Menu

Saber, e Não fazer, ainda não é Saber

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 21/05/2004 12:03:24


A semeadura como todos sabem é voluntária, mas a colheita é obrigatória.
** Somos livres para escolher, mas prisioneiros das consequências **


Estas são as regras do jogo. Quer aceitemos ou não, estas leis são sagradas.
A Lei imutável do universo observa e continua tecendo a sua teia. Dependendo do rumo que conferirmos aos nossos passos através dos nossos atos, as coisas irão acontecendo. Não há nada que façamos nesta realidade que não repercuta, voltando para nós potencializado.
Eu sempre acredito que tudo que fazemos está correto. O Espírito Infinito não castiga. Isso não é necessário, tendo em vista o que cada pessoa se inflige. Em cada decisão, atuamos de acordo com a consciência e sanidade que temos naquele momento.
Se a consciência está elevada, resultado de muita busca e determinação, a colheita será próspera.
Se a consciência está em elevação, a colheita será insatisfatória em algum nível, revelando a necessidade de mais consciência e transformações.

O importante não é culpar-se, mas saber que (assumir), embora correta a decisão para aquele momento de consciência, ela inevitavelmente irá germinar a conseqüência que lhe corresponde.
Isso é uma boa notícia; por dois motivos:
- A conseqüência irá lhe forçar um despertar, um crescimento, uma transformação. Ou seja, digamos que a decisão tomada diante de uma dificuldade tenha sido desastrosa. A conseqüência também o será. Mas, se a pessoa reconhece tal desastre, refaz sua decisão e administra com positivismo as conseqüências dela, terá havido uma expansão, um crescer. Um resgate.
- Sempre existe a possibilidade de fazer de nossas vidas uma obra de arte, um crescer infindável, um vôo maravilhoso ao alcance de todos. Ou seja, a Lei do Livre Arbítrio não é um fardo, mas uma oportunidade de vitória, se o indivíduo estiver disposto a crescer.

Tudo bem. Podemos colocar a velocidade que quisermos para o nosso amadurecimento e crescimento. A maioria das mudanças é gradual. Sem muita consciência, lidando com erros e acertos, valorizando hábitos e modelos por demais mundanos, as transformações tendem a ser mais lentas e sofridas.

Então, um dia, cansados, num esforço maior, nos dizemos: Basta! É suficiente!
Assumimos as responsabilidades implícitas nesta Lei, e, iniciamos então um caminho de busca por mais acertos, por melhores colheitas. Esse momento exato é muito importante. É quando buscamos com afinco o autoconhecimento.

A auto-estima, a autovalorização, as verdades internas entram numa perspectiva de prioridade e realidade pessoal.
Aqui, tudo será fonte de nutrição: pessoas mais experientes, textos, livros, sites, cursos, alimentos mais saudáveis, atividade física, meditação, lazer, relaxamento...
No início os resultados são positivos, mas diluídos ainda na colheita dos padrões antigos, quase não nos damos conta. Ou não agradecemos. Então, um dia, o que era gradual e quase invisível passa por uma linha imaginária e, de repente, a gente nota que algo aconteceu, algo mudou. Chegou o momento exato. A janela se abriu.

ALIMENTAÇÃO DESINTOXICANTE
Olhe para o dia de hoje como uma bifurcação na estrada e pergunte-se: qual dos caminhos parece ter mais chances de realizar mais minha vida, meu coração?
Não podemos adivinhar o futuro, mas podemos acabar com a "intoxicação" do presente, e sermos cúmplices dos nossos sonhos e desejos, atuando no presente com o máximo de lucidez possível.
"Saber, e não fazer, ainda não é saber" - Lao Tsé, primeiro filósofo Taoista (640 a.C.)
Coragem significa agir pelo coração com discernimento. Discernir é como filtrar. Separar o que serve do que não serve.

Então, desintoxicados, despertos, livres dos lixos e venenos, agora com a clareza e inteligência, podemos escolher o caminho certo, no momento exato.
Tudo que escrevi até aqui serve para dissertar sobre qualquer aspecto da vida. Mas minha intenção original é falar sobre os hábitos saudáveis de alimentação.
Através dos meus textos e livros, e também de outros autores idôneos, todos podem saber a que hábitos saudáveis estou me referindo.

Mas, estamos condicionados a fazer aquilo que a sociedade, com seus interesses econômicos, cria como modelo, repetindo-o até que se torne um vício escravizante.
Sabemos bastante sobre a maioria dos hábitos alimentares mais nocivos à humanidade, até porque nunca estivemos tão doentes, desequilibrados, desvitalizados, emburrecidos. Afinal, a colheita da prática destes maus hábitos sempre tende ao desastre.
Não basta saber quais os hábitos alimentares que realmente são os mais saudáveis, o único saber real é aquele que praticamos, porque idéias (por melhores que sejam) não provocam transformações, exceto quando são postas em prática.
Por isso, tenha como meta da semana transformar ao menos uma informação em sabedoria, integrando na sua vida um comportamento novo que beneficie seus resultados.

Comece por reduzir, num trabalho ativo e consciente, o nível de toxinas existentes em seu organismo. Comece por deixar sair tudo o que é velho e que impede a chegada do novo. Faça um esforço inicial. A colheita será proveitosa.
- Tome um suco desintoxicante logo ao despertar pela manhã. Pode ser um suco verde com limão, um suco de laranja com folhas, um suco de cenoura com maçã e limão, enfim... invente a sua receita, onde frutas, brotos, raízes e hortaliças frescas e cruas serão muito benvindos. Mas lembre: sem açúcar, já que este é um alimento intoxicante.
- Acorde uns 15 minutos mais cedo para poder fazer tudo o que precisa com mais calma, carinho e atenção. Inclusive o ir no “troninho” e deixar sair tudo o que é velho.
- Antes e depois de escovar os dentes, sorria para você no espelho. Sorrisos cativam. Raiva afasta. Integre sorrisos ao seu dia-a-dia, mas comece por você. Rir desopila o fígado, pulmões, coração, etc.
- Cante enquanto toma o seu banho, que além de desintoxicante, também pode ser um portal de vigor para o dia que se inicia.

Seja no atendimento aos clientes, seja no relacionamento pessoal, seja no desenvolvimento do seu corpo e da sua mente, seja na criação e recriação do seu futuro, tudo depende de ação. Mas não estou falando de “ação por ação”, nem de hiperatividade, estou falando de ação com discernimento e sabedoria. Para que tal aconteça, a harmonia, lucidez e clareza de um corpo limpo são fundamentais.

O livro Alimentação Desintoxicante – Editora Alaúde – Conceição Trucom já está disponível para venda no site e várias livrarias do ramo. O lançamento desta nova tiragem do livro Alimentação Desintoxicante, agora impresso pela Editora Alaúde, será no dia 03 de junho, às 19 horas, na Livraria Saraiva do Shopping Morumbi - São Paulo/SP. Estão todos convidados para este coquetel e noite de autógrafos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa