Menu

10 passos para você se tornar seu mestre - Parte 2

por Izabel Telles em Espiritualidade
Atualizado em 03/09/2004 14:06:10


Usando as imagens mentais para acalmar o coração

No nosso primeiro passo você viu como a nossa mente cria imagens para qualificar nossas crenças e como estas imagens se transformam em experiências no nosso dia-a-dia. Exemplo:
Vi na mente de uma paciente uma mulher toda encolhida morando dentro de um iglu cercado de gelo por todos os lados. No mundo acordado ela identificou estas imagens como sendo sua experiência de não ser mais desejada pelo marido.
Aprendeu portanto que CRENÇAS CRIAM EXPERIÊNCIAS.
Tomou conhecimento que as imagens mentais podem ser um caminho bem rápido para acessar nossas crenças e reverter nossos padrões de ações.
Leu sobre o ditado oriental que diz que o ser humano grava sua felicidade na areia e sua infelicidade na pedra. E prometeu que isso não iria virar uma crença na sua mente.
Fez, durante estes sete dias que passaram, o exercício de limpeza e concluiu que exercícios com imagens mentais não são formas de relaxar ou meditar. São ações de trabalho de transformação e iluminação. Por isso é obrigatório fazê-los na posição sentada.

Hoje vai saber mais sobre o mundo das imagens mentais e vai se surpreender ao contatar a inteligência do seu coração.

O coração é o centro do amor e os cientistas já provaram que ele tem uma inteligência própria. Eles também estão dizendo o que os ocidentais e orientais afirmam há milhares de anos:
Há uma conexão entre o coração, o corpo físico e o que eles chamam de cérebro emocional. Para muitos de nós todos estas partes são funções da mente.
Nosso coração revela, no seu ritmo, se estamos vivenciando um momento de calma ou de caos. Se estamos vivendo no caos nada na nossa vida pode parecer a um rio silencioso que desce mansamente a encosta de uma montanha. O caos nos transforma num furacão violento e instável que devora nosso controle e nossa paz. Perceba isso nas próximas cenas de guerra que assistir na televisão (evite-as ao máximo porque a mente não difere ficção da realidade. Ela pode gravar a guerra como sendo sua).

Mas se estabelecemos no nosso coração a calma, experimentamos o tempo de ação da consciência e podemos gerir nossas emoções como observadores e não como atores.
Tenho dito aos meus pacientes que a posição de OBSERVADOR pode ser uma boa saída para não entrarmos de cabeça nas cenas dos filmes da nossa vida.
Observe-se e vá dizendo, amorosamente, sem críticas, nem julgamentos. Apenas comente:
- “Olha lá eu (fale o seu nome) tendo taquicardia cada vez que alguém menciona o nome de fulano”.
Isso é ser um observador.

Hoje vou deixar como lição de casa um exercício para você sentir a inteligência do coração e sua conexão com o corpo e com o cérebro emocional.
Lembre-se que os exercícios com imagens mentais devem ser feitos sempre ao acordar, sentado, olhos fechados.
Leve sua atenção para a intenção deste exercício que se chama:

Exercício do coração em paz

E comece por respirar três vezes lentamente e veja esta respiração entrando no seu coração. Sinta que é o seu coração que respira lentamente e vai se transformando num doce pássaro azul brilhante que abre e fecha as asas bem ampliadas em câmara lenta. Veja ou imagine que este pássaro vai limpando toda sua área do peito, do cérebro, da barriga, onde quiser, como um beija-flor que tira o mel das flores... libertando você do caos. Se tiver uma causa específica que está oprimindo qualquer parte do seu corpo sinta o pássaro agindo nesta causa. Imagine e veja seu peito completamente livre, amplo, aberto. Sinta sua respiração calma e compassada. Então liberte o pássaro imaginando que ele se desprende do seu corpo e voa para um céu dourado. Imagine, veja, ouça seu coração batendo numa cadência perfeita. E sentindo toda a calma do mundo, respire a abra os olhos.

Se tiver gostado do que sentiu faça este exercício por sete dias, sempre ao acordar (pode gravar numa fita cassete para garantir a repetição impecável da instrução) e lembre-se que estarei respondendo a dúvidas e enviando exercícios solicitados no seguimento destes 10 passos para você se tornar o seu mestre.

Amorosamente,



Participe do Fórum sobre os '10 Passos' clicando aqui.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


izabel
Izabel Telles é terapeuta holística e sensitiva formada pelo American Institute for Mental Imagery de Nova Iorque. Tem três livros publicados: "O outro lado da alma", pela Axis Mundi, "Feche os olhos e veja" e "O livro das transformações" pela Editora Agora.
Visite meu Instagram.
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa