Menu

Semente de Abóbora

por Conceição Trucom em Corpo e Mente
Atualizado em 03/02/2003 13:32:21


Pesquisas científicas têm provado que o óleo contido nas sementes de abóbora possui positivos efeitos no tratamento de problemas da vesícula (congestão e cálculos) e próstata (hiperplasia). Também possui um efeito redutor do colesterol e é efetivo na prevenção de problemas cardíacos e circulatórios.

O óleo de semente de abóbora é comparável ao azeite de oliva e contém vitamina A, B1, B2, C, E, Niacina, Ácido fólico, sais minerais como ferro, cobre, manganês, cálcio, zinco e selênio (que é muito importante para o sistema imunológico), ácido linoléico, etc.

Atualmente têm sido considerado um dos melhores produtos naturais para o tratamento e prevenção de problemas da próstata, dando suporte também à virilidade masculina e feminina. Seus componentes graxos e alta concentração de zinco, melhoram a tonicidade dos músculos da bexiga, descongestionando a próstata.

O óleo de semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente, auxilia no tratamento de queda de cabelo, quando combate o DHT, que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Apresenta ainda elevado teor de proteína (36,9%) em relação à demais sementes, baixo teor de carboidratos (7,45%), e 44% de uma fração oleosa extremamente nutricional. Com tais características, torna-se um alimento fundamental para crianças, adolescentes, gestantes, pessoas em convalescença e todos que desejam melhor desempenho de memória e inteligência.

Nas lojas encontramos a semente de abóbora torrada e bastante salgada. Entretanto sugiro a compra da semente crua, encontrada facilmente na zona cerealista de São Paulo, capital, ou sua produção caseira conforme as dicas abaixo.

Tira gosto de sementes:

Sementes de abóbora + melão + girassol + gergelim + sal marinho. Lave bem as sementes para retirar todas as fibras e salgue a gosto. Deixe secar por 24 horas e leve ao forno super baixo (porta entreaberta) para tostar.

Opção 1: Transforme as sementes em farinha no liquidificador, que poderá ser usada em mingaus, sopas, pirão, farofas e pães.

Opção 2: Substitua o sal por um pouco de açúcar mascavo ou mel e obtenha uma farinha levemente doce que poderá ser consumida como paçoca ou usada em bolos, recheios, coberturas e vitaminas.
A farinha pura de sementes de abóbora também pode ser usada como um poderoso vermífugo natural. Assim, para quem a consome com freqüência, há um tratamento profilático, principalmente em crianças.

Este texto faz parte do livro: Soja - Receitas Saudáveis...
E mais: As Sementes que Curam


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


trucom
Conceição Trucom é química, cientista e escritora sobre Alimentação Baseada em Plantas, considerada como Alimentação do Futuro: vitalizante e regenerativa.
Portal: www.docelimao.com.br
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa