidades para o consumo humano. A principal delas, pertence ao gênero das gracilárias, ricas em mucilagens de Ágar-ágar, portanto também chamadas de agarófitas.

O Ágar-ágar é uma gelatina vegetal, um extrato gelificável, insolúvel em água fria, mas solúvel em água quente. Um espessante natural, ajuda em muito no processo de desintoxicação ao proporcionar volume e fluidez fecal.
Para o consumo humano elas são lavadas com água potável, são secas e clarificadas ao sol, sendo portanto riquíssimas em prana (energia cósmica).
Em termos nutricionais, elas contém proteínas ricas em aminoácidos essenciais, além de elevado teor de fibras, sais minerais e vitaminas. Devido ao seu rápido ciclo de desenvolvomento (2-4 meses) contém fatores de crescimento e várias outras substâncias ativas que podem suplementar, sem excessos, as necessidades nutricionais para cada fase de desenvolvimento do organismo humano.
Trata-se portanto de um suplemento nutricional ideal para a manutenção da harmonia e equilíbrio do corpo humano.
Aliás, os organismos marinhos têm sido evidenciados como uma nova fonte de substâncias altamente reativas, capazes de produzir os mais variados efeitos biológicos.

Devido à sua forte atuação nos tecidos estruturais como ossos, músculos, peles, unhas e cabelos, ela irá trazer uma sensação que passarei a chamar de “Eternamente Jovem”.
A alga marinha pode ser usada no preparo de qualquer suco desintoxicante, dando-lhe cremosidade e força de limpeza e renovação celular. Ela ajuda muito em problemas de intestino preso.

Com a mucilagem da alga marinha pode-se preparar mousses, sorvetes, iogurtes e gelatinas de frutas frescas, que irão dar saciedade, proporcionando portanto a redução da compulsão alimentar, ou seja, ajudam a emagrecer.
Ela poderá ser usada também no preparo de saladas e sopas, que são as opções salgadas para as demais refeições do dia.
E mais que isso, com a mucilagem da alga podemos preparar produtos de beleza e cuidado pessoal como cremes para a pele, rosto, cabelos, celulite, esfoliação, e outros.

ALGUMAS RECEITAS com a alga brasileira Gracilária (rica em Ágar-ágar):

Sucos: Prepare as receitas de sucos desintoxicantes (ver algumas receitas no final do texto) acrescentando ½ xícara do gel de alga. Beba imediatamente.

Mousse de frutas: Prepare no liqüidificador receitas bem cremosas usando a polpa da fruta de sua preferência como: mamão, manga, abacaxi, maçã ou banana (opcional: acrescente 1-2 cenouras ou 1 inhame) + suco de 1 limão + 1 xícara do gel de alga + 2-3 colheres de sopa de leite em pó desnatado. Atenção: Não use água para que o creme fique na consistência de uma mousse. Despeje em taças. Você poderá decorar com: a) granola, b) pedaços de fruta inteira, c) semente crua de gergelim ou linhaça, d) uva passa ou ameixa seca picada.

Vitaminas: Prepare sua vitamina com leite desnatado (iogurte ou coalhada) e as frutas de sua preferência acrescentando 2 colheres de sopa bem cheias do gel de alga. Beba imediatamente.

SALADAS FRIAS
1) Coloque metade do pacote de gracilária (25 gramas) de molho em água fria com o suco de meio limão. Deixe hidratar por cerca de 2 horas no mínimo ou por toda a noite.
2) Escorra a água do molho e lave em mais uma água para eliminar o cheiro característico. Elimine possíveis ciscos do mar.
3) Pique a alga no tamanho desejado.
4) Acrescente os ingredientes picadinhos (ou ralados) e crus de sua preferência: cenoura, pimentão, azeitona, salsa, cebolinha, tomate, cebola, etc.
5) Tempere com sal marinho ou molho shoyu, azeite e limão a gosto e sirva como entrada.

SOPAS
Opção 1: Durante o preparo e cozimento adicione na sopa pequenas quantidades de alga lavada e pré-hidratada conforme explicação SALADA FRIA.
Opção 2: Finalizado o preparo da sopa acrescente 1 xícara do gel de alga, acerte o tempero e sirva imediatamente.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa