Menu

Quem faz uma vez e não faz bem...

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 17/11/2006 11:46:15


Minha avó vivia repetindo: “Quem faz uma vez e não faz bem, três vezes vai e três vezes vem”. Sabe o que isso significa? Faltou a meditação, pois quem está fazendo algo em estado meditativo ganha em satisfação e tempo divino. Faz uma vez só e com muita presença, muita qualidade.

O que acontece é que nós, enquanto intoxicados, despreparados (não sanos) e inconscientes (não despertos) do valor que é vivenciar a qualidade do “Agora”, esquecemos (não enxergamos) os nossos valores (desejos) reais. Diante de coisas pequenas ou aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de mau humor, em ansiedade e sofrimento. Confirmando a nossa distância da realidade, da paz e da felicidade. A distância de nós mesmos.

Como chegar neste estado de “estar presente”, de “viver o agora” e fazer BEM uma coisa de cada vez, uma só vez? Meditando! Reconhecendo, percebendo a loucura dos nossos pensamentos e começando a dar uma direção assertiva para eles. Todos eles...
Desacelerar a mente é fundamental para percebermos os nossos repetitivos enganos. Os padrões da sombra, do que está inconsciente e que comanda, acaba tendo prioridade sobre os desejos da nossa essência, da nossa luz.

Não estou falando de “não-ação”, mas de colocar atenção na qualidade de cada ação. Da presença verdadeira em cada ação. Da meditação. Da ação presente.
Um exemplo: Alguém estacionou o carro muito encostado ao seu na vaga do shopping. O que você faz? Entra pela outra porta, liga o rádio e sai cantando para tratar da sua vida ou, você fica irado e estraga os próximos minutos e horas do seu dia?

Por que será que tem gente que parece estar sempre dando tudo certo? Será que nada dá errado para estas pessoas?
Dá aos montes. Só que, para elas, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença. Com certeza não é o mais cômodo, mas é rapidamente solúvel.
E, como esse, muitos dos problemas podem ser resolvidos assim, rapidinho, antes de virar “problemões”. Basta uma gargalhada, um olhar-se no espelho, um silêncio com respiração profunda, um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato.
Mas, existem pessoas que se acham a prioridade da atenção do mundo. Nunca ouviram falar de bom humor, flexibilidade, adaptabilidade, versatilidade, crescer, transformar, aprender, alegria de viver. Fincam o pé, compram briga e não deixam barato. O mundo versus elas.

O tempo está acelerado, então por que perdê-lo com questões que não podemos resolver ou mudar? Nesta sintonia, sempre vão acontecer situações irritantes e pilhas de pessoas para atrasar nosso dia.
Nestes momentos, se desidentifique deste “poder pessoal”, do tipo: “tenho que ser respeitado”, “tudo tem que ser perfeito” e use a porta do lado e vá tratar do que é importante de fato. É inteligente afastar-se destas situações. Não dar alimento para elas.
Aliás, muitas pessoas pensam que não podem despertar mais cedo para tomar um suco desintoxicante (seu banho INTERNO DIÁRIO) e meditar por uns 30 ou 60 minutos. Ou que não têm 30 minutos a perder com essas “COISAS”. ERRADO!
“Perde-se” 30 minutos aqui e se ganha um dia inteiro de brinde. Aliás, quanto mais vivemos o “FAÇA UMA VEZ BEM” mais tempo e prazer teremos. Até para apreciar o que fizemos BEM.

“Quem faz uma vez e não faz bem, três vezes vai e três vezes vem”.

Quem faz bem, está desintoxicado, sutilizado, mais desperto e conquista a qualidade e os benefícios do “Agora”.
Quem não faz bem, não está em meditação e três vezes irá e três vezes terá que voltar. O seu tempo ficará desperdiçado com consertos, remendos, justificativas, insatisfações, inseguranças, insônias, ansiedades, culpas, medos e o mau humor de ter que ir e voltar três vezes.

Recomenda-se a leitura do livro Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde -, o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa