Menu

A Coragem de Amar

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 03/11/2003 12:09:53


O MEDO DE AMAR É O MEDO DE SER LIVRE
O medo de amar é o medo de ser
Livre para o que der e vier
Livre para sempre estar
Onde o justo estiver
O medo de amar é o medo de ter que,
A todo momento escolher,
Com acerto e precisão
A melhor direção
O sol levantou mais cedo e quis
Em nossa casa fechada entrar
Pra ficar
O medo de amar é não arriscar
Esperando que façam por nós o que é nosso dever
É recusar o poder
O sol despertou mais cedo e secou
O medo nos olhos de quem foi ver
O sol levantou mais cedo e cegou
O medo nos olhos de quem foi ver
Tanta luz.
(Beto Guedes e Fernando Brant)


A letra desta música retrata com grande propriedade um dos maiores medos dos seres humanos: o se entregar plenamente ao amor. Por que, apesar de declararem que desejam ardentemente encontrar sua alma gêmea, a maioria das pessoas tem tanto medo de se entregar plenamente aos sentimentos?

Esta é uma questão que surge freqüentemente nas consultas que realizo para leitura do tarô. Durante muito tempo, dizia-se que os homens eram quem mais fugiam dos relacionamentos afetivos, pois tinham grande dificuldade de abrir-se emocional e afetivamente. Entretanto, verifico que muitas mulheres, especialmente as mais jovens, apresentam o mesmo problema. O medo da rejeição, de ser magoado ou enganado pelo outro, de ser tolhido em sua liberdade tem levado muitos homens e mulheres a temer as relações profundas e apenas “ficar”.

Recentemente, uma jovem de 25 anos, muito bonita e independente, veio me procurar para uma consulta ao tarô. Entre outras questões, ela gostaria de saber se o relacionamento do tipo “ficar” que vinha mantendo há alguns meses com um rapaz, tinha alguma chance de se tornar duradouro.

A moça afirmou que estava gostando do rapaz e acreditava que ele estivesse correspondendo, já que havia manifestado o desejo de que se encontrassem mais e inclusive propôs que saíssem naquele final de semana. Mas, ela havia recusado, usando a desculpa de que estaria ocupada com suas aulas e outros afazeres. Quando questionada sobre o motivo de sua recusa em vê-lo, ela respondeu que simplesmente não queria parecer “fácil demais”.

Este é um exemplo típico de atitudes tão comuns nos dias de hoje, onde as pessoas “mascaram” seus verdadeiros desejos e sentimentos e usam de estratagemas, acreditando que somente desse modo alcançarão a estima e o respeito do outro.
Se queria um relacionamento duradouro tanto quanto o rapaz por que ela continuava fugindo e perdendo a oportunidade de viver algo gratificante?
Durante a consulta, ela conseguiu tomar consciência desse jogo e entender as verdadeiras razões por trás de seu comportamento: o medo da perda e da rejeição.

O medo de ser magoado está na raiz do medo de amar. Para vencê-lo só existe um caminho: a construção de uma auto-confiança e de um amor-próprio tão fortes que sejam capazes de impedir que desabemos diante de uma recusa afetiva. Como diz a musica, o medo de amar é não arriscar, esperando que façam por nós o que é nosso dever, é recusar o poder.

Nosso poder, nossas qualidades e talentos são nossa maior arma contra o medo. Se não acreditarmos neles, passaremos a acreditar no que o mundo e os outros querem que acreditemos.


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa