auravide auravide

A Auto-Ilusão


Um dos maiores obstáculos ao nosso crescimento interior é a auto-ilusão. É incrível a capacidade que temos de nos enganar, criar ilusões para tentar moldar as circunstâncias de acordo com nossos desejos.

Quando a realidade se apresenta de modo diverso do que gostaríamos, muitas vezes preferimos, como avestruzes, “enfiar” a cabeça na terra para não enxergá-la. É difícil ver frustradas nossas expectativas, por isso, optamos pela fantasia para afastar de nós a visão daquilo que não queremos enxergar.

Uma das ilusões mais comuns que cultivamos é a crença de que por amarmos alguém teremos o poder de transformá-lo ou que ele será capaz de mudar por amor a nós. É claro que essa possibilidade existe, mas a maioria das pessoas leva muitos anos para conseguir mudar e muitos passam pela vida sem jamais conseguir.

Uma transformação interior profunda leva tempo e exige perseverança e, principalmente, vontade. Vencer nossos próprios medos, limitações e bloqueios já é trabalho suficiente para que nos responsabilizemos pela mudança do outro. Podemos mostrar-lhe que existe um caminho, sugerir-lhe trilhas para chegar ao destino desejado, mas jamais trilhar o caminho em seu lugar ou obrigá-lo a fazer a caminhada. Passar a vida esperando que ele se modifique para poder nos fazer felizes, é tornar-se prisioneiro da ilusão.

O perigo da auto-ilusão é vivermos uma vida falsa que, mais cedo ou mais tarde, vai desmoronar como um castelo de areia, quando as ondas da vida se apresentarem com toda a sua força.

Por mais doloroso que seja, afastar de nós a ilusão e enfrentar o desafio de enxergar a realidade, é a única saída para evitar o sofrimento. Libertar-se de uma vida ilusória é uma conquista das mais valiosas, mas uma possibilidade que assusta a maioria de nós, pois a ilusão é uma concha bastante confortável.
Vencer a tentação de iludir-se exige muita coragem e uma convicção inabalável em ser fiel aos próprios princípios, não importa o preço que se tenha de pagar.

Segundo o mestre indiano Osho, “A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa coração. Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça: receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas - com teologia, conceitos, palavras, teorias - e do lado de dentro dessas portas e janelas fechadas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem... O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula - ela é astuta. O coração nunca calcula nada... Viver segundo o coração é desvendar o significado das coisas. O poeta vive segundo o coração e logo começa a ouvir dentro dele os sons do desconhecido. A cabeça não consegue ouvir, ela está muito longe do desconhecido. Está totalmente ocupada com o conhecido... Respeite-se, respeite sua voz interior e siga-a.

...Cometa tantos erros quanto possível, lembre-se apenas de não cometer o mesmo erro duas vezes. E você estará crescendo. Cometendo muitos erros é que se aprende o que é um erro e como não cometê-lo. Estando ciente do que é um erro é que se chega cada vez mais perto da verdade. Trata-se de uma exploração pessoal, você não pode depender das conclusões dos outros...

O homem de entendimento morre a todo instante para o passado e renasce para o futuro. Seu presente é sempre uma transformação, um renascimento, uma ressurreição”.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching e Faça uma consulta online
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.


Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa