Menu

Receitas Vegetarianas

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 10/12/2001 10:02:09


Feijoada vegetariana

Ingredientes:
1/2 Kg de feijão preto ou feijão azuki
1 1/2 xícara de carne de soja em cubos grandes
300 g de ricota defumada cortada em cubos
2 xícaras de talos de couve-flor + talos de brócolis + talos couve descascados
2 raízes de bardana cortada em pedaços de uns 5 - 6 cm de comprimento (simula o rabinho de porco)
1 nabo médio cortado em rodelas (simula o paio)
4 dentes de alho amassado / 1 cebola picada em cubinhos
1/2 colher de sopa de azeite de oliva / Sal marinho a gosto
1/2 maço de dente de leão picada bem fino
Opcional: folhas de louro, alga kombu picada e gersal com fibras

Preparo:
Deixar o feijão de molho à noite. Eliminar a água do molho, porque nesta água estarão dissolvidas substâncias que causariam gases no processo digestivo do feijão.
Cozinhá-lo por aproximadamente 30 minutos na pressão ou até que esteja macio.
Juntar o restante dos ingredientes, com exceção do azeite, do dente de leão, do alho e da cebola.
Tapar a panela de pressão e deixar cozinhar por uns 5-10 minutos em chama baixa após iniciar fervura.
Numa frigideira refogar o alho e a cebola no azeite. Adicionar o refogado + o dente de leão picado ao feijão e deixar apurar por 10 minutos. Acertar o sal.
Cada uma xícara de feijoada serve 01 bloco completo balanceado.

Você Sabia?
A verdura DENTE DE LEÃO é um poderosos agente digestivo e difusor de gases. Embora ela seja amarga quando ingerida sozinha, ao ser usada no preparo de qualquer feijão, seu sabor fica sobrepujado pelo do feijão e seus temperos.

O FEIJÃO AZUKI é um carboidrato de origem japonesa que possui grande valor nutritivo. Segundo pesquisas realizadas no Japão o AZUKI tem a propriedade de contrair os tecidos dilatados fortificando e regenerando os órgãos, inclusive sobre os tecidos filtrantes dos rins.



FAROFA VEGETARIANA

Ingredientes:
6 quiabos médios picados em rodelas fininhas / 1 tomate médio sem pele e sementes picado em cubos / 1 cebola média picada em cubos / 3 dentes de alho amassados / 1 colher de chá de azeite de oliva / 30 cm de tira de alga kombu picada de molho em 1 copo de água / salsa e cebolinha picados a gosto / sal marinho a gosto / 1 xícara de farinha de mandioca torrada / 1/4 xícara de farinha de milho torrada.

Preparo:
Refogar o alho e a cebola no azeite. Acrescentar o tomate + quiabo + alga hidratada + água + temperos a gosto. Deixar que o tomate e o quiabo cozinhem ao dente (5 minutos) e acrescentar as farinhas. Misturar bem até ficar molhadinha. Cada 1/4 de xícara de farofa serve 1 bloco completo de carboidrato.


COUVE À MINEIRA sem gordura

Ingredientes:
1 maço de couve manteiga picada fininha / 2 dentes de alho amassados / sal marinho a gosto.

Preparo:
Refogar o alho numa colher de sopa de água. Acrescentar a couve e o sal e cozinhar em fogo baixo por 3-5 minutos. Servir a vontade.

Você Sabia?
A COUVE é uma fonte espantosamente rica de vários compostos químicos antioxidantes e anticancerígenos. Tem mais beta caroteno e duas vezes mais luteína que o espinafre. Por ser membro da família das crucíferas, ricas em indóis anticancerígenos, ajuda a regular o estrogênio e combater câncer de cólon. Possui excelente potencial na prevenção do câncer e no combate de todos os tipos de doenças.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa