Menu

Receitas da MTV no Espaço ZYM

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 23/07/2001 16:09:25


Trata-se das receitas e dicas que foram apresentadas no programa Contato da MTV - dia 24.07.2001 às 19:30 horas - onde a apresentadora Didi preparou algumas delas, e as demais foram filmadas e posteriormente degustadas.
São receitas práticas e divertidas de preparar, com a vantagem de serem muito saudáveis.

HIDRATAR-SE É ALIMENTAR-SE

SUCO MATINAL DESINTOXICANTE
Ingredientes: 1 xícara de morangos lavados e partidos ao meio / 2-3 galhinhos de hortelã fresco (com cabinho e tudo) / 1 colher de sobremesa de uva passa sem caroço / 1 copo de água filtrada (ou mineral ou de coco).
Opcional: 1 colher de sobremesa de germe de trigo ou 1/2 colher de sobremesa de semente de linhaça.
Preparo: Bater no liquidificador e servir imediatamente. Importante: O saudável é não coar, porque assim estará rico em fibras.

SUPER DICA - ÁGUA VITALIZADA
Para desenvolver vitalidade à água armazenada podemos acrescentar gotas de limão e uma erva fresca (tomilho, alecrim, menta, etc.) ou alguns brotos de trigo ou soja.

SALADA DE MACARRÃO INTEGRAL

Ingredientes: 1 xícara de macarrão integral / 2 litros de água fervente para o cozimento / 1 cenoura crua ralada grosso ou em lâminas / 6 azeitonas descaroçadas e picadas / 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha picada / 6-10 tomates salada inteiros (ou 1 tomate picado) / 2 colheres de sopa de milho verde cozido (pode ser o de lata), 1/2 maçã picada e cubos (pode ser com a casca) / 2 colheres de sopa de cogumelo picado / 3 fatias de queijo branco cortada em cubos.

Preparo: Adicionar o macarrão sobre a água fervente (com sal a gosto). Cozinhar até que fique ao dente. Escorrer e lavar com água fria imediatamente. Reservar para que esfrie.
Preparar os demais ingredientes. Misturar tudo numa bonita saladeira e temperar a gosto, ou com alguma das nossas sugestões.

Acompanhamento: Folhas verdes como alface, rúcula, agrião, etc.

CRIATIVIDADE gera Liberdade - LIBERDADE gera Criatividade

Você poderá usar qualquer tipo de macarrão como: caracol, parafuso, conchinha, concha, pene, conquilhone, na versão integral ou não. Sugerimos o integral por ser mais saudável.
Não servem os do tipo longo como espaguete ou furadinho, os muito pequenos (como letrinhas ou argolas) ou finos como o cabelo de anjo.
O macarrão poderá ser substituído por grão de bico, feijão branco ou feijão de soja (cozidos ao dente).
O queijo branco poderá ser substituído por tofu, salsicha de soja ou kani, que são opções de proteínas mais saudáveis. Poderá ser substituído também por frango desfiado (ou em cubos pequenos), salsicha de frango ou de chester, que são opções menos saudáveis, porém razoáveis.
Você poderá também colocar talo de salsão ou aipo picados, alho poró, sementes de gergelim, uva passa sem caroço (preta ou branca), enfim, invente a sua salada.

* Molho de salada 1
1/2 xícara de iogurte natural desnatado / suco de 1/2 laranja pêra / suco de 1/2 limão / 1 dente de alho e/ou 1 colher de sobremesa. de cebola picada / 1 colher de sopa de molho shoyo + sal marinho a gosto. Bater tudo no liquidificador e servir. Nota: este molho é mais saboroso quando servido na hora.

* Molho de salada 2
Suco de 1 limão + 1/2 xícara de água / 1 colher de chá de mostarda / 2 colheres de chá de sementes de gergelim / 1 colher de sopa de salsinha picada / 1 colher de chá de gengibre picado (cru ou em conserva) / 1/2 colher de sopa de missô ou 1 colher de sopa de molho shoyo. Bater tudo no liquidificador menos a salsinha e a semente de gergelim. Colocar na molheira, acrescentar os demais ingredientes e servir.

PATÊS COLORIDOS

Ingredientes do Creme Básico: 1 xícara de ricota fresca amassada com um garfo / 1-2 colheres de sopa de iogurte natural (preferível desnatado).
Patê Laranja: 1 cenoura pequena crua ou parcialmente cozida cortada em rodelas / 1 colher de chá de açafrão / 4 amêndoas picadas / missô e/ou sal marinho a gosto.
Patê Roxo: 4-6 azeitonas pretas (ideal chilena) descaroçadas / 1 colher de chá de orégano / sal marinho a gosto (cuidado - as azeitonas já são salgadas).
Patê Rosa: 1/2 beterraba cozida e fria / 1-2 dentes de alho / pimenta a gosto (opcional) / sal marinho a gosto / gotas de azeite de oliva.
Patê verde: Poderá ser de uma erva verde pura, ou de uma mistura de ervas. O mais comum é o de salsinha com cebolinha. Outra opção é misturar um pouco de manjericão e orégano / sal a gosto.
Patê Bege/Marrom Exótico: 2 colheres de sopa de uva passa preta sem caroço / 1-2 colheres de sopa de gengibre fresco picado / molho shoyo a gosto.
Preparo: Colocar no fundo do copo do liqüidificador o iogurte e sobre ele a ricota amassada. Por último acrescentar os ingredientes que irão dar a cor e os temperos. Bater usando o auxílio de uma espátula. Poderá ser necessário acrescentar um pouco mais de iogurte ou ricota para acertar a textura.
Não esqueça: A CRIATIVIDADE gera LIBERDADEPATÊ DE RICOTA DA DIDI

Ingredientes: 1 xícara de ricota fresca amassada com um garfo / 3 azeitonas verde e/ou preta descaroçadas e picadas / 1-2 colheres de sopa de milho verde / 1 colher de sopa de salsa e cebolinha picada / 1 colher de chá de sementes de gergelim / gengibre em rodelas finas a gosto /
1 cenoura ralada grosso / 1 colher de sobremesa de uva passa preta sem caroço / azeite, molho shoyo e sal marinho a gosto.

Preparo: Misturar tudo em uma saladeira. Para dar uma textura mais coesa você poderá colocar um pouco de iogurte natural ou requeijão light.

Dicas: Você poderá criar o seu patê, colocando outros ingredientes saudáveis de sua preferência. No lugar da ricota poderá ser usado 1 lata de atum ralado (bem escorrido).
Este lanche saudável poderá ser preparado à noite e colocado num pote com tampa. Por ser um prato frio, poderá ser levado ao trabalho para a hora do almoço ou do lanche.

Sugestão de acompanhamento: Salada verde, pão integral e uma fruta fresca de sobremesa.

SOBREMESA DA DIDI
Ingredientes porção individual: 1 fatia de queijo minas (1 retângulo ~ no comprimento da banana) com 1 dedo de espessura / 1 banana cortada em rodelas ou lâminas longitudinais / 2 colheres de sopa de raspas de chocolate meio amargo (ou aquele que tiver em casa) / 1/2 colher de chá de casca de laranja cortada em tirinhas super finas / canela em pó a gosto / 4 folhas frescas de hortelã.

Preparo: Colocar a fatia de queijo no fundo e no centro de uma tigela ou refratário que possa ser levado ao forno. Montar sobre o queijo as rodelas ou lâminas de banana. Colocar as tirinhas de casca de laranja e pulverizar a canela em pó. Decorar com as folhas de hortelã. Cobrir com o chocolate. Tampar a tigela com um prato de porcelana ou com papel alumínio e levar ao forno quente por 5 minutos. No caso de usar forno microondas serão 3 minutos. Servir quente.

Importante: Vedar bem a tigela antes de levá-la ao forno, porque a banana será cozida no seu próprio vapor.

Opções: Você poderá substituir a banana por maçã, pêra ou morangos.

ESPETINHO DE LEGUMES

Ingredientes: 2 Abobrinhas crua em rodelas de ~2 cm espessura / 2 cenouras em rodelas de ~ 2 cm parcialmente cozida / 1/2 pimentão colorido (verde e amarelo) cortado em quadrados de 3-4 cm / 12 tomates cereja inteiro / 2 cebolas cortada em 4 / 12 cogumelos shitake (ou champinhon grande) inteiro / 12 espetinhos de madeira.
Ingredientes do molho para marinar: Suco de 2 limões / suco de 1/2 laranja / 1/2 xícara de água / 2 colheres de sopa de azeite / sal a gosto / 1 xícara de salsinha e cebolinha picada.
Preparo: Colocar todos os legumes picados dentro de uma tigela. Jogar o molho sobre eles e deixar marinando por cerca de 2 horas. Enquanto os legumes marinam, deixar os espetinhos de madeira submersos em água. Montar os espetinhos intercalando as cores e texturas. Arrumá-los numa assadeira ou refratário. Colocar em forno médio por 5 minutos. Retirar do forno, molhar os espetinhos com o molho, virá-los e voltar ao forno por mais uns 5-10 minutos. Servir.

Sugestão de acompanhamento: 1 filé de glúten, 1 hambúrguer de soja (saudáveis) ou 1 filé grelhado de peixe ou frango (razoáveis) + 1 salada verde.

Este prato é uma forma divertida de preparar e servir os legumes nossos de cada dia. Quem sabe, desmistificar o consenso quase geral, de que legumes é algo chato e pouco prazeroso de comer.

Uma outra dica é saber temperar legumes cozidos. Ver as dicas dos molhos de salada 1 e 2.


SOPA YANG DE INVERNO

Ingredientes: 1 cenoura média / 1 mandioquinha / 2 folhas rasgadas de couve / 1 colher de sobremesa de cebola picadinha / missô e sal marinho a gosto / salsinha picada para decorar / 1 fatia de queijo branco ou tofu em cubos.
Preparo: Refogar a cebola num fio de azeite de oliva. Acrescentar 3 xícaras de água juntamente com a cenoura e a mandioquinha cortadas em rodelas de ~3 cm de espessura.. Deixar cozinhar por uns 5-10 minutos. Destampar a panela, rasgar a couve e desligar o fogo. Após 1 minuto acrescentar o missô e misturar e tampar.
Arrumar os cubos de queijo no fundo de um prato ou tigela para sopa. Derramas a sopa sobre eles. Decorar com a salsinha e servir imediatamente.

Sugestão de acompanhamento: Torradinhas ou pedacinhos de pão integral.

Esta sopa é yang porque contém as raízes da cenoura e da mandioquinha, o missô (pasta salgada fermentada de soja) e a proteína do queijo. Ela dá força, ação e vigor em todos os aspectos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa